Home Sul Rio Grande do Sul GRAMADOZOO adota cuidados especiais com animais no inverno

GRAMADOZOO adota cuidados especiais com animais no inverno

3 min read
0
96

 

 GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – O GRAMADOZOO está redobrando os cuidados com os animais nos meses de frio. Para suportar as baixas temperaturas que estão previstas ao longo da semana, a bicharada ganhou reforço calórico na alimentação. O pinhão, a polenta, o amendoim e a bergamota integram o cardápio especial da estação gelada. Os animais também são submetidos a atividades aeróbicas para movimentar o esqueleto. Os animais de clima quente contam com aquecedores ou climatizadores em seus recintos.

Segundo o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, a suplementação calórica contribui para o índice zero de internação hospitalar. O veterinário destaca que o programa de enriquecimento ambiental do zoo estimula os animais a fazerem exercícios físicos nos dias gelados. “Com as baixas temperaturas, os bichos tendem a ficar mais encolhidos. Nós propomos atividades ocupacionais para que eles se movimentem em busca do alimento”, explica.

Zoo aquecido

Das cidades brasileiras que possuem zoológico, Gramado é a de inverno mais rigoroso. No entanto, o clima da região não interfere no conforto dos habitantes do zoo. Todos os recintos possuem áreas climatizadas para garantir qualidade de vida mesmo para espécies típicas de clima quente.

Segundo o responsável técnico do zoo, alguns animais ficam em ambientes especiais com aquecimento praticamente durante todo o inverno. É o caso dos jabotis. Já as cobras, contam com uma lâmpada especial que emite calor. “Além do aquecedor, uma lâmpada especial ajuda a manter o recinto aquecido”, explica. Os primatas contam com estufas em seus recintos. “Temos alguns macacos-prego que não abrem mão do cobertor”, diz o veterinário.

O GRAMADOZOO fica no Km-35 da ERS-115
Funciona diariamente das 9h às 17h.

FOTOS: Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
HALDER RAMOS – Assessoria de Imprensa
Jornalista DRT/RS: 13.679 -Fone:54.99608.4545