Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
210

JOINVILLE/SANTA CATARINA-BRASIL-Nos dias 24 e 25 de maio de 2019, a BNT MERCOSUL realiza a edição comemorativa de 25 anos de seu tradicional evento de negócios turísticos. Realizada no CENTREVENTOS de Itajaí (SC), a programação estará repleta de eventos especiais, com atividades que ocorrerão também em Balneário Camboriú e Beto Carrero World. Informações e estandes pelo e-mail comercial@bntmercosul.com.br ou telefone +55 (47) 3367-1119. (Foto acima BNT: meramente ilustrativa)

Instituto Rã-Bugio com mil h de RPPN

Com a aquisição recente de mais 133 hectares, o Instituto Rã-Bugio atingiu a meta de criar uma RPPN de mil hectares de Mata Atlântica e já foi protocolada no ICMBio. Quase toda a área é de MATA PRIMÁRIA, que protege as cabeceiras do rio Itajaí e uma fabulosa biodiversidade, boa parte dos animais da lista de espécies ameaçadas. Fica em Itaiópolis (SC). Veja neste link as RPPN já criadas [ http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13].

Iniciam as atividades do Projeto Vida na Praia

 

O banho de mar já pode ser uma realidade para os deficientes físicos ou com mobilidade reduzida em Itapema, com o início do Projeto Vida na Praia. A iniciativa é uma realização da Associação das Pessoas com Deficiência, Familiares e Amigos (ADI) com apoio da Prefeitura de Itapema.

Além de ser conduzido por um voluntário com segurança, o modelo das cadeiras é adaptado, chamada de anfíbio, tanto para deslizar melhor na areia, quanto para não afundar na água e garantir aos deficientes físicos melhor contato com a água. A Prefeita Nilza Simas participou da abertura do projeto e destacou a importância da iniciativa. “Parabéns a toda equipe da ADI e aos voluntários.

Máquinas a vapor e ideias que mudaram o mundo

 
Conheça a magia do Mundo a Vapor em Canela – RS

Para quem estiver planejando passar alguns dias na Serra Gaúcha inclua no roteiro uma visita ao Mundo a Vapor. Localizado no Rio Grande de Sul, em uma das regiões mais lindas do Brasil – a Serra Gaúcha – o Mundo a Vapor está entre as principais atrações turísticas da cidade de Canela. Nessa visita você vai conhecer um parque cheio de vida, arte e movimento.

Uma história real

Esse universo surpreendente que você irá conhecer é fruto de uma história real, a história da família Urbani. A essência do Mundo a Vapor nasceu muito antes do parque existir. Na década de 1920, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias da Serra Gaúcha que eram movidas por grandes máquinas a vapor. Herdeiros do seu talento, os filhos Omar, Benito e Hermes Urbani cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis.

Apaixonados por máquinas a vapor, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade, onde passaram a criar artesanalmente réplicas, reproduzindo um processo industrial de maneira minuciosa e encantadora.

Miniaturas em movimento

 Aquilo que inicialmente era um passatempo prazeroso acabou inspirando um novo negócio. Em 1991 nascia o parque temático Mundo a Vapor, apresentando máquinas em miniatura de proporções exatas, detalhes perfeitos e funcionamento mecânico completo. Quem visita o parque é contagiado pela energia criativa que movimenta cada máquina e contextualiza os cenários.

Hotel Le CinqCodet em Paris

  
Jardim de inverno do Hotel Le CinqCodet, agradável ao máximo

Quem for a Paris, vale a pena conhecer a atmosfera culta e elegante da Rive Gauche de Paris é também a marca registrada do hotel-boutique Le CinqCodet. Localizado no 7º arrondisement, próximo às lojas da RueCler – endereço tipicamente residencial com estabelecimentos que os turistas amam, como floristas e pâtisseries – e a galerias de arte e entre a Torre Eiffel e o Palácio Nacional Les Invalides, esse cinco estrelas ocupa um edifício dos anos 1930 e surpreende por sua contemporaneidade. O Le CinqCodet é representado no Brasil pela Key Partners (www.keypartners.com), de Sylvia Leimann. Saiba tudo em: www.le5codet.com.

Vegetação natural na Mata Atlântica


Flor de Lótus, nativa da Mata Atlântica no Brasil

A Mata Atlântica é o bioma mais devastado no Brasil, devido à urbanização, à industrialização e à expansão agrícola. De acordo com os levantamentos do SOS Mata Atlântica junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas 16% da vegetação nativa não havia sido destruída, abrigando cerca de 23 mil espécies.

 Entretanto, um estudo recente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) identificou novos trechos do bioma, ampliando essa porcentagem. Com base em imagens de alta resolução do satélite RapidEye em alta resolução e com a adoção de novas técnicas de detecção de fragmentos florestais, os pesquisadores descobriram que a Mata Atlântica brasileira possui 28% de cobertura vegetal nativa, aproximadamente o dobro das estimativas anteriores. O estudo, publicado no periódico científico Perspectives in EcologyandConservation, que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, revela que o bioma se estende por 32 milhões de hectares ao longo da costa.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br