Home Sul Rio Grande do Sul SETEMBRO GAÚCHO – Misses Brasil aprendem sobre a História do Gaúcho

SETEMBRO GAÚCHO – Misses Brasil aprendem sobre a História do Gaúcho

5 min read
0
128

 

GRAMADO – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – O Dia do Gaúcho no Rio Grande do Sul foi comemorado na quarta-feira (20), mas o Parque Gaúcho de Gramado continua promovendo atividades alusivas ao mês farroupilha até o final de setembro. Na manhã desta sexta-feira, 22, o parque recebeu o grupo que participa do 3° Encontro de Misses Brasil.

Além de conhecer a história do gaúcho, seus usos e costumes, as belas prepararam chimarrão na Escola do Mate e experimentaram os sorvetes com sabores típicos gaúchos produzidos no parque: erva-mate, milho-verde, moranga, butiá e doce de leite. “O legal do gaúcho é a valorização da sua origem. Além do aspecto histórico, vale a visita pelo aprendizado sobre costumes ainda preservados”, afirma Carolina Portella, Miss Paraná e Miss Brasil 1992, fazendo referência ao método de produção da erva-mate. “Gostei bastante de aprender sobre o sapeco e as formas utilizadas para transformar a folha da árvore em erva-mate”, completa.

O encontro

  

Com apoio da Secretaria de Cultura de Gramado, o encontro é uma promoção das próprias misses. “Eu e a Flavia Cavalcante – Miss Ceará e Miss Brasil 1989 – somos amigas há bastante tempo e decidimos reunir o grupo. Depois do primeiro encontro, que foi em São Paulo, começamos a projetar novas ações”, conta a advogada e professora universitária Patrícia Godoi, Miss São Paulo e Miss Brasil 1991. Em sua terceira edição, a convenção de beldades contou com apoio na organização das gaúchas Ceres Ribeiro, Miss RS 1989, e Deise Nunes, Miss RS e Miss Brasil 1986. “É um trabalho de preparação do ano todo. Tudo voluntário. No ano passado, a Deise Nunes sugeriu trazermos o encontro para o Sul”, afirma Patrícia.

A riqueza cultural surpreende

 

Conforme ela, a riqueza cultural dos gaúchos foi o mais surpreendente do passeio. “Fiquei encantada com os cuidados nos detalhes de cenografia e no resgate histórico. O Parque Gaúcho é, sobretudo, um local de utilidade pública por tudo que o Rio Grande do Sul representa para o Brasil”, elogia a Miss Brasil 1991.

Além do Parque Gaúcho, o cronograma de atividades das misses Brasil pela cidade inclui outros passeios turísticos, almoços e jantares até domingo, 24. No sábado, 23, foi realizada uma homenagem à miss Fabiane Niclotti (in memoriam), quando serão plantadas flores e colocada uma placa na Praça da Miss, localizada no bairro Várzea Grande. Depois, serão homenageadas as misses Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos, por serem as únicas brasileiras a ganharem o Miss UNIVERSO.

 

Assessoria de Imprensa e fotos divulgação do
Jornalista Halder Ramos – DRT/RS: 13.679
Fone: 54.99608.4545
Carregar artigos relacionados
Carregar mais por sierramaradmin
Carregar mais em Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificar também

Turismo acessível, negócios lucrativos

ARAMBARÉ/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL -Dando continuidade ao conceito de “Bem Viver em…