Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
304

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – REALEZA DA FESTA DAS FLORES. – A 80ª Festa das Flores, que encerrou no último domingo continua recebendo elogios pela beleza da exposição de orquídeas e flores, por todas as atrações e atividades que enriqueceram o evento. E para deixar encaminhada a 81ª edição, a data já foi marcada para 2019: 12 a 19 de novembro, com o tema “Qualidade de vida e natureza”. )Foto:Grande público acorreu a EXPOVILLE para participar da 80ª Festa das Flores)

Também já foram eleitas a rainha e princesas que são: a rainha é Aline Stéfani Janing, 18 anos, a primeira princesa Samara Flávia Andrade, 30 e a segunda princesa Brenda Alessandra Fleith,18. Elas são as responsáveis pela divulgação do maior e mais coloridoevento de Joinville.

Rogério Siqueira concorre a prêmio

            

Diretor Presidente do maior parque temático da América Latina – Beto Carrero World e Presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Rogério Siqueira é finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2018, realizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, que tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e casos de sucesso do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

Os Profissionais Finalistas de Destaque no Turismo estão divididos em cinco categorias: Academia, Governo, Iniciativa privada, Organizações não governamentais e Imprensa e mídias sociais. A seleção dos vencedores será feita por meio da votação popular até o dia 29 de novembro.

Memorial da Bicicleta

A Prefeitura de Joinville abriu no dia 7 de novembro o Memorial da Bicicleta. O novo espaço expositivo conta a história desse meio de transporte e como ele se tornou um dos símbolos da cidade.Com modelos produzidos no Brasil, na Suécia, Alemanha e Índia, a partir do início do século 20, a exposição do Memorial da Bicicleta apresenta 49 peças, sendo 23 pertencentes a acervos particulares dos colecionadores Dionísio Trapp e Antônio Olinto, ambos de Joinville.

As demais bicicletas fazem parte do acervo do município.

Entre as curiosidades estão um “rema-rema”, datado de 1910; uma bicicleta feminina da marca Miele, fabricada na Alemanha, em 1940; um exemplar Regent, modelo masculino, fabricado na década de 1960, na Índia; e outras raridades. O Memorial da Bicicleta traz como novidade a realização de ações educativas voltadas ao público escolar.

Nas visitas agendadas, os alunos serão recebidos pela equipe de educadores, assistirão a vídeos sobre educação no trânsito e mobilidade e farão a visita guiada para conhecer a coleção e a história da bicicleta em Joinville.O Memorial da Bicicleta integra o conjunto da antiga Estação Ferroviária de Joinville, onde também está localizada a Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro, bairro Anta Garibaldi.

O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas e a entrada é gratuita.

As visitas de grupos deverão ser agendadas com antecedência pelo telefone (47) 3422-5222.

Azul voa a Toledo e Pato Branco

A Azul começou a vender os bilhetes para os seus dois novos destinos no Paraná: Toledo e Pato Branco, a partir de Curitiba. Os municípios se tornarão as rotas 101 e 102 da companhia aérea, que realizará os voos no ATR, com capacidade para até 70 lugares.

Marcas da história

 

 

Monumentos em Cordisburgo MG), lembrando a movimentação entre o vilarejo e o sertão mineiro. “Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se descerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas; e o próprio campo, com vaqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob o demais de estrelas, falava-se antes: .Os pastos da Vista Alegre….”

(Palavras de Guimarães Rosa, na abertura de seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras,em 1967, poucos dias antes de sua morte).

Cordisburgo fazia parte do município de Paraopeba/Minas Gerais e foi emancipada recentemente. “Considerado o lugar mais formoso devido o ar e o céu, e pelo arranjo que Deus caprichara em seus morros e suas varges”.

FESTURIS Gramado 2018

 

A 30ª edição do Festival de Turismo de Gramado, realizado de 8 a 11 de novembro comemora seu sucesso com cerca de 16 mil participantes. Inúmeras foram as atrações e atividades para comemorar os 30 anos de realização deste evento, hoje o maior da América Latina em realização de negócios no setor de turismo.

É preciso lembrar que a cidade de Gramado e toda Serra Gaúcha cresceram com destinos turísticos com a realização deste evento.

Cidade Turística 

Gramado é o que se pode chamar de cidade turística. Comércio, hotéis, das mais simples pousadas aos mais sofisticados estabelecimentos; restaurantes, lojas, empreendimentos de lazer oferecem atendimento top a todos os visitantes. Ruas e espaços públicos limpíssimos o dia todo.

Como o trânsito é intenso, os motoristas colaboram. Não há semáforos e eles param em todas as faixas de pedestres, não ocorrendo acidente algum. É a conscientização e responsabilidade dos moradores, que se estende também aos turistas. No período de Natal, Gramado se torna um conto de fadas, com a decoração natalina e seus atrativos Shows!!

ESCREVE: Jornalista – NELCI  TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br