Home Sudeste Minas Gerais Minas TURISMO Gerais – Escreve: jornalista Sérgio Moreira

Minas TURISMO Gerais – Escreve: jornalista Sérgio Moreira

11 min read
0
283

BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS – A rede Hotéis Othon anunciou o fechamento de dois hotéis em seu portfólio, o Bahia Othon Palace e o Belo Horizonte Othon Palace, a partir de 18 de novembro. A informação foi confirmada pela empresa, que não revelou mais detalhes. ( Na foto: Belo Horizonte Othon Palace, inaugurado em 1978)

Coincidindo com o encerramento das atividades nessas capitais, a companhia anunciou sua nova estrutura organizacional. Anna Christina de Andrade, até então gerente de Vendas Regional e Internacional, assume como geral corporativo de Vendas e Marketing

Há mais de dez anos na companhia, a profissional substitui Bruno Heleno, executivo que deixou seu cargo no último dia 5 de outubro. “Mais do que nunca, seguiremos cumprindo nossa missão que é encantar nossos clientes oferecendo serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto”, declarou Anna.

A hoteleira também anuncia Jorge Chaves como novo gerente geral corporativo de Operações, preenchendo a posição deixada por Paulo Michel, ex-diretor de Hotelaria. “Conscientes da atual situação do País, continuamos acreditando na recuperação da economia e, certamente, a bandeira Othon continuará apostando no Turismo nacional”, complementou Chaves.


Othon Salvador, na praia de Ondina

Acúmulo de prejuízos

O segundo trimestre do ano trouxe números negativos para a empresa. Os dados fechados mostram prejuízo líquido de R$ 18,5 milhões no período, alta de 40% em relação às perdas somadas de R$ 13,2 milhões nos mesmos três meses de 2017.

A receita líquida da companhia regrediu 3,19% de um ano para o outro, passando de R$ 24,4 milhões para R$ 23,6 milhões. Quando comparado com o último trimestre – R$ 36,4 milhões – esse item diminuiu 35%.

No acumulado de 12 meses, entre o terceiro trimestre de 2017 e o segundo trimestre deste ano, o prejuízo líquido alcançou R$ 60,1 milhões, perdas 49,9% superiores aos R$ 40,1 milhões na soma dos quatro trimestres do ano interior.

A receita líquida, portanto, subiu 0,55% entre o acumulado do último ano, de R$ 117,4 milhões, e o acumulado de 12 meses, de R$ 118 milhões.

Tiradentes recebe o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia


Hotel Santíssimo, local do evento em Tiradentes

Nos dias 7 e 8 de dezembro, em Tiradentes, Minas Gerais, ocorre o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Inconfidentes, evento que tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências nos principais polos hoteleiros de Minas Gerais.

Após oito anos de sucesso na capital, o encontro, organizado pela Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos em parceria com o Circuito Turístico, apresentará a tradicional mostra de produtos e serviços para os meios de hospedagem, além de diversos cursos, palestras e oficinas para os trabalhadores e empresários do setor. A novidade deste ano fica por conta do Festival Gastronômico Hotel Gourmet, com receitas especialmente elaboradas pelos chefs de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais.

O encontro acontece de, 9h às 20h, no Santíssimo Resort, em Tiradentes. Mais informações pelo e-mail contato@encontrohotel.com.br.


Representante da FBHA,Marcos Valério Rocha e o presidente da FBHA , Alexandre Sampaio

15 mil profissionais de 65 países participam da Feira Internacional de Turismo


Diretores do Festuris, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi

Gramado, foi a capital do turismo mundial nos dias 7 a 9 de novembro  com a realização da 30ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS). Pelo menos 15 mil profissionais de Turismo de 65 países passaram pelo evento que reuniu as principais marcas do setor no mundo turístico , o Festuris é  considerado a plataforma de negócios mais efetiva do setor na América do Sul. Foram movimentados mais de R$ 300 milhões em negócios entre as empresas participantes, segundo a organização do evento, O impacto econômico em Gramado e região por conta dos participantes e da organização do evento é de R$ 20 milhões. Segundo a diretora do Fersturis, Marta Rossi, a nossa 30ª edição ficou para a história e já estamos projetando o futuro, com o lançamento do Espaço Wedding para a edição de 2019, e a criação de novos espaços e a inovação estão entre as nossas marcas e isso mostra o nosso crescimento , tendo anunciado a  edição 2019 do 31º Festuris acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.

Na  solenidade de abertura teve a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, alem da ministra do Turismo do Uruguai Lilian Kichichian,  de deputados, empresários de diversos setores da indústria do turismo , dezenas de  secretários de Turismo de estados brasileiros, embaixadores de países estrangeiros e mais de 350 jornalistas do Brasil e do exterior. O evento foi  no Palácio dos Festivais, onde houve os parabéns pelos 30 anos do Festuris, com o tradicional parabéns cantado pelas pessoas no teatro.


Entidades e personalidades do turismo foram homenageados com o troféu dos 30 anos do Festuris

O evento teve o: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, Feira de Negócios, no Serra Park, e mais de 200 ações paralelas espalhadas em Gramado e Canela pelos três dias.
Estados Unidos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai, Israel, Paraguai, Argentina, Colômbia, Egito, África do Sul, Costa do Marfim, Mônaco e Noruega foram alguns dos países expositores com estande próprio na Feira de Negócios. Além dos 65 destinos internacionais, o evento teve todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país. Foram 2.500 marcas e destinos em exposição, distribuídos em 25 mil metros de área construída, com lindos estandes e muitas atrações e brindes para o público.

Um dos momentos marcantes do Festuris foi a realização de casamento de um casal do Pará, e em 2019 terá mais novidades nesta solenidade especial nupcial.

O evento é concebido e organizado pela Rossi & Zorzanello – Eventos e Empreendimentos, principal empresa com 30 anos, organizadora de eventos no Sul do país e detentora de marcas como Chocofest, Gramado Summit e Copa Internacional LGBT.


No encerramento do Festuris , a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo,  realizou a entrega do troféuCatavento de Pratapela 30ª edição do evento aos diretores do Festuris, em solenidade na sala de imprensa
Coluna MINAS TURISMO GERAIS
Jornalista Sérgio Moreira
Informações para:  sergio51moreira@bol.com.br