Home Centro-Oeste Distrito-Federal Hotelaria e gastronomia se unem pela recuperação de Brumadinho

Hotelaria e gastronomia se unem pela recuperação de Brumadinho

8 min read
0
177

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL – ( Por André Martins ) -O Museu de Inhotim, maior do gênero a céu aberto no mundo e um dos cartões postais de Brumadinho, é palco do 19° Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, aberto nesta sexta-feira (5) com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento reúne empresários, consultores e profissionais dos segmentos para o debate de iniciativas que reforcem a geração de emprego e renda, além da apresentação de produtos e serviços.

Recuperação de Brumadinho

Um dos objetivos desta edição é favorecer a recuperação de Brumadinho após o rompimento de uma barragem de mineração, tarefa que, segundo o ministro Marcelo, tem no turismo um importante aliado. “Pela primeira vez, temos um presidente da República que acredita no turismo como um importante ativo da agenda econômica, o que nos permitiu avançar em pautas como a isenção de vistos a estrangeiros e a abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro. O governo trabalha para retirar entraves a quem quer investir, como a hotelaria e a gastronomia, e o MTur está à disposição de todos que apostam no turismo para gerar emprego e renda”, frisou o ministro.

Álvaro Antônio ressaltou que, segundo o IBGE, o turismo avançou 3,5% no Brasil durante o primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2018, fato que evidencia o bom momento do setor. “O turismo vive um momento único, por estarmos saindo da teoria para ações práticas pelo seu desenvolvimento. O Brasil, que é o primeiro do mundo em recursos naturais e o oitavo em atrativos culturais, além de oferecer uma gastronomia que encanta tanto brasileiros como estrangeiros, tem tudo para decolar, sobretudo com o apoio do setor de Viagens”, apontou.

O ministro também defendeu esforços pelo cumprimento da meta, prevista no Plano Nacional de Turismo, de dobrar o número de estrangeiros que visitam o país por ano, de aproximadamente 6,6 milhões para 12 milhões até 2022. Marcelo Álvaro citou ainda a necessidade de empenho para reduzir custos no turismo doméstico, a fim de estimular viagens internas. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, enalteceu o trabalho do governo federal neste sentido. “O turismo, como o presidente Bolsonaro defende, terá papel fundamental na recuperação econômica nacional e regional, e eventos como esse materializam esse esforço”, comentou.

Extensa programação

A programação do encontro em Brumadinho envolve a realização de painéis, palestras, oficinas de qualificação e rodadas de negócios, além de um já tradicional festival gastronômico, organizado por alguns dos principais chefs de cozinha de hotéis de Minas Gerais. O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2006, chega à cidade depois de passar por outros onze municípios mineiros: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Governador Valadares, Capitólio, Uberlândia, Monte Verde e Tiradentes.

A abertura do encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Júnior; do presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Professor Irineu; do diretor do Jardim Botânico de Inhotim, Lucas Sigefredo; do presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto de Castro; do presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Jair Aguiar; da presidente interina da Fecomércio-MG, Maria Luiza Maia, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, Aguinaldo Diniz Filho, entre outros.

União por Brumadinho

Em recente visita a Brumadinho, Marcelo Álvaro e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciaram uma série de ações para a recuperação do município. O titular do Turismo divulgou que a proposta do trem turístico ligando BH à cidade terá prioridade na análise de um empréstimo de R$ 10 milhões por meio do Prodetur + Turismo. Presente ao evento desta sexta, o prefeito da cidade, Avimar Barcelos, voltou a celebrar avanços na proposta. “Esse foi o maior anúncio já feito na cidade. Tem 50 anos que esperamos por isso, que certamente vai trazer cada vez mais turistas pra nossa região”, enalteceu.

Brumadinho também é uma das cidades contempladas pelo Investe Turismo, programa do MTur que vai estruturar e promover 30 rotas turísticas estratégicas de todo o país, incentivando novos negócios e melhoria de serviços para o turista.

Foto: Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou da abertura do evento. Foto: Roberto Castro/MTur
Fonte: MINTUR Edição: Vanessa Sampaio