Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

9 min read
0
158

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – Aniversário de Joinville – Escolares Joinvilenses mostrando suas artes marciais no desfile. Já encerraram as inscrições para o desfile de aniversário de Joinville, que acontece dia 9 de março, às 17 horas, em comemoração aos 168 anos de fundação da cidade.

A expectativa é reunir cerca de três mil integrantes. Cerca de 60 grupos já confirmaram participação, incluindo clubes de automóveis, de ciclismo e de serviços, associações desportivas, de classe e de moradores, grupos folclóricos, culturais e de dança, entidades ligadas à área da saúde, realeza da 81a Festa das Flores, escolas municipais, estaduais e particulares. As forças de segurança também estarão presentes – Bombeiros Voluntários de Joinville, pelotão do 62o Batalhão de Infantaria (62o BI), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito (DETRANS). O desfile seguirá pela Avenida Beira Rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin.

Academia de Letras Joinvilense de Letras

Na última quinta-feira, a Academia Joinvilense de Letras realizou o primeiro Café Acadêmico de 2019, em sua sede na Sociedade Harmonia-Lyra.

Na oportunidade, a acadêmica historiadora Raquel S. Thiago fez interessante palestra sobre o Falanstério do Saí, interessante período de utopia vivida na Vila da Glória, em São Francisco do Sul, sobre o qual já escreveu livros.

Embaixadores de Eventos em Joinville

No dia 21, o Joinville e Região Convention& Visitors Bureau estreou o Programa Embaixadores de Eventos de Joinville, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e eventos da cidade.

A iniciativa inédita selecionou renomados profissionais de diversos segmentos, como saúde, educação, ciência, tecnologia, construção, cultura, esporte, entre outros, que atuarão como conexões junto às suas entidades de classe apresentando Joinville como opção de destino para a realização de congressos, conferências e outros eventos.O Convention apresentou aos convidados o que Joinville oferece em termos de infraestrutura e serviços para sediar desde pequenos até grandes eventos.

Exposição Antigo Porto de Joinville


Porto Conde d’Eu, ao lado do Moinho Santista 

Uma importante parte da história da cidade, esquecida por muitos e desconhecida por tantos outros, está em destaque na exposição “Porto de Joinville: Memórias às Margens do Cachoeira”, no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

A mostra reproduz fotografias e cartões postais pertencentes ao acervo do Arquivo e que mostram cenas do dia a dia do antigo Porto – que funcionava nas imediações do Mercado Público Municipal – a paisagem, o comércio, os trabalhadores do local que foi o único elo da então Colônia Dona Francisca com São Francisco do Sul, e principal ponto de chegada e escoamento de mercadorias. As imagens são datadas do período de 1866 até o início da década de 1970, quando o Porto de Joinville encerrou suas atividades. A entrada é gratuita, das 8 às 18 horas. Também no Arquivo Histórico, de 18 de fevereiro a 15 de março podem ser feitas inscrições gratuitas para o projeto “Pesquisa em Evidência”, onde serão apresentadas produções intelectuais que utilizaram o acervo do AHJ como fonte de consulta. Interessados podem acessar o e-mail arquivohistorico@joinville.sc.gov.br, para informações e inscrições.

Novo espaço no Ponta dos Ganchos

 

 

Da perfeita sinergia entre dois grandes nomes reconhecidos por levar o nome do Brasil ao público internacional, nasce um charmoso e intimista espaço no Ponta dos Ganchos assinado pelo designer Jader Almeida. Recém premiado como o hotel mais relaxante do mundo pela Haute Grandeur Global Hotel Award, o resort buscou um espaço para o hóspede contemplar a natureza, degustar um bom vinho ou até mesmo ler um livro.

O novo ambiente foi pensado para ser mais um recanto de convívio para os hóspedes do resort. “ O resort possui vários atrativos e está localizado em uma península particular em Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis, rodeado por uma vila de pescadores e está imerso a uma natureza exuberante. Um cenário desenhado de forma especial. Saiba mais em: www.pontadosganchos.com.br.Tel.: (48) 3953-7000. Integrante da prestigiada cadeia The LeadingHotelsofthe World, são 25 luxuosos e amplos bangalôs que oferecem privacidade, conforto e uma vista inesquecível para o mar da Costa Esmeralda, no norte do estado, além do serviço impecável.

Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul 


Foto Desfile Alegórico da Festa da Uva em Caxias do Sul/RS

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul promove a tradicional Festa Nacional da Uva, que começou em 22 de fevereiro e se estende até 10 de março, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. Com o tema “Viva una Bela Giornada”, o evento faz parte da história da cidade e evidencia o imigrante, a cultura italiana e as riquezas naturais da região, como a uva, fruto que contribuiu para o desenvolvimento inicial do município. Acesse:

www.festadauva.com.br/ingressos.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br