Home Sul Rio Grande do Sul Lançamento oficial da Fenadoce 2019 apresenta as novidades da 27ª edição

Lançamento oficial da Fenadoce 2019 apresenta as novidades da 27ª edição

12 min read
0
109

 

PELOTAS/ RIO GRANDE DO SUL – A contagem regressiva para a 27º edição da Fenadoce já começou, e em 2019 ela promete encantar os visitantes com o tema “Patrimônio Nosso”. A feira, que acontece de 05 a 23 de junho, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), na Biblioteca Pública Pelotense, em Pelotas/RS. Na ocasião, foram apresentados detalhes sobre o projeto cultural e a programação para este ano.

As apresentações artísticas, como de costume, abriram a noite de lançamento da Fenadoce, mostrando ao público os personagens que darão vida ao projeto cultural da feira. Na sequência, foi exibido o vídeo de divulgação da Fenadoce, e prestada uma homenagem à Vanisse Krause, conselheira gestora da CDL Pelotas, que faleceu na última semana.

“Em nome do Conselho Gestor da CDL Pelotas, tenho a grande satisfação de lançar a 27ª Fenadoce”, iniciou Ênio Ferreira, Conselheiro da entidade. O conselheiro gestor afirmou ainda o compromisso da CDL Pelotas de não apenas fazer a feira, mas de divulgar Pelotas para o Brasil e o mundo: “Temos que valorizar o que é nosso”. Ele lamentou ainda a perda de Vanisse Krause, e lembrou do incansável trabalho da empresária pela Fenadoce.

Logo após, junto à corte da Fenadoce 2019, composta pela rainha Kaiana Spiering e as princesas Kathlen Prestes e Carolina Gotthilf ( foto Crédito Rafael Takaki ) , Enio Ferreira e o público acompanharam a apresentação das novidades trazidas para 27ª edição da feira, que foi seguida pela manifestação das autoridades presentes.

Agradecimentos

O Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares, registrou seu agradecimento à CDL Pelotas, aos patrocinadores e apoiadores da feira, e demonstrou satisfação com o incentivo aos artistas pelotenses, que vão somar aproximadamente 800 apresentações durante os 19 dias do evento. “A Fenadoce é nosso cartão postal, o momento em que mostramos toda nossa pujança, cultura e tradição”, afirmou.

“Se olhamos para aquela Fenadoce de 1986, e olhamos para agora, não temos como não acreditar em Pelotas e na nossa capacidade”, disse emocionada a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Para ela, a Fenadoce simboliza Pelotas, e projeta a cidade e sua população para o futuro, mostrando que são capazes de abrir mercados, gerar desenvolvimento, emprego e renda, além de atrair o olhar do estado e do país, para a região.

“Como Prefeita de Pelotas, convido a todos para participarem ativamente da Fenadoce, se inspirarem e ajudarem a construir o futuro de Pelotas”, encerrou.

A Feira

A Fenadoce 2019 contará com 373 estandes, 250 expositores, 42 estandes de doces, 62 expositores da Agricultura Familiar, e gastronomia interna com 14 lancheiras e 4 restaurantes. As atrações tradicionais também estão confirmadas: a Cidade do Doce com suas delícias, a Praça de Alimentação e sua diversidade gastronômica, o Parque de Diversões, e os inúmeros produtos e serviços dos expositores.

Doce por R$ 4,00 – O valor do doce na feira deste ano segue o mesmo do ano passado, custando R$ 4,00 a unidade.

Projeto Cultural em destaque

Cantando e dançando Pelotas e sua história, os 16 artistas que compõe o elenco de artes cênicas da Fenadoce 2019 mostraram, em primeira mão, os personagens que irão circular pelos corredores da feira. São uma representação de barões, baronesas, mulheres negras, homens negros, entre outros personagens, que demonstram a sua importância para a cidade, fazendo uma releitura da Pelotas do século XVIII, desde a construção das charqueadas.

Quem vai contar essa história serão personagens inspirados em Barões e Baronesas Pelotenses abolicionistas: o Barão e a Baronesa de Caqui, o Barão e a Baronesa da Aliança e o Barão e a Baronesa de São Gonçalo, personagens que são releituras dos verdadeiros barões de Pelotas. Junto deles Sebastião, Benedita, Casimiro, Núbia, Bento, Flora e Esperança compõem o núcleo de personagens que registra a importância dos negros para a cidade de Pelotas e que vão levar ao público marchinhas de carnaval que falam sobre, a Pelotas do sal, do açúcar, da dança, da libertação, do carnaval e do tambor de sopapo. 

Paineis gigantes

Assim como a decoração da Biblioteca Pública Pelotense nesta noite, o Centro de Eventos da Fenadoce vai receber painéis com 6 metros de altura, do designer e artista Leandro Selister. O pelotense de coração, que viveu dos 2 aos 18 anos na cidade, fala emocionado sobre a oportunidade de ter seu trabalho na Fenadoce 2019: “Me sinto muito emocionado. Morei muito tempo aqui, e é muito importante devolver pra Pelotas tudo que ela me deu”, afirma.

O trabalho de Leandro estará em destaque no Espaço Arte do Doce, onde o público verá cinco representações do patrimônio pelotense: o Mercado Público, a Biblioteca, o Xafariz das Nereidas, o Teatro 7 de abril e a cozinha do Museu do Doce. Além disso, 21 fotografias de detalhes do patrimônio poderão ser acessadas por meio de QR Codes, e compartilhadas gratuitamente pelas redes sociais.

Além disso, os visitantes da Fenadoce 2019 poderão apreciar o trabalho de Selister em conjunto com as bordadeiras do Grupo Doces Linhas, do Museu do Doce, coordenado pela professora da UFPel, Antonieta Dall’igna. O grupo composto por 12 bordadeiras da terceira idade, bordaram em tecido alguns desenhos de detalhes do patrimônio de Pelotas, feitos pelo artista.

“Espero que a cidade entenda a importância do conjunto histórico e da necessidade de cuidar disso”, aponta Leandro Selister sobre o que espera do seu trabalho, que foi desenvolvido desde janeiro para a 27ª Fenadoce. Selister conta que fez e refez vários desenhos, com cuidado e atenção aos detalhes que cada espaço representado possui, e encerra afirmando: “Olhar o que temos, para cuidar. Estimular isso é meu maior objetivo”.

SERVIÇO FEIRA

O que: Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h;
sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.

Site: www.fenadoce.com.br | Facebook: www.facebook.com/fenadoce

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – reverso@reversocomunicacao.com.br
Grazieli Gotardo – assessoria@reversocomunicacao.com.br
51-3398-7958 / 51-99162-0568
Reverso Comunicação Integrada
www.reversocomunicacao.com.br
Conrerp PJ116