Home Sul Rio Grande do Sul Caxias do Sul quer fazer parte da Rota das Cervejarias Artesanais no RS

Caxias do Sul quer fazer parte da Rota das Cervejarias Artesanais no RS

4 min read
0
400

 

CAXIAS DO SUL – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL- O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, assinou um documento, em conjunto com o prefeito Daniel Guerra e o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Meneguzzi, solicitando ao governador José Ivo Sartori a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais no Rio Grande do Sul, roteiro que já reúne 22 municípios gaúchos.

A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), na CIC, durante reunião que reuniu também empreendedores do setor para discutir alternativas ao desenvolvimento da atividade cervejeira. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Elton Webber, autor do projeto de lei que criou a Rota das Cervejarias, aprovado pela Assembleia Legislativa em janeiro deste ano. Webber é quem levará o documento ao governador.

Acreditando no projeto e no mercado

“Eu acredito muito neste projeto e também neste mercado”, afirmou o presidente da CIC ao comentar que a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias pode representar um resgate cultural sobre as origens do produto no município e a solução para viabilizar pequenos empreendimentos. “Contem com a CIC, somos parceiros”, enfatizou Ivanir Gasparin.

O deputado Elton Webber disse que a intenção de ampliar a Rota das Cervejarias Artesanais é fortalecer o turismo e a gastronomia, gerando mais empregos e renda. Webber ouviu reivindicações dos cervejeiros e se comprometeu a trabalhar na busca de soluções para problemas que impactam o setor, especialmente no campo tributário.

Caxias do Sul conta com 14 cervejarias artesanais

Também presente na reunião, a Secretária Municipal do Turismo, Renata Aquino Carraro, revelou que Caxias do Sul possui 14 cervejarias artesanais e cerca de 100 produtores caseiros da bebida, potenciais empresários do ramo. “É um número expressivo, para o qual não podemos fechar os olhos”, acentuou Renata ao justificar a iniciativa da Prefeitura Municipal de solicitar a inserção de Caxias na rota cervejeira gaúcha. “O mercado das cervejarias é um setor em constante crescimento e que vem agregar valor ao nosso produto, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Região”, destaca o documento assinado pela prefeitura, Câmara de Vereadores e CIC.

Também participaram do encontro, as diretoras de Política Turística e Enogastronomia da CIC Marivânia Sartoretto e Luciane Perez e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto.

Marta Guerra Sfreddo – Assessoria de Imprensa
Rua Ítalo Victor Bersani 1134 | Jardim América
Fone: (54) 3218.8030 | Fax: (54) 3228.2786
imprensa@cic-caxias.com.br– | www.cic-caxias.com.br