Home Ibero-America Uruguai Dicas para desfrutar o Dia das Mães viajando: o que fazer em Montevidéu por 3 dias com a família?

Dicas para desfrutar o Dia das Mães viajando: o que fazer em Montevidéu por 3 dias com a família?

9 min read
0
114

  

MONTEVIDÉU/ SÃO PAULO – MAIO DE 2019 – Como qualquer um dos destinos do mundo para ser conhecido em profundidade é necessário tempo. É possível organizar propostas adaptadas às possibilidades e diferentes perfis de mães (http://www.uruguaynatural.com/index.php/pr/ [1]). Então, por exemplo, se imaginamos que uma família vem a Montevidéu pela primeira vez, sem muito conhecimento prévio, poderíamos sugerir o seguinte itinerário:

  • 1º DIA.A manhã do primeiro dia para conhecer a cidade em família com um passeio a pé ou de bicicleta pela “Ciudad Vieja”. Este bairro, que formou a cidade murada de Montevidéu, é caracterizado por seus edifícios de arquitetura colonial e republicana, praças, áreas de jantar, compras, bem como a sua variada oferta cultural em museus, salas de exposições e entretenimento, livrarias e mais.

A TARDE pode continuar com um passeio de compras ao longo da principal avenida do país, a 18 de julho, que atravessa os bairros do Centro e Cordón. Ali existem centenas de lojas que oferecem todos os tipos de produtos, desde lojas de roupas, itens de designers locais até grandes marcas internacionais, mercados de artesanato, lojas de antiguidades e lembranças. Há também uma boa presença de artigos de couro, já que a cidade se destaca internacionalmente na indústria do couro. Como na Cidade Velha, a Avenida “18 de Julio” é um verdadeiro passeio arquitetônico com amostras peculiares de estilos de neoclassicismo, ecletismo, Art Nouveau, Art Decó e arquitetura moderna.

À NOITE. Recomendamos desfrutar de belo show de tango e jantar no El Milongon ou assistir a um concerto no Centro Cultural Joventango localizado no Mercado da Abundância, que tem uma grande praça de alimentação. Outra opção é desfrutar de um jantar com receitas de

“primeira” acompanhado do emblemático vinho Tannat uruguaio nos vários estabelecimentos da cidade. Os bairros de Punta Carretas e Pocitos se destacam por sua grande oferta gastronômica com pratos para todos os gostos.

  • DIA 2 – PELA MANHÃ. Uma boa maneira de conhecer a cidade e suas atrações é no ônibus turístico. O serviço é realizado de forma regular e diária, com horários fixos e paradas onde os passageiros podem subir e descer quantas vezes quiserem. O Tour inclui os seguintes bairros;

Cidade Velha; Centro; Aguada; Prado; Tres Cruces; Parque Batlle; Pocitos; Punta Carretas e Parque Rodó (estes três últimos pela orla da cidade). Duração: 2 horas e 30 minutos.

À TARDE. Visite e almoce no Mercado Agrícola de Montevidéu. É uma das mais novas atrações da cidade. O edifício onde funcionou um tradicional mercado de frutas e legumes durante um século foi restaurado e inaugurado em 2013 como uma viagem gastronômica e de

compras. Em cem lojas todas as tradições gastronômicas da cidade, artesanato, presentes e espaços de entretenimento para toda a família se juntam em um único ambiente. Se o tempo ajudar, uma boa opção é conhecer a cidade de bicicleta.

Uma das viagens mais recomendadas para se fazer de bicicleta é na orla (famosa Rambla), de onde se pode ver imagens espetaculares da costa de Montevidéu.Na orla da capital pode-se desfrutar de passeios ao longo de 30 quilómetros de costa margeando o Rio de la Plata, que oferece lindas paisagens em um ambiente seguro. El Puertito del Buceo é destinado para a prática de atividades esportivas náuticas. Há a sede do Iate Clube do Uruguai, de onde saem excursões de pesca e passeios. Naquele lugar fica o Skate Park de Montevidéu, ao lado dos tradicionais restaurantes e barracas de venda de peixe. 

À NOITE.

Assistir a um show em um dos grandes salões e teatros da cidade, como o Teatro Solís, SODRÉ ou Sala Zitarrosa.

  • DIA 3 – PELA MANHÃ. No domingo de dia das mães, recomendamos visitar a Feira Tristan Narvaja, onde a oferta de artigos é tão ampla quanto extravagante. Sem dúvida, é um dos principais cartões postais de Montevidéu. Em seguida, visitar a exposição inédita de Pablo

Picasso, no Museu Nacional de Artes Visuais, até 30 de junho (http://mnav.gub.uy/cms.php?e=picasso2019 [2]). São 42 obras de Pablo Picasso que pertencem, em sua maior parte, à coleção do Musée National Picasso-Paris e as outras ao Museu Picasso de Barcelona.

Uma outra dica é percorrer os parques públicos, importantes atrações da cidade. O Parque do Rodó é um dos principais, arborizado localiza-se em frente ao mar, na praia de Ramírez. O Parque Prado, localizado perto do riacho Miguelete com estátuas e monumentos emblemáticos, tem o Hotel del Prado, o Jardim Botânico, o Museu Blanes, o Jardim Japonês e a Residência de Suárez.

À TARDE. Ao meio-dia uma boa opção pode ser visitar algumas das vinícolas que estão na área rural de Montevidéu como Bouza [3] e Juanicó [4].

SOBRE EXPOSIÇÃO PICASSO

Período: 29/3 a 30/6 de 2019

HORÁRIO: De terça a domingo, das 10:00 às 20:00.

INGRESSOS: $U 250

LOCAL: Tomás Giribaldi 2283, Parque Rodó, Montevidéu

MAIS INFORMAÇÕES:http://mnav.gub.uy/cms.php [5]

FUENTE: Fernanda Bertin/SÃO PAULO-BR
fbertin@arabella.ag