Home Sudeste São Paulo 15 curiosidades sobre Wimbledon

15 curiosidades sobre Wimbledon

5 min read
0
225

SÃO PAULO/ SP – BRASIL -Wimbledon é um universo à parte. É o campeonato de tênis mais emocionante do mundo – e o mais assistido também. O torneio normalmente começa na última semana de junho e se estende por 2 semanas na famosa arena de Wimbledon em Londres. Aqui vão 15 curiosidades sobre este evento tão especial.

  1. O tênis é uma invenção britânica e Wimbledon é o torneio de tênis mais antigo do mundo – foi criado pelo All England Croquet and Lawn Tennis Club (AELTC) em 1877.
  2. O nome do torneio vem da região onde ele acontece – Wimbledon, um distrito no sudoeste de Londres. Originalmente ficava próximo à Worple Road, mas mudou para o endereço atual na Church Road em 1922.

  1. Os últimos tenistas britânicos a vencerem os torneios individuais de Wimbledon foram o escocês Andy Murray, em 2016 e Virginia Wade, em 1977.
  2. A primeira transmissão televisionada do Torneio de Wimbledon aconteceu em 21 de junho de 1937, pela BBC.
  3. As quadras são semeadas com 100% de grama azevém perene; é o único torneio do Grand Slam jogado em quadra de grama.
  4. Os jogadores só podem usar roupas e acessórios de cor branca e não é permitido patrocínio ou propaganda em Wimbledon.
  5. Comer morangos com creme em Wimbledon é uma tradição desde 1877, seguida tanto por jogadores quanto por expectadores. Durante o torneio são consumidos 34 mil quilos de morango e 10 mil litros de creme.
  6. A arena principal só é utilizada durante o torneio; a única exceção foi em 2012, quando Wimbledon recebeu os jogos de tênis pelas Olimpíadas de Londres.

  1. A tradição dos jogadores curvarem-se diante do Camarote Real acabou em 2003, a não ser que Sua Majestade A Rainha Elizabeth II ou seu filho, príncipe Charles, estejam presente.
  2. A maior parte dos ingressos é disponibilizada através de sorteio prévio, mas nos dias do evento uma pequena parte dos ingressos também é colocada à venda a na bilheteria.
  3. Os campeões recebem uma réplica que possui 3/4 do tamanho do troféu verdadeiro.
  4. Os assistentes de quadra são chamados de BBGs (Ball Boys and Girls), trazidos de escolas de Londres. Candidatos são nomeados pelos professores e devem passar por testes físicos e escritos, entre outros. A idade média dos BBGs é 15 anos e mulheres só passaram a fazer parte em 1985.
  5. A arena principal agora conta com um teto retrátil que ajuda a evitar atrasos por causa da chuva – algo que aconteceu muito no passado.
  6. É possível fazer um tour com audio-guia em português pelo museu de Wimbledon em qualquer época do ano.
  7. A arena de Wimbledon fica próxima ao Palácio de Hampton Court, onde é possível conhecer tudo sobre um esporte praticado pelo rei Henrique VIII no século 15, chamado Tênis de Verdade (Real Tennis).
Fotos: Divulgação
Fonte: Visit Britain