Home Europa Grã-Bretanha Castelo de Windsor, palco do Casamento Real

Castelo de Windsor, palco do Casamento Real

5 min read
0
395

LONDRES/ GRÃ BRETANHA – ( Por Priscilla Moraes) -No dia 19 de maio, os olhos do mundo todo estarão voltados para o castelo de Windsor, na Inglaterra. Uma das residências favoritas da rainha será a sede do Royal Wedding, o Casamento Real entre o príncipe Harry e Meghan Markle.( Foto: Toby Melville/Reuters)

Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo e fica a menos de 1 hora de trem de Londres. É aqui que a rainha Elizabeth II gosta de passar os finais de semana. De segunda a sexta, ela fica no Palácio de Buckingham, e na sexta-feira costuma seguir para Windsor. O castelo fica aberto para visitação o ano todo (com exceção da ala privada da rainha, que é fechada) e oferece uma oportunidade única de ver de perto a grandiosidade e o requinte de um autêntico castelo de Rainha!

História

Tudo começou em 1070, quando Guilherme, O Conquistador pediu que fosse construída uma fortaleza às margens de Londres, para proteger a cidade. O local escolhido era ao lado do parque de caça da época – hoje transformado no Windsor Great Park
Apesar de estar fora dos muros do castelo, o Windsor Great Park é um grande atrativo de Windsor, não só pelas árvores centenárias mas também pela família de cervos que ainda mora por lá – a caça, claro, é proibida.
Também é no Great Windsor Park que se situa a Long Walk, avenida que dá acesso à entrada principal do castelo e por onde passará a carruagem com os noivos no Casamento Real. Quem visita o castelo usa uma outra entrada lateral.
No século 14 foi fundada a Capela de St. George, dentro dos limites do castelo. É até hoje um dos melhores exemplos de arquitetura gótica da Inglaterra e abriga os túmulos de 10 monarcas, dentre eles o polêmico rei Henry VIII.

Atrações imperdíveis no Castelo de Windsor

Salas do Estado: visite as salas do castelo que são usadas em visitas e eventos oficiais. São decoradas com os mais diversos artefatos da história da monarquia, com destaque para a exposição de espadas e armaduras.

Casa de bonecas da rainha Mary: você vai se surpreender com a casa de bonecas da rainha Mary, que ocupa quase um cômodo inteiro.

Troca da Guarda: a cerimônia tradicional também acontece no Castelo de Windsor, sempre às terças, quintas e sábados.

Como visitar

O jeito mais fácil de visitar o Castelo de Windsor é de trem. Em Londres há mais de 72 trens partindo em direção a Windsor – o mais rápido deles leva menos de 30 minutos para chegar até a estação Windsor & Eton Central. Da estação, bastam menos de 10 minutos de caminhada para chegar até os portões do castelo.

A boa notícia para os brasileiros é a disponibilidade de guias de áudio em português. Quem prefere algo mais exclusivo pode contratar um dos tours privativos em inglês  disponíveis após o horário de fechamento do castelo.

VisitBritain