Home Centro-Oeste Distrito-Federal Presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, em encontro sobre atrativos turísticos de MT

Presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, em encontro sobre atrativos turísticos de MT

7 min read
0
288

 

 

BRASILIA/DISTRITO FEDERAL –A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Secretarias de Turismo e empresas do setor estão unindo forças para desenvolver e consolidar destinos brasileiros com grande potencial para a atração de turistas no País. Na última semana, a presidente do Instituto, Teté Bezerra, encontrou-se, em São Paulo, com o Prefeito e o Secretário de Turismo e Cultura de Nobres (MT), Leocir Hanel e Daniel da Cruz, e o Empresário Ricardo Gouveia, do setor hoteleiro de Mato Grosso, a fim de incentivar novas rotas turísticas no estado mato-grossense.

“A região de Nobres e Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, tem potencial para atrair ecoturistas de qualquer lugar do mundo”. A declaração é da presidente da EMBRATUR, durante reunião com empresários paulistas interessados em investir em novas rotas turísticas para o Brasil. O encontro aconteceu em Santo André, no último dia 13.

Atrações licenciadas

De acordo com o prefeito de Nobres, Leocir Hanel, já existem hoje dez atrações devidamente licenciadas ambientalmente. O potencial da região, porém, é muito maior. Aos poucos, novas atrações devem ser implementadas pela iniciativa privada, com o apoio do município. “Temos mapeados 32 possibilidades de atrações”, completou o Prefeito. Segundo o Secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Cruz, algumas pousadas da região já recebem turistas de várias regiões do mundo, em especial da França e Argentina.

Confirmação do Presidente da CVC

 Luiz Eduardo Falco, presidente da operadora CVC, um dos empresários presentes no encontro, confirma a possibilidade de expandir os horizontes e transformar a região mato-grossense em polo turístico internacional. “Criar destinos é realmente importante. O Brasil tem um potencial muito grande, e acredito que essa inciativa da EMBRATUR é muito boa”, reforça Falco. “Nós, como operadores, buscaremos sempre colaborar e investir em pacotes e produtos para apoiar esta iniciativa. Já há uma infra-estrutura no Mato Grosso para receber o turista. Há condições favoráveis para o turismo no ano inteiro, uma alternativa muito bacana para quem gosta de viajar”, complementa o presidente da CVC.

Comenta Ricardo Gouveia

O diretor comercial do Malai Manso Resort, Ricardo Gouveia, comentou também a importância desse movimento para o turismo brasileiro: “Mato Grosso entra em outro patamar em relação ao turismo nacional, com a consolidação desse roteiro que une Nobres e o Lago do Manso, com apoio de todo o trade, colocando o estado entre os principais destinos do Brasil”.

Rota em Mato Grosso

A rota avaliada contempla atrativos naturais do distrito de Bom Jardim, município de Nobres (120 km de Cuiabá). O lugar, semelhante ao destino brasileiro de Bonito (MS), consolidado no segmento de Ecoturismo em todo o mundo, possui paisagem única, com águas cristalinas e um forte diferencial: a temperatura da água, que tem média de 28° durante o ano todo.

A ideia para esta região é unir as belezas naturais e o aconchego das pousadas de Nobres, com uma rede hoteleira, voltada para os resorts, como a região de Manso, na Chapada dos Guimarães. Com distância aproximada de 60 quilômetros, percorridos por uma estrada asfaltada e com visual único, a aposta é que uma atração fomente a outra. Ou seja, será criada uma rota envolvendo o complexo hoteleiro de Manso com o charme de Bom Jardim.

Segundo a presidente da EMBRATUR, a região levou anos para chegar ao estágio atual, em que passa a ser uma opção nacional e internacional de visitação. “Isso incluiu licenciamentos ambientais e investimentos em infraestrutura. Vi este avanço acontecer e, com certeza, o mérito maior são das pessoas locais que sempre acreditaram na região, principalmente os donos de pousadas e atrações da área”, reforça Teté Bezerra.

Assessoria de Comunicação da Embratur
www.embratur.gov.br
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil
(61) 2023-8529/8528 – 21/09/2018