Home Sudeste Minas Gerais 44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança

44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança

12 min read
0
306

BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS – BRASIL – A Popularização do Teatro & Dança começou dia 5 de janeiro e a sua 44ª edição ocupa, até dia 4 de março, dezenas de teatros e espaços culturais de Belo Horizonte. Neste ano, a programação traz 132 espetáculos, sendo 54 deles inéditos no evento.

Ao todo, serão exibidas 15 apresentações de dança, 29 peças infantis e 88 voltadas para o público adulto, entre musicais, dramas e comédias. Praças de Belo Horizonte, Betim e Contagem receberão espetáculos gratuitos da campanha, que pela primeira vez se estenderá às cidades de Betim, Juiz de Fora, Nova Lima e Sete Lagoas.

Presidente do SINPARC, Rômulo Duque explica que, para a edição de 2018, houve uma curadoria inédita dos espetáculos inscritos. “Nós temos programação para todo mundo. Desde um espetáculo ‘cabeça’, super pesquisa, até uma peça para quem gosta de rir. A campanha se mantêm por essa diversidade”, sublinha.

 

Teatros de BH e cidades do interior esperam receber mais de 300 mil pessoas

Duque lembrou também a vocação pública da iniciativa. “A proposta, desde a década de 70, é de que a campanha seja uma mostra de todos os espetáculos que entraram em temporada no ano anterior, a preços populares”. A obrigação é apenas que sejam espetáculos profissionais.

Dentro disso, têm coisas boas, ruins, maravilhosas. E, para tudo, têm pessoas que querem assistir pela primeira vez, que querem retornar a ver. Isso é o que importa”, sublinha.

Com ingressos que vão de R$ 10 a R$ 19, com venda sem taxa de conveniência pela internet, a campanha traz, ainda, outra novidade: a inclusão de espetáculos de stand-up comedy na grade. “Havia, no regulamento da campanha, um veto ao stand-up. Mas a vivência foi nos mostrando que o gênero é, hoje, uma realidade no Brasil. Quem faz esse trabalho são artistas, com grande passagem pelo teatro e há um público que prestigia o stand-up no teatro, no cinema, na televisão”, defende. “Então, demos um primeiro passo na inclusão do stand-up, que é uma mostra, em fevereiro, de duas semanas, no Teatro da Biblioteca”, completa.

A programação completa da campanha pode ser acessada em www.vaaoteatromg.com.br

Belo Horizonte prepara o Carnaval


Os blocos já estão ensaiando e animando pelas ruas da cidade

O Carnaval de BH 2018 promete ser, mais uma vez, um dos melhores do país e um dos maiores já realizados na cidade. A folia começou no dia 5 de janeiro e vai rolar pela cidade todos finais de semana de janeiro, até o dia, 9 de fevereiro quando começa a festa de Momo, e termina na Quarta-feira de Cinzas, 14. Contudo, a exemplo de 2017, o pré-carnaval BH 2018 terá seu início duas semanas antes da data oficial com o desfile de vários blocos de rua na capital mineira.

Novidade

A Prefeitura Municipal já começou o cadastramento dos blocos de rua do Carnaval 2018. Em 2017, a festa popular (que cadastrou mais de 350 blocos e 416 desfiles) recebeu mais de 500 mil turistas e teve, ao todo, 3 milhões de foliões nas ruas da capital.

A programação oficial do Carnaval BH 2017 contou com o desfile de 363 blocos cadastrados na prefeitura (um aumento de 30% em relação a 2016). Mais de 3 milhões de pessoas divertiram nos blocos espalhados pela capital mineira 

Informações dos blocos e programação:
https://pt-br.facebook.com/carnavaldebh/  

Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Como trabalhar o turismo como ciência sustentável dos diversos destinos? É o que propõe o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018 e já está com as inscrições abertas através do site www.forumgramado.com.br

Visando deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável, o Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Desta forma vai oferecer palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central.


Igreja de São Pedro, no centro de Gramado

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades.

Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas.

Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum foi buscar na Universidade de Caxias do Sul, possuidora de um dos mais renomados centros de estudos turísticos do Brasil, através de seus cursos de mestrado e doutorado, a orientação técnica para disciplinar a sistemática de sua organização.

O Fórum Gramado envolverá três eixos básicos:

Desenvolvimento Sustentável, Entretenimento, Legislação e Destino Turístico.

No primeiro dia do evento, haverá o Colóquio “Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País”, estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é coordenado pela professora Márcia Cappelano. Entre as atribuições da Universidade está a definição do programa, elaboração e divulgação de Edital específico, definição do processo para submissão digital de trabalhos, constituição de Comissão Científica para avaliação dos trabalhos, organização do processo de avaliação, organização da mesas redonda com palestrantes convidados e das mesas temáticas para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados.

Palestrantes

Entre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Daren Liboneti, vice-presidente do MGM Resort Las Vegas, de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA e do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos.

Organização

Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, que acontece com sucesso há quase três décadas.

Informações e inscrições:
www.forumgramado.com.br
Coluna MINAS TURISMO GERAIS
Jornalista Sérgio Moreira
Informações para sergio51moreira@bol.com.br