Home Sul Rio Grande do Sul Programação do Linha Turismo celebra o aniversário da cidade

Programação do Linha Turismo celebra o aniversário da cidade

7 min read
0
158

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – Para comemorar os 247 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) preparou diversas opções de roteiros no city tour Linha Turismo, entre os dias 22 e 31 de março.

As atrações incluem turismo na zona Rural, passeios noturnos pelas cervejarias e pelos Territórios Negros. “Porto Alegre é uma cidade diversa em história, cultura e natureza. Quanto mais os cidadãos conhecerem e desfrutarem desses atrativos, maior será o engajamento no intuito de preservar seus bens culturais e investir na cidade. A ação também busca ampliar a permanência de turistas na cidade”, diz o coordenador do Escritório de Turismo, Vinícius Elias.

Confira a programação:

Roteiro tradicional

 O tradicional city tour Linha Turismo funcionará com descontos de 50% nos ingressos para o roteiro Centro Histórico. A promoção, que ocorre desta sexta-feira, 22, a 31 de março, é exclusiva para moradores de Porto Alegre, mediante apresentação de comprovante de residência no ato da compra. A saída do passeio será na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, de hora em hora, das 9h às 16h. Mais informações por meio do telefone (51) 3289-6715.

 Turismo Rural

Desta sexta-feira, 22, a 31 de março, exceto na segunda-feira, 25, o ônibus Linha Turismo Zona Sul traz uma atração extra no seu roteiro das 10h: uma parada de cerca de 30 minutos no Sítio Dom Guilherme, que integra a rota dos Caminhos Rurais. A promoção é válida para passeios com no mínimo dez pagantes. Confira a programação completa (aqui https://caminhosrurais.com.br/) ou pelo telefone 3289-6715.

Tour Cervejeiro

O city tour Linha Turismo oferecerá, também, um passeio por bares, pubs e microcervejarias de Porto Alegre. O passeio inclui degustações nas Cervejarias do 4° Distrito, de aproximadamente 300ml. Os bares e pubs envolvidos na ação oferecerão valores promocionais para os participantes do tour, mediante apresentação do ticket do Linha Turismo. O valor do ingresso no ônibus Linha Turismo, a ser pago no local do embarque, é R$ 30. O valor da degustação, pago diretamente na chegada à primeira microcervejaria, é a partir de R$ 40. O Tour Cervejeiro será no sábado, 23, das 18h às 23h. Saiba mais pelo e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br ou telefone (51) 3289-6715. (Foto: Cesar Lopes/PMPA).

Porto Alegre Turística

Aberta ao público, a palestra Porto Alegre Turística será excepcionalmente no Barco Cisne Branco, com direito ao passeio de barco e sorteio de bilhetes para o tour no ônibus Linha Turismo. Vagas limitadas. O evento ocorre na segunda-feira, 25, das 10 às 12h. Inscrições pelo e-mail qualificacao@turismo.prefpoa.com.br.

Turismo e Territórios Negros

Na terça-feira, 26, no roteiro das 10h, a SMDE oferece um roteiro pelo Centro Histórico do ônibus Linha Turismo com um acréscimo no percurso. Em alguns pontos, serão passadas informações a respeito da história e das contribuições da cultura negra para Porto Alegre. Pontos que fazem parte dos chamados Territórios Negros:

  • Parque da Redenção: era o antigo Campo da Várzea, onde os negros praticavam suas tradições, especialmente os batuques, que eram apreciados também por brancos, nos domingos.
  • Rua Mariante e arredores, após o Viaduto Tiradentes, antes do Parque Moinhos de Vento: ali ficava a chamada “Colônia Africana”, onde afrodescendentes se estabeleceram no final do século XIX.
  • Mercado Público: bem no centro do chão do mercado fica o chamado “assento” em homenagem ao Bará, desde a inauguração, em 1869. O Bará é entidade de descendência africana, assimilada pela cultura brasileira.
  • Antiga Ilhota: antiga área formada pelo encontro de dois arroios Dilúvio e Cascatinha, sendo o primeiro posteriormente retificado e o segundo encanado. A Ilhota era local de concentração da população negra, onde foi criada uma liga para a prática de futebol, a “Liga da Canela Preta”. Ali nasceu o famoso jogador de futebol Tesourinha, que dá seu nome ao Ginásio de Esportes. A região se notabilizou, também, pela ligação com o Carnaval em nossa cidade e por ser o berço do cantor Lupicínio Rodrigues.

Fotos: divulgação
Imprensa Sec Turismo PMPA