Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
287

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – PÁTRIA AMADA – Na noite do último sábado (20), a comunidade joinvilense acorreu a EXPOVILLE para apreciar um espetáculo único: a apresentação da Banda Sinfônica do Exército, que com seus 100 músicos homenageou o “Nosso Batalhão”, pela ocorrência do seu centenário.

A banda tocou músicas eruditas – de grandes autores clássicos, músicas de filmes e música popular brasileira. O ápice da apresentação foi o dobrado especialmente criado para o centenário pelo maestro Pimentel, seguido do Hino Nacional Brasileiro. Um momento de muita emoção, quando o país passa por um verdadeiro teste de patriotismo e cidadania.

Encontro das AORES

Durante o fim de semana aconteceu também o encontro nacional das AORES – Associações dos Oficiais da Reserva, com a presença de representantes de diversos estados brasileiros.

Na terça-feira (23) uma grande solenidade aberta ao público ocorreu no pátio do 62º BI, com parada militar, exposição de viaturas antigas, carros de combate entre outros equipamentos, de uso dos soldados em oportunidades emergenciais de segurança para o País.

Lançamento da 80ª Festa das Flores

Na mesma data e hora, a Prefeitura de Joinville e a Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) realizaram o lançamento da 80a Festa das Flores de Joinville para convidados e profissionais de imprensa de Joinville e região.

O evento aconteceu no restaurante Casa do Capitão, sede da AJAO.  Na oportunidade foram apresentados o projeto cenográfico, as atrações e a programação completa da 80a Festa das Flores, que acontecerá de 13 a 18 de novembro, na EXPOVILLE.

Concurso orquidário nas escolas

A Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO divulga as cinco escolas vencedoras do Concurso Orquidário nas Escolas, alusivo à 80ª Festa das Flores de Joinville: 

1) Associação Universo Down de Joinville – bairro Bucarein

2) Centro de Educação Infantil (CEI) Lírio do Campo – bairro Fátima

3) Centro de Educação Infantil (CEI) Sol Nascente – bairro Itaum

4) Escola Municipal Nelson Miranda de Coutinho – bairro Jarivatuba

5) Escola Municipal Professora Maria Magdalena Mazzolli – bairro Jardim Sofia.

A 29ª edição da FEISTOCK

De 8 a 11 de novembro, no pólo moveleiro de São Bento do Sul (SC) acontecerá a principal feira de móveis e decoração do Brasil para o consumidor final. A 29ª edição da FEISTOCK, contará com mais de 110 expositores, com marcas de móveis, estofados, artigos decorativos, planejados entre outros.

Todos oferecem produtos de qualidade com descontos de até 70%. As visitas ocorrem das 10h às 20h no Pavilhão da PROMOSUL.

Informações: www.feistock.com.br

Reeleito o presidente da ABIH/SC


 Osmar José Vailatti

O empresário Osmar José Vailatti foi reeleito à presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC em votação unânime realizada no dia 17 de outubro. O segundo mandato consecutivo começa oficialmente em janeiro/2019.

Troféu Silvia Zorzanello

Buscando homenagear aqueles que fomentam e divulgam o Turismo da cidade de Gramado, o Troféu Silvia Zorzanello, vai homenagear em 2018 o jornalista Horácio Neves.

O profissional foi criador e editor do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo por 25 anos e diretor do BRASILTURIS Jornal, seu próprio jornal, um dos maiores veículos especializados em turismo do Brasil, por 32 anos.A condecoração é entregue via projeto de lei, desde 2011, pela Câmara de Vereadores de Gramado,e Horácio Neves foi indicado pela Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, empresa que realiza o FESTURIS, este ano na 30ª edição.

Horácio Neves ministra palestras sobre turismo no Brasil e exterior

A Sessão Especial de entrega da honraria acontece no dia 7 de novembro, às 18h, na Câmara de Vereadores, data que antecede o início do FESTURIS, a ser realizado de 8 a 11 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

Do câmbio automático às cinzas do Museu Nacional

Todos os dias algo incrível acontece, seja bom ou ruim e se há vida, há movimento e história. No Brasil, muito do que usamos e conhecemos hoje, nasceu aqui, em terras tupiniquins.

A historiadora, Valentina Nunes apresenta em sua obra, “365 dias que mudaram o Brasil”, publicada pela Editora Planeta,uma extensa pesquisa sobre fatos cruciais que mudaram a vida da população. Os 365 dias são marcados por eventos que vão do futebol às guerras civis e desastres universais, como o dia 2 de setembro de 2018 que será lembrado por cinzas, fuligens e lágrimas com os 20 milhões de itens do quinto maior acervo do mundo, consumidos pelo fogo no prédio bicentenário do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Prato cheio para quem gosta de história.

Uma família mundial

Recentemente realizou-se o 4º encontro regional dos integrantes do clã menslin, radicado em Santa Catarina. do encontro participaram integrantes de Joinville, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Barra Velha.

Embora os Menslin de diversas outras cidades e estados não puderam comparecer, o festivo evento foi realizado em Joinville. A atual Grande Família Menslin descende dos imigrantes Johann Carl Christian Menslin e esposa Johanna Christine Marie, que vieram da região da Pomerânia, que ficava ao norte da Polônia e Alemanha..

FONTE: Jornalista – NELCI  TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br