Home Sudeste São Paulo Prêmio BRAZTOA de sustentabilidade 2019/2020 é lançado com muitas novidades

Prêmio BRAZTOA de sustentabilidade 2019/2020 é lançado com muitas novidades

11 min read
0
80

SÃO PAULO/SP – BRASIL – Lançado durante o BRAZTOA DESVENDA 2019, premiação terá uma nova categoria destinada aos meios de comunicação. Inscrições estarão abertas de 3 de julho a 6 de agosto. Refletindo o dinamismo, a ousadia e a criatividade que marcam a atuação da BRAZTOA, o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade, primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, traz muitas novidades para a sua edição 2019/2020.(Foto acima: Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA – Foto Divulgação)

Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – BRAZTOA, o Prêmio conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição, todo o processo de seleção foi redesenhado a partir de uma escuta ativa, abrangente e detalhada dos associados e equipe BRAZTOA, em parceria com ex-vencedores e jurados, além da expertise técnica da ponte Aponte, consultoria especializada em premiações socioambientais, responsável pelo lançamento de mais de 35 edições de prêmios, concursos, desafios e editais no Brasil e no México, em parcerias com empresas como GOOGLE, Folha de São.Paulo, CITI e UBS.

Redesenhando processos

“Juntamente com a equipe da BRAZTOA, estamos redesenhando todos os processos para que o Prêmio se posicione no estado da arte em premiações socioambientais, com critérios claros e transparentes e faseamento da seleção, por exemplo. E as mudanças não param por aqui: juntamente com grandes especialistas do setor do Turismo, projetamos uma visão de longo prazo para ele – muitas novidades virão em breve”, afirma Cássio Aoqui, diretor-executivo da ponte Aponte.

O resultado foi a redefinição e simplificação de todo o processo seletivo, que agora está subdividido em fases, de modo que o candidato somente investirá mais tempo na seleção, à medida que passar para as fases posteriores e tiver maior chance de vencer. O regulamento também foi completamente remodelado para ficar mais claro, objetivo e transparente.

Destaque para a para a inclusão da categoria Mídia, que reconhecerá iniciativas de profissionais de meios de comunicação que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras, sempre na temática da premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos meios entre 1 de julho de 2018 e o último dia de inscrições do Prêmio.

Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias:

* ASSOCIADOS BRAZTOA – * AGÊNCIAS DE VIAGEM – * MEIOS DE HOSPEDAGEM – * PARCEIROS DO TURISMO – * MÍDIA – * ACADEMIA – MENÇÃO HONROSA. TODAS AS CATEGORIAS SERÃO AVALIADAS SOB QUATRO CRITÉRIOS: * ABORDAGEM SISTÊMICA EM SUSTENTABILIDADE * TURISMO SUSTENTÁVEL: RELEVÂNCIA PARA O NEGÓCIO + DESENVOLVIMENTO LOCAL – * INOVAÇÃO0 – * ABRANGÊNCIA DO IMPACTO E REPLICABILIDADE/ESCALABILIDADE.

As inscrições para o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2019/2020 estarão abertas de 3 de julho a 6 de agosto. Ao longo deste período, um webnário estará disponível para esclarecimento de dúvidas e ajuda na identificação das ações que possam ser inscritas.

“Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. O

Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar,reconhecer e dar visibilidade à iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [1] no Brasil“, reforça Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Os finalistas são reconhecidos publicamente em anúncio durante a 47ª _ABAV_ Expo e 52º Encontro Comercial BRAZTOA, em setembro, e os vencedores serão apresentados durante a Convenção BRAZTOA 2019, marcada para novembro, em Canela.

Todos os vencedores receberão o selo “Vencedor do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a BRAZTOA promoverá a divulgação dos premiados no Anuário BRAZTOA 2020.

O júri também selecionará um dos vencedores para ganhar outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa produzido pelo Ministério do Turismo, visibilidade no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil [2], iniciativa da BRAZTOA em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.

SOBRE A BRAZTOA


Novo Conselho de Administração BRAZTOA ao lado da CEO, Mónica Samia (Foto divulgação).

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2018, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essa mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

FONTE: Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Taís Santos – tais@agenciaguanabara.com.br