Home Sudeste São Paulo Empreendimentos com práticas sustentáveis podem se inscrever para o prêmio BRAZTOA

Empreendimentos com práticas sustentáveis podem se inscrever para o prêmio BRAZTOA

4 min read
0
275

 

SÃO PAULO/SP- BRASIL – “Venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!”: esta é a chamada da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo que convoca os interessados a participarem da edição 2018/19 do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade.

Empresas e organizações do setor de turismo, que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis, já podem se inscrever para participar da edição 2018/19 do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. A iniciativa vai ao encontro das ações de promoção internacional da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) já que irá promover o turismo sustentável e a gestão dos recursos do setor de forma consciente.

Papel do Instituto

 Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da EMBRATUR, Gilson Lira, é papel do  Instituto  incentivar ainda mais as boas práticas sustentáveis. “O papel do turismo é gerar desenvolvimento para o País, melhorar a renda da população e preservar os recursos naturais do planeta. Um destino sustentável, com infraestrutura adequada para a comunidade local, com certeza, atenderá os anseios dos turistas nacionais e internacionais, atraindo, ainda mais, esse público aos destinos turísticos brasileiros”, destacou.

Prêmio

O prêmio é dividido em cinco categorias: associados BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo (agências não filiadas) e projetos inovadores, apresentados por grupos de alunos vinculados a instituições de ensino técnico e superior.

Inscrições

A ação, lançada em 2012, já recebeu mais de 270 inscrições, das quais premiou 61 projetos provenientes de todas as regiões do Brasil. O Ministério do Turismo compõe o júri especializado, que conta também com outras instituições relacionadas ao turismo sustentável, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas Meio Ambiente.

Premiados no ano passado

No ano passado, entre os premiados, destaca-se a Pousada Piuval, localizada na região da Transpantaneira. O empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. A pousada contribui ainda com a economia local. Atrás da pousada, Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), ficou em segundo lugar, e Pousada Uacari, de Tefé (AM), compôs a terceira colocação.

Assessoria de Comunicação da Embratur
www.embratur.gov.br–  (61) 2023-8529/8528
24/07/2018