Home Sul Santa Catarina Volta ao Mundo por Nelci Seibel

Volta ao Mundo por Nelci Seibel

10 min read
0
125

JOINVILLE/ SANTA CATARINA -Desde o dia 8 de junho, a Usina Hidrelétrica do Piraí, em Joinville está novamente aberta para visitação. A Usina recebe visitas sempre aos segundos sábados de cada mês (exceto em dias de chuva), das 10h às 15h.


Grupo em visita a Hidrelétrica do Piraí, com a cachoeira do mesmo nome ao fundo

 No passeio, além de ter contato com a natureza exuberante e contemplar um dos mais belos atrativos da região, a Cascata do Piraí, o público tem a oportunidade de conhecer um exemplo concreto de integração harmoniosa entre a tecnologia e o meio ambiente. Durante o roteiro é exibido um vídeo com breve apresentação sobre a Usina e os técnicos da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, contam mais sobre a história da geradora, seu funcionamento e importância para o setor elétrico do Estado. A visita é gratuita e o acesso é feito em grupos de 15 pessoas, monitorados por técnicos da Celesc e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT). Saiba mais em: drimprensa@gmail.com.

É tempo de sopas no Tannenhof

Delícias de sopas e cremes com acompanhamentos

Com a chegada do inverno, o restaurante Weinhof, do Hotel Tannenhof volta a oferecer sua programação especial para as noites frias. Nas noites de quinta-feira, bufê de sopas e cremes e nos outros dias (exceto quintas e sábados), as Noites de Fondue. Um bom jantar com uma boa conversa é bom demais! Veja sites: www.tannenhof.com.br ou www.cidadedasflores.com.br . Fone: (47) 3145-6700.

              Bailarino joinvilense no New York City Ballet         

Jovani como solista no Miami City Ballet.

O joinvilense Jovani Furlan, 26, bailarino, começou no mundo da dança na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, aos 10 anos, em 2004. Ainda não sabia o que o futuro lhe reservava, muito menos cogitava a possibilidade de morar no exterior e ser o Primeiro Bailarino do Miami City Ballet, lugar conquistado em 2017 após sete anos de trabalho na companhia americana. Agora uma nova conquista para sua carreira, a partir de agosto, será solista do New York City Ballet, o primeiro bailarino brasileiro contratado por essa companhia de dança, que é uma das mais importantes do mundo. Parabéns ao Jovani e a Joinville. Em férias junto à família, o bailarino se prepara para a nova etapa de sua vida em Nova York.

Literatura Desenhada

“Açores: a Literatura Desenhada” do veterano pintor, escritor e professor açoriano Tomaz Borba Vieira, está na biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado a partir desta quinta-feira (13). A exposição é toda ligada à literatura, com ilustrações de livros publicados e texto de apresentação por escritores açorianos.

Sucesso da liberação do visto

No dia 18 de março o presidente do Brasil anunciou a liberação de turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália a entrarem no nosso pais sem visto. Segundo o ministro do turismo, a decisão já começa a dar frutos: no dia 28 de maio ele anunciou um aumento de 250% nas reservas de passagens de turistas australianos e japoneses para o Brasil. Pensando nisso, o KAYAK, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo fez um levantamento que aponta um aumento significativo nas buscas pelo Brasil. Estados Unidos + 27%; Canadá + 15%; Japão + 40% e Austrália + 10%. Os destinos mais procurados no Brasil são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. No dia 17 de junho, entra em vigor a medida que flexibiliza de vez a concessão de vistos para viajantes desses países entrarem no país. Ao mesmo tempo, também entra em vigor a liberação de 100% de capital estrangeiro para atrair novas empresas aéreas. São medidas reivindicadas há mais de duas décadas pelas entidades que representam o trade turístico no Brasil e deverão favorecer a atratividades do destino, acirrar a concorrência e ampliar a malha de conexão aérea.

O Brasil cresce junto

“Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto.” Este é o slogan da campanha “Turismo pelo Brasil”, abraçada pelas entidades do trade, como a ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, e que deve impulsionar oportunidades de novos negócios para todos os setores econômicos, direta e indiretamente impactados.

Turismo é força econômica 

Vitória-régia, da família das Nymphaeaceae, maior planta aquática do mundo
uma das oito maravilhas da natureza brasileira, símbolo da região amazônica.

Enquanto a grande imprensa tem por hábito divulgar as desgraças e acontecimentos negativos do Brasil, dados da OMT – Organização Mundial do Turismo, do Ministério do Turismo, da Embratur e do Conselho Mundial do Turismo descrevem e atestam a força econômica do setor que ocupa posição de liderança global no ranking dos que mais geram empregos. Para confirmar a perspectiva real de o Turismo protagonizar, no curto e médio prazo, mudanças profundas no cenário, o Fórum Econômico Mundial demonstra que o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking dos países com mais atrativos turísticos naturais. Além disso, ocupa o honroso 8º lugar em atrativos culturais, espalhados de norte a sul nas dimensões continentais de um país singular em termos de formação étnica, identidade linguística, expressividade musical e peculiaridades gastronômicas.

Nelci Seibel
nseibel@terra.com.br
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul