Home Sul Rio Grande do Sul 32° Sonho de Natal traz Kleiton & Kledir nesta sexta

32° Sonho de Natal traz Kleiton & Kledir nesta sexta

8 min read
0
349

 CANELA/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – Eles são um ícone da cultura musical gaúcha. Por onde passam levam alegria e recebem de volta o carinho esfuziante do público. Kleiton e Kledir, os irmãos Ramil, sobem ao MULTIPALCO da Praça João Corrêa para um show especial na 32ª edição do Sonho de Natal de Canela. Com entrada gratuita, o show ocorre nesta sexta-feira, 13, às 20h30.

Nascidos em Pelotas, Kleiton e Kledir começaram a estudar música muito cedo e, nos anos 1970 lançaram, com mais três amigos, a banda Almôndegas. Foram quatro discos, shows e a mudança para o Rio de Janeiro. Quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla. Em 1980 saiu o primeiro disco e eles percorreram o Brasil fazendo shows. Lançaram cinco álbuns (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Suas composições foram gravadas por grandes nomes da música nacional e internacional, como Simone, Caetano Veloso, Nenhum de Nós, Chitãozinho e Xororó e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como Mercedes Sosa e Fito Páez.

Deu para ti

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “tri legal”. No Carnaval carioca de 2002, foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado em uma de suas canções mais famosas “Deu pra ti”.

Os irmãos Ramil acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o governo do Estado lhes conferisse o título de Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul.

Entrevista com os músicos: “Vai ser uma grande festa”

1 – O que Kleiton & Kledir vão preparar para apresentar no Sonho de Natal?

KLEITON – Será uma grande festa de fim de ano onde vamos apresentar vários de nossos sucessos, algumas músicas novas e uma surpresa especial.

2 – Como é a relação de vocês com Canela? E com o Sonho de Natal?

KLEDIR – Em 2018, Kleiton e eu fomos convidados pelo João Bachilli, do grupo Tholl, para compor a trilha musical do Desfile Mágico de Canela, que acontece sempre todo sábado, nessa época do ano. Fizemos esse trabalho com muito carinho, contando com o auxílio do maestro Dudu Trentin nos arranjos de orquestra. Dudu vai estar conosco em Canela e, é claro, vamos relembrar isso no show.

3 – Qual a expectativa dos irmãos para a apresentação?

KLEITON – Temos uma longa trajetória com mais de 20 discos gravados e shows pelo mundo afora. Somos sempre muito bem recebidos onde quer que se vá. Esse é um dos privilégios da nossa profissão. A gente leva alegria e recebe carinho de volta. Mas tocar na nossa terra sempre tem um sabor especial. Vai ser uma grande festa.

O Sonho de Natal

O 32° Sonho de Natal ocorre até 12 de janeiro de 2020. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com apresentação da Lei de Incentivo a Cultura e Parque Estadual do Caracol. O patrocínio é do Golden Propriedades de Lazer, Motormac, TCA Internet, Azul Linhas Aéreas, Corsan e Caixa Econômica Federal. São apoiadores a Brocker Turismo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, CVC, Sicredi e Vestena Hotel Canela. Colaboração: Mundo A Vapor, Caracol Chocolates, Stone Hall, Parque Terra Mágica Florybal, Água Mineral Gravatal, Alpen Park, Granja da Telha, Coca-Cola e Museu de Cera. Apoio Institucional: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal de Vereadores de Canela, REK Parking, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Agente cultural: 1ª Casa Produções.

Tchê Press – Comunicação & conteúdo PRESS – COMUNICAÇÃO & CONTEÚDO
Halder Ramos
Jornalista | Assessor de Comunicação
Fone: (54) 99608.4545
E-mail: [email protected]
Site: www.tchepress.com.br