Home Sul Rio Grande do Sul Final de Ano com Peregrinos nas Missões

Final de Ano com Peregrinos nas Missões

9 min read
0
344

SANTO ÂNGELO/RIO GRANDE DO SUL -No dia 26/12/17- 13h30min: Terça-feira – ocorreu o encontro do grupo na sede do Caminho das Missões em Santo Ângelo. Informações técnicas pré-caminhada, preparação mística e após transfer a São Nicolau (5.700 hab.) considerada “Primeira Querência do Rio Grande” visita guiada ao Sítio Arqueológico São Nicolau (3 de maio de 1626). Casarão Silva e Sala de Exposição. Fragmentos de uma Civilização. Jantar e Hospedagem.

DIA 27/12/17: QUARTA-FEIRA – se iniciou a caminhada “Especial Réveillon” de São Nicolau, ao amanhecer atravessando campos e plantações, parada estratégica no km 16 em uma fazenda rural, lanche e aguardar até amenizar a temperatura, segue mais 15 km até a comunidade Rincão dos Teixeiras em uma escola desativada, local de jantar e pernoite. Trecho do dia 31 km.

DIA 28/12/17: QUINTA-FEIRA – Trecho de 17 km. Até a cidade de São Luiz Gonzaga (34.500 hab.) foi um dos povoados missioneiros, fundado em 1687. Na entrada da cidade visita a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Hospedagem no Hotel Ipê e almoço. A tarde visita guiada à Igreja com belíssimo acervo da estatuária missioneira, visitas ao museu municipal e Arqueológico. Restante da tarde e noite livre.

DIA 29/12/17: SEXTA-FEIRA – Trecho de 23 km até propriedade rural Sr. José e dona Ester Hospitaleiros do Caminho, local agradável, convívio com vida interiorana, histórias e causos do dia a dia do homem do campo. Almoço; Jantar; Pernoite e café da manhã.

DIA 30/12/17: SÁBADO – Início da caminhada antes do amanhecer para vermos o sol nascer no Caminho. Visitar no começo da manhã as ruínas de São Lourenço Mártir, considerado por muitos a mais mística das ruínas e em destaque a arqueologia missioneira. Após 12 km até chega-se ao Santuário do CAARÓ, exuberante natureza, fonte de água considerada milagrosa e história do início dos primeiros povoados Jesuítico-guarani, o local nos reserva uma boa alimentação e descanso.

DIA 31/12/17: DOMINGO – São Miguel das Missões e comemorações Especiais do RÉVEILLON NAS MISSÕES. Início da caminhada por campo na antiga estrada que ligava Caaró ao antigo povoado de San Miguel Arcanjo. 23 km. Chegando a São Miguel das Missões, onde se recebe novos caminhantes que passam a seguir com o grupo. almoço e check in Pousada das Missões, em alojamentos: Feminino e masculino, aptos. Triplos e Quádruplos. Tempo livre para desfrutar a piscina e/ou descansar. Programação Réveillon: 18 horas encontro dentro do sitio arqueológico para momento Místico com os benzedores. 19h15min integração em coquetel de boas-vindas para peregrinos, ciclistas e quem está no roteiro rodoviário Réveillon. Às 21h30min Espetáculo Som & Luz, após Caminhada mística a luz de velas com visita e interpretação cênicas dentro do Sítio Arqueológico. Na sequência, ainda dentro do sítio arqueológico São Miguel Arcanjo, a virada do ano, com show de fogos e brinde de espumante com todo grupo. Às 0h30min Ceia especial de Réveillon e apresentação do grupo de dança “Mi-Tolderia” no Restaurante Aldeia Grill em São Miguel das Missões.

DIA 01/01/18: SEGUNDA-FEIRA – 10H45MIN. Deslocamento a pé, para o Sítio Aldeia, local integrado com natureza, junto mata e fontes de água, onde será servido um almoço típico gaúcho – Churrasco na vala e acompanhamentos da culinária gaúcha/missioneira e Show de

músicos nativistas e gauchescas com OS AQUERENCIADOS. 15 horas visita guiada ao Sítio Arqueológico de São Miguel, PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE. Restante tempo livre, para descansar, desfrutar da piscina ou ir até um dos benzedores locais.

DIA 02/01/18: TERÇA-FEIRA – Trecho pela manhã de 17 km. Estrada e trajeto por propriedades rurais, açudes, animais silvestres e lavoura irrigada. Parada para almoço em uma granja com interação do pessoal local e conhecer a diversidade de produção de grãos, por exemplo: ervilha, milho pipoca, feijão, soja, trigo, etc. A tarde seguimos mais 13 km até o antigo casarão do Sr. João de Matos. Noite com causos, histórias e declamações gauchescas. Janta e pernoite.

DIA 03/01/18: QUARTA-FEIRA – Trecho, pela manhã, de 12,5 km até o Sítio Arqueológico de São João Batista. Visita ao antigo povoado que foi a 1ª fundição de ferro do sul do Brasil. Percorre trilha ecológica de uns 800m, conhecendo tipos de plantas e de árvores utilizadas por índios e padres jesuítas. Segue mais 4 km até propriedade de João e Marli para delicioso almoço e parada para descanso. A tarde segue mais 9 km até o balneário Parque das Fontes, local de jantar e pernoite. Área de camping e lazer, bar, riacho, banho em piscinas de água natural.

DIA 04/01/18: QUINTA-FEIRA – Trecho de 15 km até chegada em frente à última redução a ser construída: San Angel Custódio, atual Santo Ângelo, 76.147 habitantes (IBGE 2010). No caminho, passa pela ponte do rio Ijuí. Ritual de chegada pela Rua Missioneira ao som dos sinos, em frente à Catedral Angelopolitana.

  • Após chegada, almoço de encerramento com o grupo e entrega de certificados.

SANTO ÂNGELO – RIO GRANDE DO SUL-BRASIL
José Roberto de Oliveira
+55.55.9.9638.6360
Fonte: www.caminhodasmissoes.com.br