Home Sudeste Minas Gerais Minas Gerais recebe pela primeira vez o Festival Nacional de Arte de Rua

Minas Gerais recebe pela primeira vez o Festival Nacional de Arte de Rua

14 min read
0
49

BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS – BRASIL – Pela primeira vez o estado de Minas Gerais sedia em Sete Lagoas o Festival Nacional de Arte de Rua – edição 2019. Mais de 30 atrações de diferentes cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Sete Lagoas, se apresentam entre os dias 16 e 31 de agosto em uma programação pluricultural envolvendo de dança, música, artes visuais, teatro e circo. As apresentações culturais acontecem em Sete Lagoas e as edições do seminários Artes Urbanas circulam em Lagoa Santa e Paraopeba.

O evento tem o patrocínio da Cimento Nacional e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão da Espaço Ampliar e curadoria de Alan Keller, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas. Amanda Lopes, Coordenadora de Responsabilidade Social da Cimento Nacional fala da importância desse Festival para Sete Lagoas e região: “é um projeto significativo, que possibilita a participação de mais de 400 artistas, em quinze endereços distintos. Sete Lagoas entra para o calendário nacional de eventos, fomentando a geração de renda na cidade por meio da cultura, além do acesso gratuito a tantas atividades.”

A abertura no dia 16/08 (sexta-feira) está marcada para as 20h

Com apresentação da banda Nômades e convidados apresentação folclórica com a Guarda de Moçambique Imaculada Conceição, na Casa da Cultura de Sete Lagoas.

O sábado (17/08) começa com a Pintura de Mural com Priscila Amoni, na parte externa da Casa da Cultura, às 14h, seguida pela Batalha de MCs e Roda de Conversa – Hip Hop em Movimento, na Pista de Skate da Lagoa da Boa Vista, às 17h.

E no domingo (18/08) acontece o Encontro de Parkour, às 09 horas, apresentação da Trupe Gaia, com o espetáculo “O Circo Chegou”, às 10h e uma roda de samba com Mestre Saúva e convidados às 16h.

A segunda-feira (19/08) homenageia o Dia Mundial da Fotografia e na terça (20/08) o grande evento é o seminário Artes Urbanas com uma mesa de debates formada por Flávio Renegado, Lorenzo Caverna e Tiago Delau, a partir das 19h, no auditório da Unifemm, em Sete Lagoas. O seminário continua na quinta-feira (22/08), com as presenças de Flávio Renegado eErick Bless, no mesmo horário, mas outro local: Auditório Escola Municipal Professora Claudomira, na cidade de Lagoa Santa.

O fim de semana tem início às 19h de sexta (23/08), com a Contação de Histórias do Clube de Letras de Sete Lagoas e contadores locais na Praça da Feirinha, seguida às 20h pelo show com Simone Costa e Lucas Marotta no mesmo local. O sábado (24/08) começa animado com Festival de Capoeira (10h), apresentação da Paraopeba Cia. de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (12h e 17h), Pintura de Mural com Priscila Amoni (14h) e performance do Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, com o espetáculo” Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço” (19h).

Grupo Nopok

O domingo de manhã (25/08) também promete muita animação com Festival de Capoeira, Vivência com Mestre Boca de Peixe e Roda de Capoeira (09h), Duelo de MCs e Batalha de Dança – Família de Rua (09h), Grupo Coletivo Nopok, com o espetáculo “No Pocket” – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” (10h) e apresentação da Preqaria Cia de Teatro, com o espetáculo “Tartufo’s 80” (11h).

A programação retorna na terça (27/08) com o Seminário Artes urbanas com a presença de Priscila Amoni, Lorenzo Caverna e Tiago Delau na mesa de debates, a partir das 19h na cidade de Paraopeba. Na quinta (29/08), a atração é a Feirinha Acústica, edição especial do Festival Nacional de Arte de Rua, com Leo Guto (Pop/Folk), Leo Ferreira (MPB), BarbarAmor (MPB), Dan (Pop/Folk), na Praça da Feirinha, a partir das 19h. A sexta (30/08) traz Gabriel Martins, diretamente de Porto Alegre, com o espetáculo “Espaço Arcabouço”, na Praça da Feirinha, às 20h.

