Home Sudeste Rio de Janeiro A 22ª Edição do Trem do Samba começa hoje

A 22ª Edição do Trem do Samba começa hoje

3 min read
0
851

RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO – BRASIL -O evento, idealizado pelo artista Marquinhos de Oswaldo Cruz, neste ano homenageia o tambor como instrumento que promove a comunicação entre as gerações, a ancestralidade, além de interagir com diversas culturas. Cinco Velhas Guardas e 32 rodas de samba garantirão grandes shows.

Em Oswaldo Cruz, todos desembarcarão das respectivas composições e 14 rodas de samba seguirão para bares de referência do bairro e os demais poderão desfrutar das atrações dos três palcos montados em diferentes pontos do bairro, sendo eles: Palco Mestre Pirulito, na Praça Paulo da Portela, Palco Wilson das Neves, na Rua João Vicente, e Palco Mestre Trambique, na Rua Átila da Silveira.

Programação

A festa, que é gratuita, terá início às 21h do dia 1/12, com a partida do “Cortejo Alegre dos Senhores da Memória”, conduzido pelos “Senhores da Memória”, seguidos de diversos partideiros, os improvisadores do samba. O cortejo seguirá em direção à Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, onde será formada uma enorme roda de samba. À meia noite, em saudação aos “Senhores da Memória”, haverá uma grande queima de fogos, que marcará o encerramento das atividades desse dia.

A grande festa 

No dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, a Central do Brasil e também Oswaldo Cruz, se transformam para receber o grande evento, a partir das 15h. No Palco Almir Guineto, na Central, renomados artistas do samba nacional e as Velhas Guardas se revezam até às 19h. O acontecimento mais esperado da festa ocorre a partir das 18h04, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz, há 80 anos, com seus companheiros de samba batucando e cantando nos trens.

Evento beneficente

Para embarcar nesse Trem, basta contribuir com 1kg de alimento não perecível, trocado por bilhete, na própria estação da Central do Brasil, durante todo o dia do evento. Esses alimentos arrecadados serão destinados a entidades de apoio a pessoas carentes.

Fotos: Divulgação 

Fonte: RIOTUR