Home Europa Austria EuroPride 2019 em Viena

EuroPride 2019 em Viena

3 min read
0
199

VIENA/ AUSTRIA – De 1º a 16/06/2019, acontece em Viena a EuroPride 2019. Entre as comemorações está uma série de festas e eventos de informação, discussão e cultura – promovendo a igualdade e a tolerância e, ao mesmo tempo, problematizando a homofobia e a marginalização. Inúmeros eventos já estão programados: haverá uma corrida EuroPride, um evento especial na praia, um dia LGBT no zoológico, passeios guiados pelos museus de Viena, noites de filmes e um dia nas piscinas da Schönbrunnerbad em comemoração à EuroPride.

A Pride Village, na praça Rathausplatz, será o centro da comunidade EuroPride. Nos últimos três dias do evento, o Pride Park – planejado para estar localizado diante da igreja Votivkirche no Sigmund-Freud-Park – deve servir como contraprogramação para aqueles que procuram uma opção menos movimentada que a praça Rathausplatz. No total, Viena espera mais de um milhão de visitantes durante a EuroPride 2019. 

Parada do arco-íris

Destaque das festividades é a Regenbogenparade (Parada do arco-íris, em tradução livre), que agitará a luxuosa rua Ringstrasse no dia 15/06/2019. Essa manifestação de encerramento, que contará com muitos discursos e apresentações internacionais conhecidas, também dá o pontapé inicial para uma noite de muita festa.

2019 é um ano especial para a comunidade LGBT: foi há 50 anos, no dia 28/06/1969, que começaram a repercutir os movimentos de reação a uma batida policial no bar “Stonewall Inn”, importante reduto da cena LGBT de Nova Iorque. Teve início nessa época a luta pela igualdade de direitos da comunidade LGBT, que ainda persiste nos dias de hoje. Todos os anos, o movimento tem seu ápice em inúmeras paradas de orgulho LGBT espalhadas por todo o mundo.

EuroPride Vienna 2019, de 01 a 16/06/2019,

www.europride2019.at
europride2019.wien.info
LGBT.wien.info

www.facebook.com/LGBTVienna

Fonte: Turismo Viena