Home Sul Rio Grande do Sul Lançada terceira edição da rota inspirada no Caminho de Santiago

Lançada terceira edição da rota inspirada no Caminho de Santiago

5 min read
0
136

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – A terceira edição do Caminho de Porto Alegre, que ocorrerá em 28 de abril, foi lançada nesta quinta-feira, 21, em evento no Paço Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 3 de abril no link https://acasargs.com.br. O evento faz parte das comemorações da Semana de Porto Alegre.

O percurso de 21 quilômetros inclui os principais pontos turísticos e culturais do Centro Histórico à zona Sul, com destaque para a Orla Moacyr Scliar. A expectativa é que 800 pessoas participem da rota inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Os 600 primeiros inscritos recebem o kit peregrino com camiseta, credencial, água e barra de cereal. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo do trajeto.

Lembrança

O vice-prefeito Gustavo Paim lembra que, na edição anterior, os participantes caminharam pela nova Orla, ainda não entregue à população. “Esta é uma oportunidade para chamarmos cada vez mais pessoas para conhecerem a nossa cidade e o turismo religioso.” O vereador João Carlos Nedel, presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal, “espera que seja um grande evento para promover o turismo da Capital no ano em que completa 247 anos.”

Compostela

O percurso turístico-religioso é semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Tradicionalmente, os peregrinos que chegam à catedral de Santiago requerem a “compostela”, um documento emitido e outorgado pelas autoridades eclesiásticas que comprova a peregrinação. Para obtê-lo, o peregrino precisa provar a conclusão de pelo menos os últimos 100 quilômetros do Caminho a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 quilômetros em bicicleta. A comprovação é atestada mediante a apresentação da “credencial do peregrino”, uma pequena caderneta de papel que é carimbada ao longo do percurso, em igrejas, albergues e também outros locais como postos de turismo, sedes municipais ou até cafés e restaurantes.

Comprovação

Atualmente, a Catedral de Compostela também tem concedido a comprovação aos peregrinos que completam 80 quilômetros a pé, mediante a apresentação de comprovante de conclusão de outro caminho de 20 quilômetros, percorridos em territórios reconhecidos. O Caminho de Porto Alegre, com uma rota de 21 quilômetros, servirá como comprovação para obtenção da Compostela. Quatro igrejas possuem autorização para carimbar a credencial de Compostela, somando os quilômetros percorridos: Catedral Metropolitana, Igreja das Dores e os santuários de Schoenstatt e de Santa Rita de Cássia.

Organização

O evento é organizado pela Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul e tem apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal e do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com patrocínio do Grupo Zaffari, Shopping Total, Center Shop, Hart’s e Vida Leve.

Créditos: Luciano Lanes/PMPA
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre