Home Sul Rio Grande do Sul Viena e Berlim apresentam no Brasil seus destaques para 2019

Viena e Berlim apresentam no Brasil seus destaques para 2019

13 min read
0
269


PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL –BRASIL – O Turismo de Berlim e Viena recebeu imprensa e convidados no Le Bistrot na quarta-feira, 27, para apresentar as novidades dos destinos. O evento faz parte da turnê de imprensa conjunta pelo Brasil que começou dia 18 de março em São Paulo e seguiu para Florianópolis e, pela primeira vez, São José dos Campos. Com eventos para imprensa e blogueiros e visitas a redações, o visitBerlin e o Turismo de Viena querem atrair a atenção do público para os dois grandes destinos turísticos do coração da Europa, localizados a uma distância de apenas uma hora de avião. ( Foto acima: Visit Berlin, Christian Tânzler e Turismo de Viena, Florian Wiesinger )

150 anos da ópera WienerStaatsoper

Em 2019, completa 150 anos a inauguração da casa de ópera da rua Ringstrasse: em 25/05/1869, a WienerStaatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart. No dia 25/05/2019, a Staatsoper comemora seu jubileu com uma festa e com a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss. No dia seguinte, em 26/05/2019, acontece a festa de jubileu na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas – com surpresas, inclusive!

https://b2b.wien.info/en/press-media-services/pressservice/2019/02/02-br/150-years-of-the-vienna-State-Opera

30 anos da queda do muro de Berlim em 9 de novembro de 2019

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã celebra o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim com um grande festival; nesse período, a cidade se transformará em um centro de exposições e de eventos ao ar livre sem precedentes. O percurso da revolução de Berlim é narrado ao longo de sete pontos da cidade, que representam acontecimentos históricos importantes dos anos de 1989 e 1990. Na noite de 9 de novembro, Berlim se torna palco do maior show do mundo, unindo toda a cidade em um único festival.

https://www.visitberlin.de/en/event/30-years-peaceful-revolution-fall-wall

EuroPride 2019 em Viena

De 1º a 16/06/2019 e pela segunda vez já, acontece em Viena a EuroPride 2019. Entre as comemorações está uma série de festas e eventos de informação, discussão e cultura – promovendo a igualdade e a tolerância e, ao mesmo tempo, problematizando a homofobia e a marginalização. Inúmeros eventos já estão programados: haverá uma corrida EuroPride, um evento especial na praia, um dia LGBT no zoológico, passeios guiados pelos museus de Viena, noites de filmes e um dia nas piscinas da Schönbrunnerbad em comemoração à EuroPride.

https://b2b.wien.info/en/press-media-services/pressservice/2019/02/02-br/europride-2019-vienna

 Celebração dos 100 anos da Bauhaus: mais que arquitetura e design

Uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século XX celebra em 2019 o seu 100º aniversário: a Bauhaus. Por toda a Alemanha, inúmeros eventos convidam o público para esse grande jubileu. A inauguração oficial do ano de jubileu aconteceu em janeiro em Berlim, que é frequentemente considerada o berço da Bauhaus. Ao longo de todo o ano, a celebração mostrará as mais diferentes facetas dessa escola e de seu legado. A exposição “Bauhaus Imaginista”, já apresentada anteriormente em São Paulo, evidencia a influência da Bauhaus sobre correntes modernistas do mundo inteiro. Por sua vez, na “Bauhauswoche Berlin”, organizada de 31 de agosto a 8 de setembro, o visitante poderá vivenciar a aplicação de ideias da Bauhaus em espaços públicos.

https://www.visitberlin.de/de/event/bauhauswoche-berlin-2019

Viena para a família

 A qualidade de vida de Viena, já reconhecida por inúmeros prêmios, torna a cidade um destino especialmente atrativo para famílias com crianças. Os programas clássicos da Viena, como o passeio na roda gigante ou na charrete “Fiaker”, atraem a atenção das crianças tanto quanto a visita ao TiergartenSchönbrunn, o mais antigo zoológico do mundo. Várias instituições renomadas, entre elas o museu Haus der Musik e o palácio Schönbrunn, oferecem programações especiais para crianças e os hotéis da cidade também recebem seus visitantes com ofertas direcionadas para famílias. Em especial, destaca-se o famoso Hotel Sacher, com sua programação “Petit Sacher – SacherKids”.

https://www.wien.info/en/vienna-for/families

Berlim apresenta seu novo centro cultural

Do calendário de eventos desse ano em Berlim, destacam-se o 250º aniversário do mundialmente famoso geógrafo Alexander von Humboldt e a inauguração do prédio que leva o seu nome, o Humboldtforum, no dia 14 de setembro. Com ele, o centro histórico de Berlim ganha um espaço único de arte, cultura, ciência e educação. O local busca sediar o diálogo entre as culturas do mundo, direcionando seu olhar sobre diferentes perspectivas de temas de relevância global, tanto históricos quanto atuais.

https://about.visitberlin.de/en/press/press-releases/berlins-new-cultural-heart

O turismo de Viena em números

Gendarmenmarkt Berlin (Crédito: Visit Berlin Schramm)

Com 16,5 milhões de pernoites, o turismo de Viena registrou em 2018 um crescimento de 6,3% em relação a 2017, quando tinha alcançado seu recorde anterior. No ano passado, a cidade recebeu 7,5 milhões de visitantes, um aumento de 6,2%. O mês de janeiro de 2019 se mostrou ainda mais dinâmico, com um crescimento de 12,6% no número de visitantes e de 11,8%, no de pernoites. Em 2018, 82% dos pernoites na cidade foram de turistas estrangeiros.

No que se refere ao Brasil, no ano de 2018 como um todo, foi registrada uma ligeira queda de 6,3% nas visitas e de 4,7%, nos pernoites. Ainda assim, com mais de 52.000 visitantes e 132.000 pernoites, o Brasil segue sendo para Viena o maior mercado da América do Sul. Com uma estada média de 2,54 noites, os brasileiros estão entre os viajantes que mais tempo permanecem na cidade.

O turismo de Berlim em números

 No ano de 2018, Berlim registrou um novo recorde de pernoites chegando à marca de 32,9 milhões, um crescimento de 5,5%. Deste número, 15,1 milhões de pernoites foram de visitantes estrangeiros 7,9% a mais que no ano anterior. O número de visitantes também nunca foi tão alto: 13,5 milhões de pessoas visitaram Berlim no ano passado.

Com 65.000 visitantes e 222.150 pernoites, o Brasil é, para Berlim, o mercado mais importante da América do Sul. Depois de um crescimento significativo nos últimos anos, o ano de 2018 teve uma queda no número de visitantes e de pernoites de turistas brasileiros: o número de visitantes diminuiu 7,5%; o de pernoites, 4,2%.

Tanto Berlim quanto Viena contam com excelentes conexões aéreas com o Brasil por meio de várias companhias aéreas, entre elas a Lufthansa, a Swiss, a TAP e a LATAM. Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o turista brasileiro chega a ambas as cidades facilmente, com apenas uma conexão.

O trajeto aéreo entre Viena e Berlim dura apenas uma hora e é oferecido por inúmeras companhias. Além disso, desde dezembro de 2018 há duas conexões férreas diretas entre as capitais, oferecidas pela Deutsche Bahn (durante o dia) e pelas ÖsterreichischeBundesbahnen (em um trem noturno).

Fonte: Visit Berlim e Turismo de Viena