Home Opinião José C. de Araújo - CE Promoções do Turismo por José Carlos de Araújo

Promoções do Turismo por José Carlos de Araújo

8 min read
0
49

FORTALEZA/ CEARÁ – BRASIL – É ponto pacífico que a propaganda é a alma dos negócios, “Slogan” de que quem não se anuncia se esconde há muito vem sendo a matriz principal do crescimento, das “vendas” de quaisquer produtos nas mais variadas atividades comerciais como de resto em todos os segmentos que procuram êxito. No turismo do Brasil não poderia ser diferente.

Nos últimos anos, a atividade, que aparecia diletante, lúdica nos primeiros anos de sua vivência passou a ser um meio importantíssimo na afirmação econômica dos estados, marcante e muito na arrecadação de divisas. Daí a necessidade de se mostrar mais. Daí a quase obrigação de participação dos entes responsáveis nas feiras e eventos, pequenos ou de grande porte, no Brasil e no exterior. Foi assim que a nossa Jericoacoara, um recanto bonito e bucólico já quase no final do litoral do Estado, ganhou nome no mundo, a ponto de hoje ser ícone do turismo brasileiro. Em anos passados, já há algum tempo, acanhadamente mas visível lá estava Jeri divulgando as suas riquezas, o seu potencial de encantamento turístico. O mesmo também ocorreu com destinos hoje consolidados das várias regiões do País. Portanto, é não deixar a peteca cair, pois a luta é intensa na conquista de mercados, de potenciais viajantes.

Iniciativas

No Nordeste, as secretarias de turismo, principalmente da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba, se movimentam com frequência na realização de “road shows” no país inteiro e no exterior exaltando o que têm de melhor para oferecer, suas belezas naturais, costumes, festas e culinária. No sudeste, não obstante a hegemonia de gigantes como São Paulo e o Rio de janeiro, o pessoal de lá continua atento na conquista de mais de turistas, razão da efetivação de grandes e pequenas feiras, de consolidados eventos, como o da ABAV nacional. Mandam fortes delegações aos mais importantes congressos do mundo, exibindo a sua riqueza turística. Como destino, estão sentindo o interesse que está havendo por outros “paraísos” que não apenas os de suas órbitas. Os estados do sul, nesta ordem de conquistas de turistas, não estão parados. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se estão reinventando, criam e divulgam atrações variadas a cada momento, oferecem novos equipamentos de divertimentos, de hospedagem.

Ceará – Turismo diversificado

O nosso Ceará, não obstante a posição invejável do momento, conquistado principalmente após o “hub” da Fraport (Air Feance, KLM e Gol), conforme pesquisa do IBGE, está firme na luta de mostrar ao mundo o que pode oferecer em termos de um turismo diversificado, proclamando que há muito não temos apenas sol e praia. A receptividade do povo para com os visitantes, os bons meios de hospedagem, os mais variados equipamentos turísticos, a culinária diferenciada, as alegres noitadas, enfim uma gama grande de oportunidades para bem agradar turistas, jovens ou idosos, estão na lista dos que continuam promovendo o turismo cearense. Louve-se neste aspecto o trabalho intenso da Secretaria de Turismo do Estado, principalmente no exterior, incansável não apenas na conquista de novos equipamentos para a otimização do setor, mas também em propagar para conquistar o que de melhor podemos oferecer a quem nos visita. Também, aplausos para a administração do município que dia a dia se esforça para tornar Fortaleza uma cidade ainda mais cativante, com foco não apenas no povo da terra, mas visando o visitante também. Neste sentido,, exalte-se o valioso trabalho de formiguinha da ABIH/Ceará que há vários anos divulga o nosso turismo no Brasil inteiro. Agora mesmo, desde a última segunda-feira e o sábado 24, está com a ação promocional TemNoCeará- Road Show Nordeste em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Com representantes não apenas na hotelaria cearense, como também de várias entidades que compõem o turismo da terra, com apoio do Governo, da Prefeitura da Capital, o #TemNoCeará! está com ações exibindo toda a infraestrutura turística e hoteleira do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado: humor, alegria, eventos, praias, gastronomia, hospitalidade, negócios, religião, diversão, experiências, Sol e tudo que temos para atrair turistas. É assim que o turismo brasileiro está caminhando para conquistar mais e mais turistas e sair do pouco expressivo número de visitantes que recebe todo o ano.

FONTE: Jornal ROTA DO SOL – Diretor/Editor:
Jornalista José Carlos de Araújo (Rg.149-1-37-52 DRT-CE)|
Fone: (85) 3244-4847 – e-mail : j.carlos.araujo@bol.com.br
FORTALEZA – CEARÁ – BRASIL