Home Sul Rio Grande do Sul Gramado – passado a limpo

Gramado – passado a limpo

10 min read
0
339

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – Gramado integrará roteiro Caminhos de Caravaggio. Em breve, Gramado terá mais uma opção de roteiro turístico, com uma nova rota que interligará os Santuários de Caravaggio da região. Gramado, Farroupilha, Caxias, Nova Petrópolis e Canela são as cidades participantes da iniciativa, cujas tratativas iniciaram em 2016 e, neste ano, ganharam maior fôlego. (Escreve o Jornalista Miron Neto –Foto acima).

O objetivo do novo roteiro, que será denominado Caminhos de Caravaggio, é ligar os municípios em uma rota peregrina nos moldes de Santiago de Compostela, na Europa. O trajeto de 200 quilômetros é dividido em seis dias de caminhada, interligando os Santuários de Farroupilha e Canela. São duas opções de trajeto. Um deles passa pelo interior de Caxias do Sul e o outro pelo interior de Nova Petrópolis. Em Gramado, o trecho contempla desde a Ponte do Raposo (Ponte Major Nicoletti), seguindo para a Capela de Caravaggio nas Pedras Brancas, passando pela Linha Nova e Linha Bonita, seguindo pelo Centro até a divisa com Canela.

Avança projeto da Região das Cervejarias Artesanais

Representantes de 20 municípios participaram da reunião da Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, semana passada, em Linha Nova para debater a implantação de um novo roteiro turístico, que envolve, também, Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

“A formalização da região cervejeira é muito importante, porque tem muito mais força para um município integrar a região do que apenas dizer que possui cervejas artesanais na sua cidade”, destacou o deputado Elton Weber (PSB), autor do projeto que instituiu a região cervejeira.

Entre os assuntos debatidos na reunião esteve a busca por um selo de certificação.

“O próximo passo é constituir uma entidade com toda a documentação com base legal, escolher uma diretoria e iniciar os trabalhos de incentivo e divulgação da região das cervejarias artesanais”, disse Cláudio Weber, presidente da Associação Rota Romântica.

Vale destacar que o município de São Francisco de Paula já cultiva o Lúpulo, pois o clima é propício e a variação da temperatura contribui muito no desenvolvimento da plantação.

Novo Código de Posturas é aprovado pela Câmara

Depois de quase quatro anos, a Câmara de Vereadores aprovou , segunda-feira (7), o novo Código de Posturas de Gramado. As mudanças começaram a ser examinadas em 2014, ainda na Legislatura passada, e contou com a participação de vereadores, servidores do Legislativo, o apoio do Executivo e de entidades interessadas.

O projeto foi modernizado, ajustado à realidade, adaptado às legislações federais e estaduais e reorganizado. No Código de Postura ficam instituídas as medidas de polícia administrativa, a cargo da municipalidade, relativas à higiene, à ordem e à segurança públicas, aos bens do domínio público e ao funcionamento de estabelecimentos em geral, regulamentando as obrigações do poder público municipal e dos habitantes.

Kongo Pizzaria promove ação social, quarta-feira

 

A Kongo Pizzaria está promovendo a ação beneficente Selva Solidária com o objetivo de ajudar entidades assistenciais da região. Na quarta-feira (16), o rodízio de pizza estará com preço especial de R$ 49,90, mais dois litros de leite ou um pacote de fraldas geriátricas. Dependendo da quantidade arrecadada, mais instituições receberão os itens, escolhidos pela Kongo após pesquisa sobre as maiores necessidades. 

Pizzaria temática, a Kongo é inspirada nas florestas tropicais do Congo, a segunda do mundo e onde estão os gorilas gigantes, espécies em extinção. Com projeto do Themed Studios, de Orlando (EUA), oferece espetáculos de sons e luzes que magnetizam crianças e adultos ao longo do rodízio de pizzas. Instalada em localização privilegiada na avenida das Hortênsias 5675, a Kongo conta com 800 metros quadrados e equipe de 50 funcionários, para servir um delicioso cardápio composto por 80 sabores de pizzas.

Capitão Venzo assume comando da Brigada Militar

O capitão Lamartine Venzo assumiu, quarta-feira (9), o comando da 1ª Companhia do Batalhão Turístico, em substituição à Capitã Claudia Maldaner. Venzo assume a Brigada Militar de Gramado, que também tem responsabilidade pelas cidades de Nova Petrópolis, Picada Café e Santa Maria do Herval.

A capitã Maldaner assume agora como chefe do setor administrativo do Batalhão Turístico (1º BPAT), anteriormente ocupado pelo próprio Capitão Venzo.

Secretaria da Agricultura fiscaliza bancas de mel

O Serviço de Inspeção Municipal, da Secretaria da Agricultura, está realizando vistorias nas bancas que vendem pinhão nas RSs 115 e 235, a fim de combater a venda irregular do produto. O mel, por ser um produto de origem animal, necessita do registro no Serviço de Inspeção, podendo assim ser comercializado dentro do município. Atualmente, apenas dois produtores estão regularizados de acordo com as normas da lei.

O médico veterinário Altair de Medeiros é quem coordena as ações de vistoria. “É essencial a fiscalização das tendas nas estradas para evitar que o mel seja comercializado sem rótulo. A Secretaria da Agricultura está à disposição para repassar as orientações de como proceder para abrir ou regularizar algum estabelecimento de produtos de origem animal e também sobre as condições higiênicos sanitárias para que o produto esteja em condições adequadas para consumo”, ressalta Altair.

Gramado Passado a limpo
Miron Neto
e-mail: mironneto@insider2.com.br
www.mironneto.com