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SKAL faz manifesto contra a marca Brasil

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CAMPINAS/SÃO PAULO/BRASIL – SKAL faz manifesto contra a marca Brasil “que não representa a opinião do trade turístico” e se coloca ao dispor para participar da construção de uma política adequada ao real desenvolvimento do turismo brasileiro no exterior, durante o 49º Congresso Nacional da entidade que congrega executivos de turismo de todo o País

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil realizou, no último fim de semana, em Campinas, interior de São Paulo, o seu 49º Congresso Nacional, organizado pelo SKÅL de São Paulo, sob a batuta da presidente Nacional, Priscila Cavalcanti. Compareceram ao encontro, que aconteceu no Centro de Convenções do Royal Palm Plaza, 150 associados e acompanhantes de diversos estados.

Além da confraternização e da realização de negócios entre amigos, razões principais da existência do SKÅL, os participantes discutiram diversos temas ligados ao turismo, entre eles a nova política adotada pelo atual governo e criticaram a marca escolhida recentemente pela EMBRATUR para divulgar o Turismo brasileiro no exterior por considerá-la pouco representativa para a importância e grandeza do que representa. (Leia o manifesto no final da matéria.)

Guilhermo Alcorta colocou o pin de associado em Antônio Dias

O momento triunfal do evento, como o definiu a presidente Priscila Cavalcanti, foi a entrega da Medalha Geraldo Bethiol Mérito SKÅL Brasil (Geraldo Bethiol, falecido no dia 13 de janeiro deste ano, foi um dos mais atuantes skalegas em nível nacional) aos “Expoentes do Turismo” Laércio Mazon, skalega past president do SKÅL de Campinas, e Antônio Dias, diretor do complexo hoteleiro Royal Palm Plaza que se filiou ao Clube e recebeu o respectivo pin de associado.

O SKÅL de Campinas recebeu o Troféu Turismo Mundo Afora por sua atuação exemplar na organização do congresso, entregue também ao SKÅL de Brasília por ter comparecido com a maior delegação liderada pelo presidente Carlos Vieira.

Denise Bethiol recebe da presidente Priscila Cavalcanti um exemplar
da Medalha Geraldo Bethiol Mérito SKÅL Brasil

Na ocasião, foi eleita “Skallady” Eliane Fleming, ausente (motivo viagem) do SKÅL Belo Horizonte e “Skallord” Sérgio De Camillis, do SKÅL Porto Alegre. A eleição homenageia cônjuges de associados que se destacam na atividade do Clube.

Pelo êxito do Projeto Turismo Mundo Afora foi escolhido “SKÅL Referência” o SKÅL de Fortaleza, presidido por Epitácio que lançou no evento a Revista 461 SKÅL Turismo, com 90 páginas, o Presidente Epitácio Vasconcelos. O SKÅL de Porto Alegre foi eleito o de “Melhor Desempenho” no Projeto Turismo Mundo.

Alan Baldaci recebe de Aristides Cury o certificado “Preito de Gratidão”

O SKÅL de São Paulo foi eleito “SKÅL Master” pelo desempenho como Clube anfitrião e o presidente Aristides Cury recebeu o certificado “Preito de Gratidão” do SKÅL Brasil. Ele agradeceu a homenagem dizendo que “me sinto feliz por ter proporcionado aos skalegas de todo o Brasil momentos de confraternização, alegria e amizade”.

A presidente Vera Decamillis, do SKÅL de Porto Alegre, foi a mestre da cerimônias, trabalho que vem assumindo com merecidos elogios desde o Congresso de Poços de Caldas: “Obrigada presidente Priscila por confiar a mim a apresentação. Volto para o Sul com o coração quente de muita amizade e carinho que recebi no congresso”.


Presidente de Skal Internacional – Brasil Priscila Cavalcanti

“Todo ano realizamos um evento parecido, levando os integrantes para um destino diferente, conhecendo os pontos turísticos da cidade sede, informando como estão as iniciativas regionais e realizando reuniões para debater o cenário atual do Turismo brasileiro”, resume a presidente da Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil, Priscila Cavalcanti.

Priscila Cavancanti agradeceu a Aristides Cury o empenho que culminou com o êxito absoluto do congresso. “Estou em êxtase com o sucesso do 49º Congresso Nacional do SKÅL Internacional do Brasil. Tudo muito bem organizado. O lema do SKÅL: Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade foi contemplado neste encontro acrescido de Alegria, Alegria… parabéns pelo seu empenho profissional skalega Aristides Cury, nosso presidente SKÅL Brasil. Foi tudo maravilhoso, a infraestrutura, a decoração, a alimentação e a atração musical Big Chico Jazz Band que garantiu muita animação e tivemos até Cassino”, ressaltou emocionada.

MANIFESTO
49º Congresso Nacional da SKÅL Internacional do Brasil

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil, em Assembléia Ordinária, realizada na cidade de Campinas, em 27 de julho de 2019, durante a realização do seu 49º Congresso Nacional, deliberou por maioria absoluta manifestar sua inconformidade com o processo de construção da nova Marca Brasil, anunciada pela EMBRATUR, pelos seguintes motivos:

  1. O setor turístico é responsável por mais de 10% dos empregos no mundo, movimentando mais de 1 trilhão de dólares; dada sua relevância é uma indústria que exige procedimentos que garantam a competitividade de cada ator no mercado. Por essa razão, o Brasil não pode se furtar às suas responsabilidades;
  2. A história comprova que, o desenvolvimento do turismo se dá por meio da mais perfeita harmonia entre a iniciativa privada e os poderes públicos em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal;
  3. A Marca Brasil não é um fim em si mesma, e requer um processo de construção no arcabouço de uma estratégia de marketing e comunicação turísticas, com horizonte de futuro, com objetivos e metas concretas, baseadas em subsídios técnicos, tais como, pesquisas de mercado, análises de tendência, expectativas do setor, benchmarking de competidores atuais e potenciais.

Essa estratégia deve permitir ao turismo brasileiro posicionar-se adequadamente no cenário global de forma a garantir aos empresários brasileiros e estrangeiros condições de realizar negócios sustentáveis, sem mudanças abruptas e com o devido planejamento compartilhado.

Dito isto e, considerando a necessária transparência e melhor governança nos processos, solicitamos à EMBRATUR, e ao Ministério do Turismo, que a construção da política de turismo do País observe e tenha a participação efetiva das diversas instâncias de governança, a saber: Conselho Nacional de Turismo, FORNATUR – Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, ANSEDITUR – Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismos de Turismo, bem como o setor empresarial, por meio da CETUR/CNC – Confederação Nacional do Comércio, entre outras entidades privadas, num amplo movimento de mobilização nacional.

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil coloca-se à disposição para participar do processo de construção da política nacional de turismo, em suas diversas etapas, inclusive na adequação da Marca Brasil, valendo-se também de sua rede, presente em 85 países, por meio de 15.000 membros distribuídos em 355 sedes, que atuam em todos os setores da cadeia de valores da produção turística.

Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo
SKÅL Internacional do Brasil
Presidente da Assembléia Priscila Cavalcanti
SEXTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2019 
FONTE: Jornalista Arnaldo Martins Moreira
armore@gmail.com