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Turismo inicia participação na maior feira de serviços da China

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BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL -Delegação brasileira convidada pelo MTur apresenta cartela de investimento de US$ 4,5 bilhões para atrair investidores chineses Tendo o Brasil como convidado de honra, a 5ª edição da China Beijing  International  Fair for Trade in Services iniciada  na segunda-feira (28) em Pequim

O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, é o representante do Ministério do Turismo do Brasil no evento que contou com a participação do vice-primeiro-ministro da China, Hu Chunhua. O turismo brasileiro esteve presente no pavilhão de 370 metros quadrados dedicado ao país. A pasta levou uma delegação com 25 representantes de destinos turísticos brasileiros e responsáveis por empreendimentos turísticos interessados em atrair investimentos da ordem de US$ 4,5 bilhões para o Brasil.

Convite para a 5ª China Beijing International

Brasil como convidado de honra tinha a obrigação de estarmos bem representados e por isso viemos com uma importante comitiva de diversas regiões do país. São pessoas  que querem fazer negócios e trabalhar para o aumento do fluxo de chineses para o Brasil”, explicou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. “Esperamos que este momento marque o início de importantes negócios e o fortalecimento definitivo da relação entre os dois países”, completou.

China emissor de turismo

A China é o principal emissor de turistas no mundo – 135 milhões – mas apenas 61,2 mil visitaram o Brasil em 2017, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Para aumentar esse número, o Ministério de Relações Exteriores em parceria com o MTur  tem realizado uma série de ações de facilitação para este público estratégico. O Brasil ampliou de três meses para cinco anos o tempo de duração dos vistos de turistas com múltiplas entradas e abrirá nove Visa Centers na China passando dos três atuais para 12.

Expectativa

“Estamos com uma grande expectativa para essa feira uma vez que entendemos que a China é um importante parceiro comercial do Brasil e que podemos estreitar ainda mais essa relação no campo do turismo. Sabemos que o Brasil tem atrativos naturais únicos que se encaixam no perfil dos turistas chineses como Pantanal, Amazônia e Foz do Iguaçu e queremos reforçar todo esse potencial durante a CIFTIS”, comentou o secretário José Antônio Parente.

Rodadas de negócios

Durante toda a semana, foram realizadas rodadas de negócios entre representantes de destinos turísticos e empresários brasileiros com investidores chineses. Além disso, estava  prevista para terça-feira (29) o BRAZILIAN Day com palestras e debates que destacam a importância estratégica do setor de serviços para os dois países e as possibilidades de investimento da China no Brasil, além de uma apresentação cultural realizada pelo Boi de Parintins.

Feira

A CIFTIS é organizada conjuntamente pelo Ministério do Comércio (MOFCOM) da China e pelo Governo Popular do Município de Pequim com periodicidade bienal. Trata-se da primeira feira internacional de comércio de serviços estatal e abrange  todos os 12 setores de serviços definidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil está representado pelos Ministérios do Turismo, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores, além da EMBRATUR e Apex-Brasil.

Por Lívia Nascimento, de Pequim
Crédito: Roberto Castro/Ministério do Turismo