Home Sul Santa Catarina VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel

9 min read
0
322

JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – 2º FESTIVAL DE ÓPERA DE JOINVILLE. A Sociedade Harmonia-Lyra completa 160 anos de fundação no dia 31 de maio deste ano. Para comemorar organizou programação com muita música erudita -, o 2º Festival de Ópera de Joinville. Haverá espetáculos para as noites de 31 de maio, 6 e 7 de junho, além de um ensaio geral da ópera Madama Butterfly, de Puccini, no dia 4 de junho, para estudantes de escolas municipais. (Legenda da foto acima: Imagem da “Cortina Lírica”, no 2º Festival de Ópera Harmonia-Lyra (Divulgação)).

 No dia 31 de maio, às 20 h, o público poderá conferir “Cortina Lírica”, concerto com árias famosas de óperas cantadas por quatro solistas renomados nacionalmente. O destaque são as Bachianas de Villa-Lobos e vários trechos da ópera “Carmen”, de Biz. Com um concerto em duas partes, serão cantadas árias de óperas de Delibes, Offenbach, Halevy, Camille Saint-Saëns, uma composição do brasileiro Heitor Villa-Lobos e de três óperas de Bizet, especialmente de sua obra-prima “Carmen”. 

Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria da sociedade, das 9h às 12h e das 14h às 17h, levando três quilos de alimentos para doação a entidades beneficentes da cidade. “Cortina Lírica” tem patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do SIMDEC. 

ABIH-SC abre inscrições para Encatho & Exprotel 2018

Centro Sul, em frente ao mar, em Florianópolis (Divulgação)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC abriu oficialmente as inscrições gratuitas para a 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros.

O evento acontece de 24 a 26 de julho no Centro Sul em Florianópolis e vai debater “Pessoas & Tecnologia na hotelaria”, evidenciando ferramentas tecnológicas, e mostrando a importância das pessoas na potente indústria da hospitalidade.

Pesquisa em Eventos em Joinville

Estudar o impacto socioeconômico dos eventos na cidade de Joinville, além da imagem do destino é uma das propostas do projeto Eventos, da Universidade da Região de Joinville (Univille) e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em sua 3a. edição, em 2018. 

A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e demais entidades relativas ao setor visa identificar o perfil dos participantes dos eventos, bem como os impactos que os eventos representam para o município de Joinville. Serão  aplicados questionários com os participantes dos principais eventos durante este ano. Nesta edição, o projeto conta com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Sonho de Natal em Canela

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin e o Secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, realizaram coquetel de lançamento do 31º Sonho de Natal de Canela para a imprensa e autoridades, no dia 15 de maio. O evento aconteceu no Grande Hotel Canela

Visto eletrônico para o Brasil

Os dados do programa eVisa referentes ao último mês de abril, divulgados pelo Ministério de Relações Exteriores, indicam que nos mercados estratégicos para o turismo brasileiro – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – , onde o sistema de visto eletrônico foi implantado

O número de concessões de vistos aumentou, em média, 49% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o processamento dos vistos era feito pelo sistema tradicional. Para o Ministério do Turismo, isso representa um acréscimo potencial de R$ 20,7 milhões na economia em apenas um mês.

BNT MERCOSUL

Nos dias 25 e 26 de maio a BNT MERCOSUL volta a Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World para a realização da sua 24ª edição. O tradicional evento traz a Santa Catarina os principais nomes e marcas do turismo nacional e também de países como Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, apresentando novidades focadas na promoção de destinos, comercialização de serviços turísticos e capacitações de Agentes de Viagens. 

A Feira de Negócios e as Capacitações serão realizadas no CENTREVENTOS em Itajaí, Business Center e visitas técnicas em Balneário Camboriú. A cerimônia de encerramento é em Beto Carrero World. Para participar é obrigatória a inscrição, pelo site: www.bntmercosul.com.br .

Teté Bezerra, nova presidente da EMBRATUR

Durante a posse, Teté Bezerra enfatizou a necessidade de reformas no turismo para impulsionar o setor no Brasil. Destacou os avanços já realizados para ampliar a participação do Brasil no cenário internacional de viagens, como a implantação dos vistos eletrônicos e a aprovação, no Senado Federal, do projeto de céus abertos. 

Seu grande desafio será sensibilizar os parlamentares sobre a importância de aprovar o PL 2724, em tramitação no Congresso Nacional, que trata da transformação da EMBRATUR em agência de promoção.

ESCREVE: Jornalista – NELCI TEREZINHA SEIBEL
JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Fone: 47 3425-4090 – 47 9631-0521
nseibel@terra.com.br