Home Sul Rio Grande do Sul Presidente do SHPOA Carlos Henrique Schmidt diz que a hotelaria aponta a promoção de eventos como fomento ao setor

Presidente do SHPOA Carlos Henrique Schmidt diz que a hotelaria aponta a promoção de eventos como fomento ao setor

4 min read
0
203

PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – Com índices positivos de ocupação e média de diária – e que remontam uma crescente na economia em relação ao ano de 2017 -, a hotelaria de Porto Alegre aproveita para avaliar as ações de fomento à realização de eventos e agendas que movimentam a cidade.

“O fluxo de visitantes e turistas é fundamental para a ascensão econômica dos nossos hotéis e é justamente por isso que devemos apontar as iniciativas que fazem esse papel, de captar essa importante movimentação”, destaca o presidente do SHPOA – Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt.

Promoção de eventos

Dentre as diferentes possibilidades que fazem a economia girar, a promoção de congressos, convenções, feiras e outros eventos, comprovadamente eleva os índices do setor, conforme indicaram dados já registrados pelo Programa Realidade Hoteleira (PRH), ferramenta do SINDHA – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região que atualiza o banco de dados da hotelaria através da informação voluntária de um grupo de hotéis associados. Por isso, o SINDHA, enquanto entidade mantenedora, atenta para o potencial a ser explorado do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), fundação de direito privado que capta e apóia eventos, sobretudo congressos, com capacidade de atrair públicos acadêmicos e empresariais.

Quarenta eventos em 2017

 “Somente em 2017, foram 46 eventos captados e apoiados pelo espaço, alguns com mais de 3 mil participantes”, comenta. O 33º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, de 5 a 9 de setembro de 2019, envolvendo 800 participantes; o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em outubro de 2020, com presença estimada de 7 mil pessoas; e o World Congress on Brain Behavior and Emotions, em abril de 2021, com 5 mil congressistas, ilustram as próximas agendas de captação de grandes eventos pela fundação.

Realidade que merece atenção

 

“É uma realidade possível e que merece a devida atenção e incentivo do poder público e das iniciativas privadas. Precisamos explorar esse universo de congressos que podem ser efetivamente trazidos para Porto Alegre, com a certeza de que teremos estruturas como a Convention & Visitors Bureau para forte apoio na captação, além de uma rede hoteleira totalmente qualificada para receber esses visitantes”, finaliza Schmidt.

FONTE: IMPRENSA DA REDE PLAZA DE HOTÉIS