Home Opinião José C. de Araújo - CE Jóia rara pouco utilizada

Jóia rara pouco utilizada

7 min read
0
151

 

 

FORTALEZA/CEARÁ – BRASIL – Dias atrás, o prefeito de Fortaleza anunciou importantes obras de requalificação em vários pontos da cidade, a serem tocadas até o fim do seu mandato. A Cidade da Criança, no Centro Histórico, segundo o mostrado pelo Prefeito, receberá um “banho de loja”, depois do que ficará com ilhas pedagógicas, um memorial da liberdade, um corredor cultural, cafeteria e restaurante.

 O anúncio sem dúvida traz a esperança de que, finalmente, o precioso espaço começará ter a evidência que possuía até antes de 1960. Naqueles anos em que se vivia uma Fortaleza pequena mas romântica, no entorno da Praça do Ferreira a cidade pulsava maior, tinha seus grandes cinemas e teatros, as feiras de amostra, cafés e restaurantes e muito mais que chamava a atenção. A Praça do Ferreira, o Passeio Público e o Parque da Liberdade eram os palcos das memoráveis festas e concentrações. Carnaval, quermesses e tudo que juntava gente lá aconteciam. Felizmente – ou infelizmente, aquela cidadezinha provinciana vertiginosamente foi mudando, tomando ares de grande metrópole. Os bondes e ônibus já não tinham como ponto inicial a Praça do Ferreira; o comércio espalhou-se principalmente para o lado nascente. As pensões de mulheres alegres fugiram do centro da cidade.  As casas de morada deram lugar aos apartamentos.

 

Como o tempo não para, a realidade hoje  é outra, completamente diferente dos primeiros cinquenta anos do século anterior.  A cidade é outra, os costumes são outros. Para o bem ou para o mal, acompanhamos a evolução global.  Uma pena é que deixamos para trás muita cousa boa e que não merecia viver apenas na memória. No caso, uma delas seria o quase abandono da Cidade da Criança, um local privilegiado, bastante agradável e de fácil acesso. Sua subutilização é fato.

Nestes tempos em que se está criando em todos os bairros polos de lazer, há muito o “Parque” deveria ser grande referência turística, assim como o são a Praia de Iracema, a Avenida Beira Mar e até o Mercado dos Pinhões. Assim, recebemos com aplausos os trabalhos de requalificação anunciados. É muito provável que, agora, se for olhada com bons olhos, utilizando- a com bons programas culturais e de lazer, esta joia adormecida da nossa capital também ocupará lugar de destaque no que a cidade oferece de agradável aos seus habitantes e turistas. A Prefeitura de Fortaleza tem o trunfo na mão. Só perderá a partida se quiser…

Cearense é vice-presidente da nova EMBRATUR

Na semana passada, em Brasília, houve a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da nova EMBRATUR, ocasião em que foi aprovado o Estatuto da entidade, tomaram posse a diretoria e os conselheiros,  também aconteceu a eleição do vice presidente do Conselho, o cearense Manoel Cardoso Linhares, atual presidente da ABIH Nacional.

Ficou assim formado o Conselho Deliberativo da nova Embratur: Presidente Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo; vice-presidente Manoel Cardoso Linhares; Secretário Geral o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; Conselheiros :  os representantes do Ministério das Relações Exteriores, Miguel Griesbach de Pereira Franco; da Economia, Paulo Solmucci Júnior; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maurício Ribeiro Gonçalves e do Meio Ambiente, Gentil Venâncio Palmeira Filho.

Aeroporto de Fortaleza bate recorde

O Aeroporto de Fortaleza registrou uma circulação de 7,2 milhões de passageiros em 2019, o que representa um movimento de 9% com relação a 2018. É o maior fluxo de passageiros registrado no terminal até hoje, superando o recorde de 2018, quando foram realizados 6,6 milhões de embarques e desembarques.

Os dados são da FRAPORT, concessionária alemã responsável pela administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins (FORTALEZA AIRPORT), que considera no levantamento as quantidades de passageiros de chegadas, partidas e conexões no terminal.

Fonte: Diretor/Editor do Jornal ROTA DO SOL/CE
Jornalista José Carlos de Araújo-(Rg.149-1-37-52 DRT-CE)|
E-mail: [email protected] – Fortaleza – Ceará