Home Nordeste Ceará Tempos promissores

Tempos promissores

5 min read
0
51

FORTALEZA/ CEARÁ – BRASIL – Bons ventos sopram para o turismo brasileiro, em particular para o do Ceará. Não há negar que o “hub” com o FRAPORT está mostrando até agora a validade da iniciativa do Governo do Estado, diretamente no quesito transporte aéreo, que já nos coloca em destaque maior entre outros estados principalmente nordestinos. (Legenda da foto acima: Aeroporto de Fortaleza/Ceará).

Estamos com ligação para todo o mundo, através dos voos (Air France/KLM/Gol) que demandam a Europa ou vão diretamente para as Américas. O nosso Aeroporto, moderníssimo, está em fase próxima de conclusão. Enfim, o Ceará marcha para ser um centro de excelência no turismo. Nesta fase de notícias alvissareiras, registre-se mais duas. Na última sexta-feira, o Ministro do Turismo esteve com o Governador Camilo Santana e anunciou a liberação dos RS l9,5 milhões finais da contra partida de RS 39 mi do Governo Federal destinados ao teleférico que está sendo construído para a ligação da cidade de Juazeiro ao Horto.

Aumento de peregrinos

Já pensaram no impulso do turismo religioso na terra de Padre Cícero! O maior centro de turismo religioso do Nordeste, que já recebia cerca de dois milhões de peregrinos por ano, certamente aumentará em quantidade elevada este número. Pois ainda mais. No dia seguinte, ao participar de encontro no Centro de Convenções sobre o programa Investe Turismo, Marcelo Álvaro Antônio disse que o seu ministério destinara RS 3,8 milhões para Fortaleza ( requalificação da Avenida Beira Mar) e para os municípios de Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval (qualificação turística, com foco em capacitação turística em áreas como hospedagem, alimentação e transporte).

Investimento

Adiante-se por oportuno que o programa Investe Turismo é desenvolvido com a EMBRATUR e o SEBRAE e abrange cinquenta e seis municípios do Nordeste. No caso do Ceará, ênfase para os municípios que fazem parte da Rota das Emoções. Como nem tudo são flores, lamenta-se que os municípios do litoral oeste e dos maciços de Baturité e Ibiapaba não estejam no pacote. Aliás, estranhamos que Aracati no quesito turismo não seja devidamente promovido, principalmente depois que o seu aeroporto está com voos comerciais da Azul, com partida do Recife. Com todo seu rico acervo histórico, ligada a Fortaleza por estrada pavimentada duplicada, nas vizinhanças de Mossoró, com praias belíssimas em que as dunas e falésias dão um colorido especial, bem que o município mereceria maior incentivo e promoção. Não se está fazendo justiça com Canoa Quebrada, antes referência maior do turismo de sol e praia do Ceará no exterior.

É de se lamentar mesmo!!!

FONTE: Diretor/Editor do Jornal ROTA DO SOL/CE
Jornalista José Carlos de Araújo-(Rg.149-1-37-52 DRT-CE)
E-mail: j.carlos.araujo@bol.com.br – Fortaleza – Ceará

 

.