O curador Alan projeto fala sobre o processo de distribuição da programação: “O projeto propõe a descentralização e a ocupação dos diversos espaços de Sete Lagoas, como deve ser um grande Festival de Arte de Rua. E preparamos um último dia de atividades concentradas para mostrar ao público a força do evento.”

O encerramento do festival se dá no sábado, dia 31 de agosto 

Na Praça Tiradentes, com uma seleção especial de apresentações para agradar toda a família. Começa com Grupo Cirque De SÓNOIS, com o espetáculo Ovorini Carpintaria Cênica (10h), seguido às 11h pelo Grupo êBA!, com o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”. Vem de São Paulo é e traduzido em Libras. Às 12h30 é a vez do Circo Dux, do Rio de Janeiro, com o Espetáculo “Mix Dux” e às 13h30 se apresenta o Grupo Girino, com o espetáculo “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”.

Grupo Trampulim

Grupo Trampulim 2011 – Monotas Musicais -Teatro Dom Silverio
Belo Horizonte – MG -Foto: ©Andre Fossati

O gaúcho Gabriel Martins e seu espetáculo “Espaço Arcabouço” são a atração das 14h30, seguido às 16h pelo Grupo Trampulim, com o espetáculo “Manotas Musicais” e às 17h pelo Grupo Camaleão de Dança, com o espetáculo “VERGA”. O show Tamborismo de música percussiva será realizado às 18h e às 19h se apresenta a Banda Nã, seguida às 20h pela DJ Pâmela Anderson. As duas últimas atrações da noite, para fechar o festival são a Banda Aurora Boreal (20h30) e o Duo Bi Duo, às 21h30.

A exposição “Por Entre Ruas”, do Coletivo Interiorizar, estará disponível para visitação todos os dias do Festival Nacional de Arte de Rua 2019 na Praça da Feirinha, Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, Praça Tiradentes, Praça do CAT e Avenida Prefeito Alberto Moura (Bairro Nova Cidade).

Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, gestora do projeto, enfatiza a importância da participação no eventos. “Desenvolvemos um projeto com uma extensa programação, completamente gratuita, construindo um evento inovador em Sete Lagoas e região. Convidamos a todos a seguir as redes sociais do projeto @festivalnacionaldeartederua e curtirem o Festival”.

LOCAIS AONDE ACONTECEM AS ATIVIDADES

Auditório UNIFEMM – Rua Pedra Grande, 2592 – Santo Antônio – Sete Lagoas

Beco do Repolho – Santa Luzia – Sete Lagoas

Casa da Cultura – Av. Getúlio Vargas, 90 – Centro – Sete Lagoas

Casarão – Praça Tiradentes, 257   – Centro – Sete Lagoas

Feira do Nova Cidade – Av. Prefeito Alberto Moura, 188 – Nova Cidade – Sete Lagoas

Lagoa Boa Vista – Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto – Boa Vista – Sete Lagoas

Lagoa Santa – Auditório Escola Municipal Professora Claudomira – R. dos Expedicionários, 990 (acesso ao auditório pela R. Lourenço Pinto Coelho) –

PARAOPEBA – E. E. Conselheiro Afonso Pena, Rua Joaquina Cândida, 50 Centro Paraopeba

Parque Náutico do Boa Vista – Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 1454 a 1584 – Boa Vista – Sete Lagoas

Pista de Skate da Lagoa Boa Vista – Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 374 – Boa Vista – Sete Lagoas

Praça da Feirinha (Praça Dom Carmelo Mota) – Av. Cel Altino França, 544 – Centro – Sete Lagoas

Praça do Cat – Orla da Lagoa Paulino – Av. Getúlio Vargas, Centro – Sete Lagoas

Praça do Carmo – Praça Clarindo Cassimiro Silva – Carmo – Sete Lagoas

Praça do Escorrega – Rua Manoel Correia da Cunha, 145 – Várzea- Sete Lagoas

Praça Tiradentes – Centro – Sete Lagoas

Shopping Sete Lagoas – Av. Otávio Campelo Ribeiro, 2801 – Eldorado – Sete Lagoas

Viaduto da Rua Amazonas – Rua Amazonas, esq. com Av. Antônio Olinto – Centro – Sete Lagoas.

Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Informações: sergio51moreira@bol.com.br