Home Sul Santa Catarina A colorida revoada das borboletas no Plaza Caldas da Imperatriz

A colorida revoada das borboletas no Plaza Caldas da Imperatriz

3 min read
0
52

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ /SC -Nos meses de março, abril e maio, os jardins do Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA ficam caracterizados pela abundante e colorida revoada das borboletas, que em seu voo leve e coreográfico, sobre as flores, buscam néctar ou atração do parceiro para acasalamento.

No Brasil existem mais de 3 mil espécies de borboletas, das quais, mil são identificadas na Mata Atlântica e,  na região do Plaza Caldas da Imperatriz, cerca de 300 espécies, uma quantidade bem razoável e impressionante para quem ama ver seu colorido e beleza.

Muitas espécies de borboletas são consideradas indicadoras de qualidade ambiental ou equilíbrio ecológico, por serem sensíveis à devastação ambiental, à fragmentação de habitat, à poluição e outros tipos de estressores que degradam a biodiversidade. Existem espécies de borboletas que dependem de uma única espécie de planta, onde põem seus ovos, dos quais eclodem pequenas larvas, que imediatamente começam a se alimentar das mesmas folhas onde foram postos os ovos, crescendo rapidamente e acumulando energia para formar o casulo, de onde, após completar a metamorfose, emergirá uma bela borboleta.

Além da importância das borboletas no equilíbrio ecológico dos ecossistemas, principalmente relacionado à polinização das flores, existe grande interesse do ecoturismo de observação  nesses insetos, principalmente turistas estrangeiros, que usam o termo Butterfly Watching (Observação de Borboletas) para designar tal atividade de lazer.

No Plaza Caldas os hóspedes se encantam, contemplando e fotografando nossas maravilhosas borboletas.

Texto e fotos do biólogo Fernando Brüggemann do Plaza Caldas da Imperatriz