Home Sul Rio Grande do Sul Cidade terá rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago

Cidade terá rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago

4 min read
0
55

 

PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL Uma das rotas de peregrinação mais conhecidas do mundo, o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, inspirou a criação de um projeto semelhante na Capital. Com a proposta de estímulo ao turismo religioso, foi lançada, no Centro Espanhol, a primeira edição do Caminho de Porto Alegre.

A iniciativa foi proposta pela Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), em conjunto com o departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago no Rio Grande do Sul. Serão 20 quilômetros percorridos a pé a partir de três opções de largadas, sendo duas do Centro Histórico da Capital e uma do bairro Assunção, passando pela orla até o bairro Guarujá. O primeiro encontro do grupo está agendado para o dia 3 de setembro.

Percurso

O percurso turístico-religioso é semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Tradicionalmente, os peregrinos que chegam à catedral de Santiago requerem a “compostela”, um documento emitido e outorgado pelas autoridades eclesiásticas que comprova a peregrinação. Para obtê-lo, o peregrino precisa provar a conclusão de pelo menos os últimos 100 quilômetros do Caminho a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 quilômetros em bicicleta.

Comprovação

A comprovação é atestada mediante a apresentação da “credencial do peregrino”, uma pequena caderneta de papel que é carimbada ao longo do percurso, em igrejas, albergues e também outros locais como postos de turismo, sedes municipais ou até cafés e restaurantes.

Atualmente a Catedral de Compostela também tem concedido a comprovação aos peregrinos que completam 80 quilômetros a pé, mediante a apresentação de comprovante de conclusão de outro caminho de 20 quilômetros, percorridos em territórios reconhecidos.

O Caminho de Porto Alegre, com uma rota de 20 km, posteriormente deverá servir como comprovação para obtenção da Compostela.

Informações e inscrições neste link.
https://acasargs.com.br/fale-conosco/

CATEDRAL METROPOLITANA
Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação PMPA
Carregar artigos relacionados
Carregar mais por sierramaradmin
Carregar mais em Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificar também

Turismo acessível, negócios lucrativos

ARAMBARÉ/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL -Dando continuidade ao conceito de “Bem Viver em…