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Iniciativas são destaque na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos

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BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL – Projetos de São Paulo, Paraná e Minas Gerais foram reconhecidos por ações que tornam o turismo um ambiente mais competitivo e inovador. Prêmio Nacional do Turismo reconheceu três iniciativas da categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos. Crédito: Roberto Castro/MTur

A 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG), homenageou três iniciativas na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos: SP Pra Todos (SP), Programa Guarapuava Turística 2026 (PR) e o Programa Crescer (MG).

Realizado pelo MTur em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio busca exaltar iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para a expansão do setor nos últimos dois anos no Brasil. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro de 2019 na capital mineira.

A grande vencedora, SP Pra Todos, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de São Paulo, foi criada com o objetivo de aumentar a conectividade aérea e a oferta turística. Para tanto, a taxa do combustível da aviação foi reduzida de 25% para 12%. Em contrapartida, as companhias aéreas se comprometeram a ampliar a oferta de voos. Até o momento, foram lançados mais de 700 novos voos e dez novos destinos. Também foi criado o programa de stopover, no qual um passageiro com conexão em São Paulo tem a possibilidade de visitar a capital e o interior sem custos adicionais nas passagens aéreas.

Vinícius Lummertz recebe o prêmio

O secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, recebeu o prêmio e ressaltou a importância da melhoria do ambiente de negócios para a promoção do destino Brasil. “Esse programa apresenta São Paulo para o mundo. Pensando em uma lógica de sistema, quanto mais os estados e municípios puderem fazer para melhorar o ambiente de negócios e atração de investimento em cada cidade e região, e nós como governo federal, quanto mais promovermos o Brasil, não teremos apenas uma soma, teremos uma multiplicação”, comentou Lummertz.

Segundo lugar na competição

A iniciativa que levou o segundo lugar na competição foi o Programa Guarapuava Turística 2026, criado com o objetivo de fomentar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo no município e na região Serrana do Paraná por meio de gestão compartilhada com a sociedade civil organizada. O programa se baseia nas riquezas culturais, naturais e produtivas para atrair turistas e novos investimentos.

Terceiro lugar

O terceiro lugar reconheceu o Programa Crescer, iniciativa de Conceição do Mato Dentro (MG), que busca a diversificação econômica em um município minerário. O programa atua nas cadeias produtivas com maior potencial gerador de emprego e renda, dentre as quais leite e queijo, hortifrúti, apicultura e o turismo. O turismo e a produção associada ao setor são a maior vocação econômica da região e do município.

Esse programa é realizado desde 2017 para o fomento e criação de novos produtos turísticos. Para sua qualificação, foi instituído, também, um observatório do turismo.

MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL
Edição: Rafael Brais
Por Vanessa Castro