Home Sul Rio Grande do Sul Palestrantes do Fórum GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS

Palestrantes do Fórum GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS

10 min read
0
358

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – NUNO SOUSA PINTO nasceu em Setúbal, Portugal. Formado pela Universidade Católica de Portugal em Gestão Econômica e de Empresas, desde a faculdade, como presidente do Diretório Acadêmico, dedicou-se a realização de eventos. (Foto acima: Palácio dos Festivais/Gramado).

Sousa Pinto trabalhou na produção da Expo 98 em Lisboa e foi o realizador do maior festival de meio ambiente de Portugal, da maior árvore de Natal da Europa e da maior cascata de fogos do mundo para celebrar o Ano Novo em Portugal. Desde 2004 atuando no Rock in Rio, é atualmente vice-presidente de operações e produção, sendo o responsável nestas áreas no maior festival de música do mundo, realizado itinerantemente em Lisboa, Madri e Las Vegas e Rio de Janeiro.

LUIS GROTTERA

Graduado em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda em Marketing
Pós Graduado em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas
CEO da Rosenberg Consultores Associados, que presta assessoria de Business, Branding e Marketing.

DAREN LIBONATI

 

Vice Presidente da Daren M. Libonati Ltda e Gerente Geral de eventos ao ar livre no MGM Resorts / Las Vegas. Formado em Administração e Gestão de Esporte pela Universidade de Nevada, demonstra a capacidade de criar plataformas de negócios bem-sucedidas e exclusivas no âmbito empresarial, privadas e universidades. Com um impulso empresarial, criou modelos de receita nas áreas de alimentos e bebidas, merchandising, vendas corporativas, emissão de bilhetes e marketing. Esses modelos resistiram ao teste do tempo e ainda estão sendo usados ​​hoje em várias arenas e empresas de software de emissão de bilhetes em todo o país, entre outros projetos.

RUBEN PESCI

Arquiteto argentino é referência na área de arquitetura e urbanismo. Formado em arquitetura cursou pós-graduação em Roma, com Bruno Zevi, e em Veneza, com Giancarlo de Carlo, Sérgio Los, Humberto Eco e Tomás Maldonado.

Em 1974, criou a Fundação CEPA, referência na América Latina em projetos ambientais, e a Revista Ambiente. No ano de 1989, criou o Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (FLACAM), que conta com 40 sedes em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, México, Paraguai, Peru e Venezuela. Hoje, a Flacam é cátedra Unesco para o Desenvolvimento Sustentável.

As obras e ideias em arquitetura, urbanismo, planejamento e desenvolvimento sustentável do arquiteto foram premiadas e publicadas em mais de 300 artigos em 15 países. Além disso, é autor de 10 livros sobre desenvolvimento sustentável e questões ambientais.

CLAUDIA NUNES HENRIQUES

 

Titulação: Doutora em Economia – Instituição: Universidade do Algarve, Portugal
Atividades: Professora e pesquisadora na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Membro da equipe do projeto “Estudo caraterizador da situação social do Concelho de Loulé”
Especialidade: Planejamento e Política Econômica, patrimônio cultural material e imaterial, neo-residentes em destinos turísticos, enoturismo, turismo criativo, destinos inteligentes.

MÁRCIO FÁVILLA

 

Márcio Favilla é atualmente Diretor Executivo de Competitividade, Relações Externas e
Parcerias na Organização Mundial do Turismo (OMT) com sede em Madri, Espanha. Ele está
nesta posição desde janeiro de 2010. Foi vice-ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência do Brasil, e primeiro vice-ministro do Turismo do Brasil (2003-2007), onde desempenhou um papel fundamental na estruturação do primeiro Ministério exclusivo do Turismo no Brasil.

PEDRO BERTOLUCCI

 

Quatro vezes Prefeito de Gramado, e um dos grandes responsáveis pela construção do case que levou a cidade e figurar no cenário turístico mundial.

Ao término de sua 4ª Administração, Gramado é considerada:

Terceiro destino turístico mais desejado do Brasil; Oitava cidade do Brasil a receber eventos internacionais; Sétima na preferência do empresariado gaúcho para realizar seus investimentos; Entre as dez cidades que oferecem melhor atendimento de saúde do país; Título de destino turístico mais seguro do Brasil; Top de marketing ADVB na categoria serviços públicos; Prefeito Pedro Henrique Bertolucci é agraciado com o prêmio Sebrae Prefeito

Empreendedor Regional e Nacional; Gramado é a primeira Prefeitura do Brasil a receber o certificado ISO 9001:2000.

AUGUSTO NARDES

Ministro do Tribunal de Contas da União. Exerce o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, desde o dia 20 de setembro de 2005, permitindo atuar na proteção dos direitos do povo de todo o país. Com formação em administração, cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia do desenvolvimento, vem do Parlamento e traz consigo o gosto pelo ideário de servir à coletividade, desde sua primeira eleição, em 1972.

Foi Presidente do TCU no biênio 2013-2014, oportunidade em que pode implantar, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas.

“Atuar em um órgão de jurisdição nacional e de estatura constitucional como o Tribunal de Contas da União é poder pensar o futuro do Brasil em um contexto político global, não apenas sob os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos da administração pública, mas com foco na boa governança, na sustentabilidade e na competitividade, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país em benefício da sociedade, e para o engrandecimento crescente de nossa Nação perante as grandes potências do planeta.”

FONTE: IMPRENSA DO
FÓRUM GRAMADO E ESTUDOS TURÍSTICOS
RIO GRANDE DO SUL – BRASIL