Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

10 min read
0
318

JOINVILLE/SANTA CATARINA –BRASIL -Grupos formados por turmas de estudantes de colégios, faculdades, universidades e cursos técnicos, com interesse em realizar atividade relacionada à arte e cultura, podem se inscrever para participar das visitas noturnas ao Museu de Arte de Joinville. (MAJ).

O atendimento é gratuito e acontecerá nos dias 4 e 18 de abril, das 19 às 21h30min. Em cada data, serão atendidos até três grupos, formados por no máximo vinte pessoas. Agende pelo e-mail: educativomaj@gmail.com – O Museu de Arte de Joinville – MAJ, fica na rua XV de Novembro, 1400, América, com atendimento de terça-feira a domingo, das 10 às 16h.

(Legenda da foto acima: Vista do Museu de Arte de Joinville (MAJ), “de dentro para fora”. A casa que Ottokar Doerffel, construiu. Hoje, Museu de Arte de Joinville. Doerffel completaria 200 anos no dia 24 de março. (Foto: Divulgação)

Páscoa na CHA

Ao se hospedar nos hotéis da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), espalhados pelo Sul do país e em Minas Gerais, no período de Páscoa (30/3 a 1/4), o visitante ganha 25% de desconto e uma recepção com doces, que o visitante poderá se servir à vontade na hora do check-in. A promoção é válida para o mínimo de duas diárias. No café da manhã e nos cafés coloniais haverá o tradicional Festival de Chocolate. Saiba mais em: www.chahoteis.com.br.

Parque Natural da Caieira

Para quem permanecer na cidade durante a Páscoa, uma opção de lazer ao ar livre é a visita ao Parque Caieira. A importância do parque é conhecer as espécies da fauna e da flora que vivem nesta Unidade de Conservação, enquanto se caminha pela trilha que segue até a Lagoa do Saguaçu, com aproximadamente 3 k de extensão. O parque foi recentemente restaurado. Especial para turmas escolares, as caminhadas pelas trilhas são realizadas às terças-feiras, pela manhã e a tarde, mediante agendamento pelo e-mail: palestra@joinville.sc.gov.br

Visto eletrônico 

O recém-criado visto eletrônico para turistas australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses entrarem no Brasil é um sucesso mais do que comprovado. De 1º de fevereiro a 2 de março de 2018 foram emitidas 14.654 autorizações nos Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) registrou um aumento de 87% a mais em relação às autorizações feitas no mesmo período em 2017, quando a emissão era realizada apenas pelo modelo tradicional. Ainda de acordo com o MRE, na Austrália este aumento foi de 80%, no Canadá, 47%, e no Japão, 37%.

Pensando em alcançar um número ainda maior de turistas, a EMBRATUR expôs um painel na Times Square, em Nova Iorque – EUA, com informações da campanha. O anúncio ficará até o fim de abril.

Exposição Fritz Alt

Monumento ao Imigrante, obra do artista Fritz Alt (Divulgação)

Fotografias, esculturas, peças em gesso e materiais que registram o processo de produção, compõem a exposição “Identidades Plurais na Poética de Fritz Alt”, que apresenta parte do trabalho do escultor alemão e a importante contribuição artística que deixou para Joinville. De acordo com a coordenadora da unidade, Helga Tytlik, a mostra marca o início da gestão de museu criativo, agora também no Museu Fritz Alt.

Além de conhecer o trabalho do artista, o visitante pode aproveitar a ampla área verde dos jardins, interagir com a paisagem natural do Morro da Boa Vista e contemplar a vista panorâmica da cidade. O Museu fica na Servidão Fritz Alt, rua Aubé, s/no, Boa Vista. Abre de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, com entrada é gratuita. Contatos: educativofritzalt@gmail.com. O escultor alemão Fritz Alt chegou a Joinville em 1922 e sua obra continua presente em diversos pontos da cidade, como o busto da princesa Dona Francisca na Rua das Palmeiras, onde, e o Monumento ao Imigrante na Praça da Bandeira.

 Concurso Feira do Livro

Mais do que promover um encontro para celebrar a literatura, a Feira do Livro de Joinville tem a missão de incentivar a leitura e a escrita entre os todas as faixas etárias. E para comemorar os 15 anos da feira em 2018, a organização do evento criou o Prêmio Literário Cidade de Joinville.

Realizado pelo Instituto da Cultura e Educação de Joinville, o concurso vai selecionar obra literária inédita, entre autores residentes em Santa Catarina, a fim de estimular a criação artística, valorizar talentos locais e contribuir para formação e ampliação do público leitor no Estado. O lançamento oficial do prêmio ocorreu durante o 5º Encontro Catarinense de Escritores, em novembro de 2017.

As obras literárias concorrentes deverão ser compostas por cinco (5) contos inéditos e de autoria própria, que ainda não tenha sido publicado em nenhum tipo de mídia. O autor do conto vencedor será premiado com R$ 10 mil. A Feira do Livro de Joinville ocorre de 8 a 17 de junho de 2018 e espera visitantes de toda região. O tema da Feira é “Era Uma Vez… Muitas Histórias”. SAIBA MAIS EM – www.feiradolivrojoinville.com.br

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br