Home Sul Rio Grande do Sul Rodeio de Canela supera as expectativas da organização

Rodeio de Canela supera as expectativas da organização

5 min read
0
206

CANELA/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – O Rodeio de Canela, que iniciou na última quarta-feira e finalizou no dia domingo, reúneu laçadores da região sul do Brasil e invernadas artísticas do RS. A cancha de laço já contou com diversas provas de laços, unindo criadores de cavalo crioulo, laçadores com mais de 50 anos, trios, prendas, patrões e capatazes, piás com até 11 anos, os guris, com idade até 14 anos e, duplas de irmãos e de pai e filho.

A taça cidade de Canela, Cabanha do Parque e as Duplas oficiais, dois laçadores em busca de um troféu, de um título, do prêmio. As gineteadas, sempre muito apreciadas pelo público, ocorreram at´r o dia sábado. O Rodeio de Canela, nesta edição, conta, até então,  com aproximadamente 1.500 inscrições nas provas campeiras, superando as expectativas da organização.

Cerimonia oficial

Na manhã de sábado ocorreu a cerimonia oficial de abertura do evento, com a presença de autoridades que em seus discursos enalteceram a importância da cultura gaúcha, do quanto a mesma é forte e incentivada em Canela e também a garra da patronagem do CTG Querência, em manter o Parque de Rodeios e promover este rodeio, um dos maiores do Estado.

Foi também homenageado o ex-patrão do CTG Querência Arnaldo Tramontin, que emprestou seu nome a Taça Cidade de Canela. Tramontin recebeu a pela sua dedicação a entidade, nas 3 gestões em que esteve com as rédeas do CTG. A patronagem aproveitou a oportunidade para homenagear, entregando um lenço branco, ao Prefeito Constantino Orsolin, ao Presidente da Casa Legislativa Marcelo Savi, a Brigada Militar representada pelo Comandante da Cia de Canela Capitão Jorge Mascarin, e para o Corpo de Bombeiros de Canela, representada pelo Segundo Sargento Moura, representando o comandante Miguel Oliveira de Souza, que sempre apoiam o evento. Crianças a cavalo empunharam as bandeiras e o hino rio-grandense foi um show a parte, com os talentosos músicos canelenses Emílio Fogaça e Bruno Hauber.

Oração da Ave Maria

A tradicional oração da Ave Maria contou novamente com a participação de crianças, numa forma de incentivar os pequenos gauchinhos. No domingo, após as provas de rédeas, tiveram as finalíssimas das disputas de tiro de laço e gineteadas. As provas artísticas também ocorreram no domingo, com 27 invernadas participando da competição com as danças tradicionais e mais de 120 nas categorias individual – gaita piano, gaita ponto, interprete vocal e declamação.

O Rodeio Crioulo Nacional de Canela teve realização do CTG Querência. com apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar e iniciativa privada.

FONTE: Jornalista Lu Zanatta
(54) 9978.5810 – (54) 3282-9793
luzanatta@estrategiacom.com.br
Fotos: Credito: Diego Santos/Estrategiacom