Home ABRAJET Torres: paredões enfrentam o mar

Torres: paredões enfrentam o mar

5 min read
0
325

TORRES/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL -Situado no extremo norte do litoral atlântico do Rio Grade do Sul, a pouco mais de 200 km de Porto Alegre, o município de Torres se destaca por ser a única praia do Estado em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar e por ter à sua frente a única ilha marítima do Rio Grande do Sul, a Ilha dos Lobos. Isso faz dessa cidade um destino turístico diferente e muito interessante.

Um dos locais mais procurados pelos visitantes é o Parque da Guarita, na Praia da Guarita. O nome oficial é Parque Estadual José Lutzenberger e funciona como uma Unidade de Conservação Brasileira. Seu nome homenageia o ambientalista gaúcho que foi um dos incentivadores da sua criação. É constituído essencialmente por ecossistema costeiro, contando com a Praia da Guarita, porém na sua implantação foram criadas áreas reproduzindo outros ecossistemas da região. Possui cerca de 350 hectares.

Pontos turísticos

Outro ponto turístico é a Praia Grande. Com 2km de extensão, vai da barra do Rio Mampituba até o primeiro afloramento rochoso, que é raso e não tem nome. É a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos e shows a céu aberto no verão. A Praia do Meio ou Prainha, que se estende até o Morro do Farol, não é muito adequada para banhos, mas tem grande beleza natural. Parte dela é gramado, o que atrai muitos visitantes e moradores em passeios de fim de semana.

Praia da Cal e o Morro das Furnas, cujo nome se deve á antiga presença de fornos de torrefação de conchas retiradas de sambaquis para fabricação de cal são outros atrativos. Assim como a Praia da Itapeva, logo depois do Parque da Guarita. É a única praia da cidade que permite o acesso de carros. A Lagoa do Violão, no centro da cidade e tem o formato do instrumento musical, é toda pavimentada e iluminada a sua volta. Por uma passarela, o visitante pode ver peixes, tartarugas e aves aquáticas.

A Praia dos Molhes, de grande extensão, é um dos recantos da cidade, costuma receber um bom número de turistas todos os anos, mas é no verão que essa praia fica repleta de visitantes. É ideal para  o banho e para o surf. A pesca também costuma ser praticada na região por alguns moradores.

Ilha dos Lobos

A Ilha dos Lobos é a cereja do bolo de Torres. De formação de origem vulcânica, fica a 1.800 metros da praia e também é uma Unidade de Conservação, qualificada com Refúgio da Vida. Na ilha é proibida qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surfe. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas,

além de corais e mariscos. A Ilha dos Lobos serve também como atrativo turístico dos barcos de turismo que circulam ao seu redor.

Paulo Roberto Pereira
paulo@editarcom.com.br
Coluna de Turismo
Jornal do Commercio
Manaus/AM