Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
292

 

 

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – MARATONA DE MONTEVIDÉU – Para os adeptos da corrida, o calendário de eventos esportivos do Uruguai vem crescendo rapidamente e junto, a procura por hospedagem nestas datas, como a Maratona de Montevidéu.

Em sua 5ª edição, acontecerá no dia 15 de abril (domingo), organizado pela prefeitura de Montevidéu, com apoio do setor privado. O atleta poderá correr nas modalidades: meia maratona (21k) ou maratona completa (42k). As inscrições estão abertas e as informações em: (http://www.maratonmontevideo.com.uy/ ). (Foto acima: Maratona de Montevidéu 2017)

Saint Andrews: Melhor hotel de luxo do Brasil

 

GRAMADO/RS EM ALTA. O Hotel Saint Andrews, naquela cidade da Serra Gaúcha está em primeiro lugar na categoria Melhor Hotel de Luxo do Brasil e recebeu o prêmio Travellers’ Choice 2018, organizado pelo TripAdvisor.

Na premiação o empreendimento se consolidou ainda como uma das principais escolhas de categoria de alto padrão na América do Sul.

BTL e o turismo de negócios

A BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa 2018, em sua 30.ª edição, que acontece de 28 de fevereiro a 4 de março, vai reforçar a aposta no Turismo de Negócios, com a implementação do espaço BTL Meeting Industry e a dinamização de um programa de Hosted Buyers específico para profissionais que operam no setor.

A BTL Meeting Industry estará no Pavilhão 2, afirmando-se como um espaço de exposição destinado a empresas e entidades como unidades hoteleiras, equipamentos e recintos, empresas de animação turística, organização de eventos, DMC e outras ligadas ao segmento. O Ministério do Turismo e diversas empresas brasileiras marcarão presença.

MITT 25 em Moscou

 

 

Catedral de São Basílio, cartão postal de Moscou. Foi construída em 1560 pelo “Ivan o Terrível”, para celebrar a captura do Kazan e a libertação da Rússia contra a opressão Tatar. Depois de pronta, os arquitetos tiveram os olhos furados, para que nunca mais pudessem criar algo de tal beleza e imponência.

De 13 a 15 de março, Moscou, a gigantesca capital da Rússia vai sediar a MITT 25-Moscow International Travel and & Tourism Exhibition. Trata-se da 25ª edição dessa feira, que nasceu em 1994 e desde então vem atraindo as atenções do mundo turístico, hoje uma das maiores do mundo no segmento. Este ano deverá contar com cerca de 1.800 expositores e 190 destinos.

Os visitantes poderão conhecer o que a Rússia tem para mostrar, em termos de turismo, as principais atrações de todos os países participantes e ainda conhecer as principais cidades da Rússia, que expõem a megalomania dos czares que as construíram. A Feira de Moscou é organizada pelo ITE Group, uma das maiores empresas mundiais de organização do setor. http://www.sc.gov.br/index.php/noticias/fotos

 Melhorias no Porto de SFS

SÃO FRANCISCO DO SUL/SANTA CATARINA – BRASIL – O governador Raimundo Colombo assinou, em São Francisco do Sul, Litoral Norte de SC, o edital para licitar as obras de construção do novo portão de acesso (Gate-in) da SCPar Porto de São Francisco do Sul.

A obra tem investimento orçado em R$ 4,7 milhões e vai permitir dobrar a capacidade de atuação do terminal portuário. “O investimento melhora a infraestrutura necessária pelo aumento de movimentação de cargas no porto. Esperamos que não demore uma eternidade para ser concretizada esta obra. E outros investimentos previstos para o melhor desempenho do porto.

Fórum Gramado de Estudos Turísticos

 

Pedro Bertolucci

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – Quatro vezes prefeito de Gramado e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da atividade turística na cidade, Pedro Bertolucci usa toda sua experiência para falar do segredo do sucesso do destino.

Com 34 mil habitantes, Gramado recebe e encanta anualmente cinco milhões de turistas. Pedro Bertolucci será um dos palestrantes no Fórum Gramado de Estudos Turísticos, de 12 a 14 de abril de 2018.

Mais informações em
www.forumgramado.com.br

Imagem de São Nicolau voltou

São Nicolau 

SÃO NICOLAU/RIO GRANDE DO SUL – Há 60 anos também já se roubava, e até em igrejas. Foi o que aconteceu no município de São Nicolau, na região missioneira, interior do Rio Grande do Sul. A imagem de São Nicolau, desaparecida há 60 anos, foi devolvida à sua comunidade, na véspera do Natal 2017. Com a consultoria do Iphan, a PUC/RS cuidou do restauro da peça sacra, que tem cerca de 300 anos.

Muitos mitos e histórias foram criados ao redor do fato. “Dizem aqui que a cidade não cresceu mais porque o Santo não está mais com o povo”, conta Ana Paula Alvarenga, ex-secretária de Turismo da cidade de São Nicolau.

Em 2016, a imagem foi descoberta em uma escola em Santa Maria (RS), com estado avançado de desgaste e rachaduras. Acredita-se que a imagem foi esculpida pelo artista Giuseppe Brasanelli, escultor e arquiteto italiano que se tornou sacerdote da Companhia de Jesus no início do século 18. Em seu ateliê em São Borja, cunhou imagens do barroco jesuíta, que hoje são parte do acervo missioneiro encontrado no Brasil.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e|
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul