Home Nordeste Ceará Jornalistas de Turismo de oito estados fundam uma Confraria em Fortaleza/Ceará

Jornalistas de Turismo de oito estados fundam uma Confraria em Fortaleza/Ceará

10 min read
0
140

 

PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – Dia 15 de setembro de 2017, um grupo de 12 jornalistas de oito estados brasileiros oficializou a criação da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo /CONJOTUR. O ato ocorreu durante o 2º Encontro Nacional da Confraria em reunião promovida pelo Fórum de Turismo do Ceará Fortaleza, com a diretoria da Associação dos Lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa, na cidade de Fortaleza- Ceará.

Com a finalidade de difundir as potencialidades e atrações turísticas e manter laços fraternos, baseados em princípios éticos, a Confraria nasceu em Salvador, em julho deste ano, sob a batuta do experiente e respeitado jornalista Carlos Casaes, tendo sua consolidação ocorrida num evento organizado pelos também pioneiros na difusão do turismo no Ceará, os jornalistas José Carlos de Araújo, Antônio José de Oliveira e José Rangel.

Sócios fundadores


Sócios fundadores posam para foto após reunião com diretoria da Almont

São considerados fundadores além dos que participaram do encontro em Salvador, os jornalistas presentes em Fortaleza: Sérgio Moreira e Sérgio Neves (MG), Jurema Josefa (RS), Arnaldo Moreira (RJ), Carlos Casaes (BA), Fernando Onofre Duarte e Messina Palmeira (PB) Luiz Felipe Moura (PE) Ivaldo Pinto de Barros (AL) e os cearenses José Carlos de Araújo, Antônio José de Oliveira e José Rangel.

Abertura Oficial

O 2º Encontro Nacional da CONJOTUR, como foi denominado pelos participantes e coordenadores escolhidos – José Carlos de Araújo e Carlos Casaes – teve abertura oficial na Assembleia Legislativa de Fortaleza, em reunião do Fórum de Turismo do Ceará, na tarde do dia 14.09, evento que contou, entre as autoridades presentes, com a do vice-prefeito de Fortaleza, Maroni Torgan. O encontro de consolidação da Confraria atiçou o “trade” turístico do Ceará.

O encontro seria apenas em Fortaleza, mas executivos e autoridades do setor de diversas cidades foram também para a capital acompanhar e levar seus atrativos. Deram apoio e difundiram seus produtos – que são muitos – a Secretaria de Turismo de Fortaleza, cujo Secretário-Executivo de Turismo Erick Vasconcelos recepcionou os jornalistas junto com o Secretário de Cultura, Evaldo Lima no Centro Cultural Belchior, na praia de Iracema.

Outros destinos presentes, que se deslocaram das suas regiões, prestigiando os jornalistas, foram a Secretaria do Turismo de Aracati, Secretaria do Turismo de Camocim, Secretaria do Turismo de Jijoca de Jericoacoara e a Secretaria de Juazeiro do Norte-CE.

A cidade vizinha de Caucaia – onde além de praias exuberantes sedia o magnífico e bem cuidado Parque Botânico do Ceará – levou atrações, até mesmo um Forró Pé de Serra, com o acordeonista Adauto Filho. O proprietário do bar do Pirata, tradicional casa noturna, quebrou suas regras e abriu ao meio-dia de uma sexta-feira para acolher o grupo de jornalistas e apoiadores de muitas regiões.

A outra cidade vizinha, Aguirás, que já foi a primeira capital do Ceará, teve direito a um dia de visitação. Afinal, essa antiga capital sedia o único Museu de Arte Sacra do Ceará, o Beach Park e o Parque Engenhoca, um espaço de lazer belíssimo e com muitas atrações para famílias inteiras, inclusive o Museu da Cana e da Cachaça Colonial que foi produzida no local desde 1923.

Parceiros


Rodolphe, proprietário do Pirata – casa famosa pela 2ª feira mais louca do mundo – dá as boas vindas

Entre as muitas organizações parceiras deste 2º Encontro, figuram o Fórum de Turismo do Ceará, cujo presidente Pedro Coelho e vice Edgar Sá, acompanharam toda a programação demonstrando a forma com que o Ceará dá importância à divulgação do setor; ABBMAR; o Restaurante Beira-Mar Grill; a ABRASEL, a Boate Órbita, o Pirata Bar, a Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont); Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade; Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF); as Barracas de Praia Marulho; Cbrasil Turismo; a empresa de receptivo ERNANITUR, a FunTV, a Secretaria do Turismo de Aquiraz; o Beach Park, a Engenhoca, o Engenho São Luiz, as Rendeiras do Iguape, a Secretaria do Turismo e Cultura de Caucaia, o Jacaré do Repente e Adauto Filho, além da Banda de artistas de renome.

Apoio

Teve, ainda, o apoio da Cooperativa Administrativa do Mercado Central de Fortaleza, por intermédio do seu vice-presidente Jocildo Freitas da Luz que recebeu os jornalistas naquele que é um dos pontos mais procurados de Fortaleza para a aquisição de artesanato e artigos da terra cearense.

A ABIH-CE – através dos Hotéis Costa do Mar, Fortaleza Mar, Marina Park, Praia Centro, Sonata de Iracema e Villa Mayor – que hospedaram os jornalistas – também se fez presente. Da mesma forma, Priscila Cavalcanti, presidente do SKAL Internacional do Brasil prestigiou o evento da Confraria, dando as boas vindas durante jantar show de humor no Restaurante Beira Mar Rio.

As muitas atrações de Fortaleza e do Ceará serão motivo de matérias no blog www.JuremaJosefa.com.br – visto que a jornalista esteve no Ceará entre os dias 03 a 17 de setembro, percorrendo algumas regiões. Todos os jornalistas viajaram para Fortaleza por sua conta, onde foram hospedados e recepcionados nos locais citados.

Escreve: Jornalista Jurema Josefa da Silva
jurema.josefa.silva@gmail.com
FOTOS: Engenheiro Gilberto Sander Müller
www.destino.blog.br – Telefone: 55 51 984061023
Porto Alegre/RS-Brasil – 19 de setembro de 2017
11:43:30 BRT

 

 

 

 

 

 

Carregar artigos relacionados
Carregar mais por sierramaradmin
Carregar mais em Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificar também

Turismo acessível, negócios lucrativos

ARAMBARÉ/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL -Dando continuidade ao conceito de “Bem Viver em…