Home Sul Rio Grande do Sul Dia Mundial do Turismo em 27 de Setembro por  Abdon Barretto Filho – Economista*

Dia Mundial do Turismo em 27 de Setembro por  Abdon Barretto Filho – Economista*

5 min read
0
241

 

PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL –O Turismo e a Transformação Digital é tema das comemorações do Dia Mundial do Turismo (DMT)  neste dia 27 de setembro de 2018. A manutenção de um crescimento contínuo e inclusivo do setor turístico, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, exige uma melhor compreensão  das  repercussões econômicas, sociais e ambientais da tecnologia e a inovação no Turismo. 

O DMT  2018 é uma oportunidade única para fomentar a conscientização das possibilidade que encerram as tecnologias digitais de contribuir com o desenvolvimento do Turismo Sustentável, ao mesmo tempo que proporciona uma plataforma para investimentos, as alianças e a colaboração para um setor turístico mais responsável e inclusivo.

Sabe-se que, graças aos avanços tecnológicos, o fenômeno turístico pode contribuir para alcançar importantes objetivos de desenvolvimento como, entre outros, o fomento da iniciativa empresarial e a inclusão e o empoderamento da comunidade local e na gestão de recursos. O Dia Mundial de Turismo 2018 poderá nos ajudar a descobrir as novas oportunidades  que brindam ao Turismo os avanços tecnológicos, entre os que cabe mencionar a inteligência de dados, a inteligência artificial e as plataformas digitais.

Tendências mundiais

Destacam-se  as seguintes tendências mundiais que estão influenciando pessoas físicas e jurídicas no século XXI: a Globalização da Economia; Desregulamentação de Mercados; Sustentabilidade do Planeta e os Avanços Tecnológicos.

O Turismo, como um fenômeno globalizado, está em processo de transição, distanciando-se de um lógica analógica (tradicional e off-line) para a lógica digital (on–line em tempo real). Convém salientar que a lógica digital não é só o que acontece na rede mundial dos computadores. Envolve pelo menos três elementos: as pessoas envolvidas; os processos comunicacionais que determinam o poder dos consumidores nos relacionamentos entre organizações econômicas com ou sem fins lucrativas; tecnologia apropriada para assumir novos papéis no mercado. Na realidade, a inteligência de negócios com interligação entre os sistemas internos e externos que possibilitam alcançar e conquistar clientes.

Há muita informação disponível hoje sobre empresas, entidades, mercados e pessoas. É necessário entender os dados a fim de buscar conteúdos para atender necessidades e antecipar-se aos desejos dos clientes, incluindo visitantes de destinos turísticos e prestadores de serviços turísticos, utilizando-se de uma série de programas, sites, portais, aplicativos, entre outros.

Avanços digitais

Os avanços digitais desenvolvem mudanças na maneira em que nos conectamos e informamos, modificações em nosso comportamento e no fomento das inovações e das estratégias para o desenvolvimento sustentável e responsável, incluindo o Turismo e a Transformação Digital.

Comemore. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Fonte:
*Economista, professor da PUC/RS e Diretor de Turismo do RS.
Abdon Barreto Filho