Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

7 min read
0
33

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – O mês de agosto foi o melhor da história, em números de passageiros, no Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC).(Foto acima) O terminal recebeu 48.104 viajantes, alta de 18,22% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram 40.688 embarques e desembarques.  

No acumulado de janeiro a agosto, houve aumento de 7% em relação a 2018. O superintendente do Terminal, Rones Rubens Heidemann, atribui a alta a fatores como a nova frequência da Gol para Guarulhos (SP), além do movimento Voe Por Joinville, cujo objetivo é incentivar viagens pelo terminal.

Vinte anos de cultura 

A Sociedade Alemã de Joinville, com sede na Casa da Memória/Cemitério do Imigrante completa no dia 3 de outubro 20 anos de atividades. A data será comemorada com homenagens, exposições e atividades culturais, na Sociedade Harmonia-Lyra. Domingos Musicais e exposições de artistas joivilenses no primeiro domingo do mês, Conversação em Alemão às segundas-feiras são algumas das atividades da Sociedade, com acesso gratuito.

Nova oferta hoteleira em Manaus

 
Juma Ópera Hotel, instalado em casarão antigo restaurado, em Manaus (AM)

Manaus tem se consagrado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, por ser porta de entrada para a Amazônia e pela rica cultura regional, com aspectos tradicionais do folclore brasileiro, como o “Boi-Bumbá”. Para atender essa demanda, o setor hoteleiro da cidade tem crescido. Dos mesmos proprietários do hotel de selva Juma Amazon Lodge, já com 20 anos, o Juma Ópera será inaugurado no mesmo ano em que a capital amazonense completa o seu 350º aniversário. O novo hotel-boutique de alto padrão ocupa um casarão histórico em frente ao majestoso Teatro Amazonas, com 41 apartamentos, restaurante de cozinha regional e internacional e rooftop com piscina. O projeto é do arquiteto Roberto Vinograd, que teve o cuidado de preservar o edifício tombado, até mesmo na estrutura da nova ala acoplada, que terá a mesma concepção arquitetônica da original.

Sessão Solene na Câmara

 O presidente da Harmonia-Lyra, Álvaro Cauduro de Oliveira será homenageado em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Joinville, no dia 2 de outubro, às 19h30. Receberá o título de Cidadão Honorário de Joinville.

Azul recebe o maior jato comercial da EMBRAER

 

A Azul recebeu no último dia 12 a primeira das 51novas aeronaves E195-E2 da EMBRAER. O modelo, dos quais a companhia deve receber mais cinco até o fim do ano, oferece 136 assentos, economia de 15% no consumo de querosene e será usado na rota Campinas (SP) – Brasília (DF), a partir de outubro.

Na Serra de Capivara

No Parque Nacional da Serra da Capivara, entre a profusão da natureza há pinturas rupestres dos homens das cavernas. São 173 sítios arqueológicos prontos para serem visitados, entre os mais de mil já catalogados. 

Durante três dias, técnicos do Ministério do Turismo estiveram em São Raimundo Nonato (PI) e em Coronel José Dias (PI) – cidades que compõem o Parque Nacional da Serra da Capivara – para realizar um diagnóstico do turismo local.

Em breve um relatório com ações e projetos a serem realizados na região para qualificar e aprimorar os atrativos turísticos será entregue à Casa Civil. A ação vem atender a uma promessa feita pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante visita ao estado no dia 29 de agosto. Além de ações de infraestrutura e de qualificação profissional, os gestores locais e do trade turístico solicitaram apoio para o início das operações do aeroporto Serra da Capivara.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br