Home Ibero-America Argentina Argentina em Madri: confira os melhores momentos na FITUR

Argentina em Madri: confira os melhores momentos na FITUR

9 min read
0
344

BUENOS AIRES/ ARGENTINA -No contexto da Feira Internacional do Turismo (FITUR), de 19 a 23 de maio, a Argentina participou com um stand reciclável –o melhor da feira segundo a organização- e o claro objetivo de posicionar o país como destino turístico. Quais foram os melhores momentos argentinos em Madri? 

m tempos onde as viagens se veem afetadas pela situação pandêmica mundial, reunir-se – com protocolos – para repensar o papel do turismo resulta fundamental. Justamente isso é o que habilita a Feira Internacional do Turismo (FITUR): promover e reativar o turismo, em um espaço de encontro para profissionais da indústria.

Objetivos

 

A Argentina esteve presente com a participação do ministro de Turismo e Esportes, Matías Lammens, e o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística, Ricardo Sosa. O objetivo? Gerar negócios, buscar investimentos e posicionar o país como destino turístico internacional para quando as fronteiras se abrirem. O stand da delegação, surpreendeu por seu componente sustentável inspirado na Fórmula 1 e no MotoGP, ofereceu, por sua vez, atividades para promover a paixão argentina e permitir que os participantes viajassem por um instante ao país do Fim do Mundo. Além disso, Visit Argentina apresentou sua nova identidade baseada no conceito de infinito para ilustrar as múltiplas oportunidades que o país oferece ao turista: paixão, cultura, natureza, arquitetura, experiências, gastronomia e paisagens sonhadas.

 O encontro de cinco dias foi em uma das capitais mais importantes do mundo, a grande Madri, Espanha. De 19 a 23 de maio se compartilharam exposições, ações e experiências que permitiram dar a volta ao mundo de um mesmo lugar. Tudo contemplando a crise sanitária e aplicando os protocolos correspondentes: teste dos participantes previamente, uso de máscaras faciais obrigatório, medidas adicionais em stands para assegurar o distanciamento social e a circulação de ar e, além disso, cada delegação contou com um kit de proteção.

 Do tango, passando por comemorações a um dos melhores jogadores de futebol do mundo e um espetáculo de trap: a Argentina brilhou na FITUR e estes foram os melhores três momentos.

  1. O show de tango de Mora Godoy

 O fechamento de um dia madrilenho, a inconfundível Puerta de Alcalá como testemunha e inúmeras paisagens argentinas projetadas em telas. Estes foram alguns dos condimentos que acompanharam a bailarina Mora Godoy e Ramiro Javier Izurieta a apresentar um espetáculo que teve como protagonista a dança mais típica da Argentina: o tango. Sensual, estético e sentido, nasceu nos bairros mais humildes da Cidade de Buenos Aires no século XIX e se transformou em um símbolo da cultura local.

 Na quinta-feira, 20 de maio, aconteceu esta manifestação da paixão celeste e branca traduzida em passos e acordes que vibraram dentro de cada um dos espectadores. Quais foram as peças musicais que dançaram? “La Yumba”, de Osvaldo Pugliese, um adágio romântico e, por último, “La Cumparsita”. A destreza que caracteriza à referente número um do tango argentino, Mora Godoy, maravilhou os participantes e deu conta de uma das paixões mais fortes do Fim do Mundo.

 https://www.youtube.com/watch?v=CzNvHZvYlRo&feature=youtu.be

 O flashmob em homenagem a Diego Maradona e Astor Piazzolla

 Dois ídolos nacionais que receberam fortes aplausos e comemorações. Diego Armando Maradona, a lenda futebolística da Argentina, e Astor Piazzolla, o compositor de tango com maior reconhecimento mundial, foram o centro da homenagem argentina durante o sábado 22, que consistiu em vários bailes típicos da região. O show começou com o clássico tango e teve seu momento de dança urbana com o aclamado trap, o género que já se espalhou pelo mundo e é furor.

 O broche de ouro foi a música “La Mano de Dios”, a canção de Rodrigo (icônico cantor de ‘cuarteto’ de Córdoba) em homenagem a Maradona. Os artistas, acompanhando a popular letra carregada de simbolismos, fecharam o espetáculo deixando ver camisas da seleção Argentina com o 10, o número usado por Maradona.

https://www.youtube.com/watch?v=dxkCpNTy8oU

  O espetáculo de futebol feito pelos freestylers

 Porque a paixão argentina é única no mundo. Porque os gols da copa do mundo são gritados do mais profundo do coração. Simplesmente porque o futebol é o esporte mais popular do país. Com esta premissa, a FITUR também deu lugar ao amor pela bandeira azul-celeste e branca do lado futebolístico. Como? Através de uma exibição liderada por dois freestylers onde foram realizados uma série de jogos com a bola como protagonista. O resultado foi um hipnotizante espetáculo de truques envolvendo todo o corpo, dando lugar à mais pura criatividade.

 A FITUR 2021 terminou, mas ficaram esses momentos memoráveis que ajudaram a deixar a paixão argentina na retina dos espanhóis, com a esperança de que quando a situação sanitária melhorar e se abrirem as fronteiras, eles possam viajar e desfrutá-la em nosso país.

 https://www.youtube.com/watch?v=bTvCtq_CARU

Fonte: INPROTUR/ AR