Home Europa Alemanha 100 anos da BAUHAUS em Berlim

100 anos da BAUHAUS em Berlim

7 min read
0
135

 

BERLIM/ALEMANHA-2019 é o ano da BAUHAUS. Por toda a Alemanha, inúmeros eventos convidam o público para o grande jubileu dessa escola. Berlim também participa das celebrações do 100º aniversário da BAUHAUS com uma série de eventos. O visitBerlin aproveita o jubileu da BAUHAUS como ocasião para apresentar aos visitantes de Berlim o gran tour do Modernismo berlinense. Com base em 50 pontos espalhados cidade afora, o tour oferece aos interessados a oportunidade de vivenciar o panorama arquitetônico completo do Modernismo de Berlim em todos os doze distritos da cidade.

O programa também conta com informações interessantes sobre a história da BAUHAUS e dos mais importantes arquitetos da época. A variedade de prédios apresentados vai do passado ao presente: dos seis grandes condomínios residenciais erguidos nos anos 1920 até o Museu Judaico (JÜDISCHES MUSEUM), concluído em 2001. Informações sobre o gran tour do Modernismo berlinense podem ser encontradas na página oficial VISITBERLIN.de.

Pelo aplicativo ABOUT BERLIN, os interessados também podem conhecer doze histórias relacionadas ao Modernismo berlinense.

Semana temática

De 31 de agosto a 8 de setembro de 2019, acontece a semana temática Bauhauswoche Berlin – próximo à realização da Noite dos Museus e o Dia de Portas Abertas dos Memoriais. O festival acontece por toda a cidade, trazendo à tona as ideias estéticas e sociais do movimento Bauhaus – haverá exposições, performances artísticas e até workshops em escritórios de design.

Por exemplo, a exposição de vitrines, presente nas lojas da rua Kantstrasse, da praça Savignyplatz e em partes da rua Potsdamer Strasse, apresenta a história e as pretensões sociais da estética da Bauhaus, oferecendo um panorama sobre os 14 anos de funcionamento da escola. O centro de eventos de vidro situado na rótula da praça Ernst-Reuter-Platz, bem no meio do trânsito urbano, também serve de espaço para eventos: lá, especialistas fazem apresentações e palestras, enquanto artistas apresentam seu envolvimento com a Bauhaus por meio de performances e instalações. Sob o lema Bauhaus – Praxis – Gegenwart (Bauhaus – Prática – Presente, em tradução livre), escritórios de arquitetura e de design, gráficas, museus e tipógrafos oferecem perspectivas sobre o que se faz em relação a esse movimento nos dias atuais. A Bauhauswoche Berlin é financiada pela Secretaria Estadual para Temas Culturais e Europeus. A coordenação e comunicação do evento ficam a cargo dos Kulturprojekte Berlin.

Exposição especial de jubileu original BAUHAUS

O BAUHAUS-ARCHIV / Museum für GESTALTUNG, em Berlim, conta com o maior acervo do mundo sobre a história e a influência da BAUHAUS. Por ocasião do 100º jubileu de fundação dessa escola, o museu está sendo reformado de acordo com as regras de preservação patrimonial e ganhará um novo prédio. Durante o andamento das obras, a instituição está aberta ao público no temporary bauhaus-archiv, em Berlin Charlottenburg.

De 6 de setembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020, o BAUHAUS-ARCHIV, em cooperação com a Berlinische Galerie, convida o público à exposição especial de jubileu original BAUHAUS. A exposição, financiada tanto pelo estado de Berlim quanto pelos incentivos federais de cultura, conta com obras originais da BAUHAUS – famosas, renomadas ou esquecidas. A partir de 14 objetos apresentados, a “ORIGINAL BAUHAUS” desenvolve 14 histórias anedóticas: Como foi que a mulher sentada na poltrona de tubos de aço se tornou a desconhecida mais ilustre da BAUHAUS? Será que a casa HAUS AM HORN, em WEIMAR, não têm cópias escondidas em outros lugares? Como é que os bules de chá fabricados a partir de um único protótipo industrial são todos diferentes entre si?.

A mostra exibe tanto obras de arte e de design do acervo do BAUHAUS-ARCHIV quanto empréstimos especiais de acervos internacionais e também posições artísticas que observam o legado da BAUHAUS a partir de novas perspectivas.

Fonte: Visitberlin
Mais imagens e informações, você encontra nas páginas:
original bauhaus na Berlinische Galerie
 rua Alte Jakobstrasse, 124-128, Berlin-Kreuzberg