Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

9 min read
0
308

 

JOINVILLE/SANTA CATARINA – MENOS ISS NA EXPOVILLE – Já está em vigor a lei que reduz a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) a promotores de eventos para 2% em atividades como estandes, feiras, congressos e exposições realizadas em Joinville, SC. Com essa medida, a maior cidade de Santa Catarina, importante polo industrial e turístico consolida a sua vocação para receber eventos nacionais e internacionais além de fomentar a economia local.

EXPOVILLE 

O maior centro de eventos e convenções da região Sul, a EXPOVILLE (Foto acima), localizada no município, prevê o incremento em 15% no número de eventos realizados neste ano, com destaque ao mercado de São Paulo.

“A diminuição de 3% no imposto é determinante como produto de concorrência para a captação de eventos no país, especialmente, quando comparado a outras cidades com potencial turístico e que ainda estão trabalhando com o valor máximo de 5%”, comenta a gerente da EXPOVILLE e vice-presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade, Vanessa Venzke Falk. Com certeza uma ótima notícia.

Roda gigante em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está próxima de ganhar uma roda gigante de 65m de altura. A instalação, que terá ainda um parque, trilhas e mirantes, ficará nas proximidades da Praia do Coco, entre a Praia Central e a Praia Brava, e será a maior da América do Sul.  

As obras serão iniciadas este ano e a inauguração está prevista para março de 2019. O investimento deve chegar a R$ 40 milhões, iniciativa da empresa Big Wheel S.A., dos empresários Ricardo e Cícero Fiedler, e Erondi Roveda. O projeto já foi aprovado pelo Conselho da Cidade.

Gastronomia em Prudentópolis

Uma das diversas lindas igrejas de Prudentópolis

Conhecida como “Terra das Cachoeiras Gigantes” e berço da colonização ucraniana no Estado do Paraná, Prudentópolis, vai realizar de 20 a 22 de abril próximo seu I Festival de Gastronomia Eslava.

Prudentópolis faz parte da região turística Terra dos Pinheirais, região Centro-Sul do Estado, a 207 km de Curitiba. A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920, atualmente considerado o município mais ucraniano do Brasil – 80% da população local.

Recorde de turismo

O Presidente espanhol Mariano Rajoy revelou em Madri que a Espanha recebeu, ano passado, 82 milhões de turistas, ou seja, 9% mais que em 2016. A cifra situa o PaÍs de Cervantes como segundo destino mundial, atrás apenas da França.

Ainda de acordo com Rajoy, o gasto dos turistas que visitaram a Espanha em 2017 chegou a 87.000 milhões de euros, 12% mais que no ano anterior. Foram 82 milhões de turistas! E o Brasil continua com 6 ou 7 milhões de visitantes anuais…

Um pouco de história

Imagem do Memorial Cabeza de Vaca, em Foz do Iguaçu

No dia 31 de janeiro de 1542, o aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca admirou as Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina.

De acordo com os relatos históricos, foi ele o primeiro homem branco a contemplar a atração, que mais tarde seria parte essencial do Parque Nacional do Iguaçu, depois ganharia o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade e, por último, o título de Maravilha Mundial da Natureza. Por ironia do destino, Cabeza de Vaca descobriu tudo isso acidentalmente. As Cataratas do Iguaçu surgiram no caminho dos aventureiros, quando desciam o Rio Iguaçu em uma canoa para chegar a Assunção, capital do Paraguai. Da passagem dele pela região ficaram algumas marcas, entre elas a conclusão de que a América era um continente. Cabeza de Vaca faz parte também da história de Santa Catarina,

Amplamente mencionado em registros e livros sobre São Francisco do Sul,Barra Velha e regiões adjacentes.

Cabeza de Vaca recebeu Memorial

  Restaurante Cabeza de Vaca faz parte do conjunto da Vila Cenográfica do Marco das Três Fronteiras.

Uma sala, localizada no interior do Marco das Três Fronteiras – Argentina, Brasil e Uruguai convida os visitantes para uma viagem de cinco minutos em uma projeção tecnológica que narra com detalhes a riquíssima história da formação deste que é um dos lugares mais singulares do mundo. A experiência sensorial possibilita o envolvimento do turista com a formação

www.marcodastresfronteiras.com.br

Recepção no Aeroporto do Recife


O aeroporto ganhou uma decoração especial para a época festiva –Foto: Guga Matos/JC Imagem – JC Online

Em Recife, capital de Pernambuco, uma das cidades mais carnavalescas do Brasil, o Aeroporto dos Guararapes recebeu os turistas de forma muito peculiar, no dia 28 de janeiro. Pela esteira de bagagem vinham sombrinhas, símbolo do folclore pernambucano, personalizadas com os nomes dos passageiros que desembarcavam dos aviões. Malas enfeitadas também giravam na esteira, de onde saíam personagens do frevo, além de que o saguão estava e continua com decoração especial para o carnaval.

Os turistas foram recepcionados por passistas, papangus e uma orquestra, motivando alguns turistas a darem seus passos do ritmo. Calorosa recepção!

FONTE: Jornalista Nelci Terezinha Seibel
Membro da Academia Joinvilense de Letras e da
Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul