Home Opinião José C. de Araújo - CE A magia do mês de dezembro

A magia do mês de dezembro

8 min read
0
371

FORTALEZA/CEARÁ – BRASIL – Não encontramos explicação. Os anos passam e o fenômeno se repete. Nos outros meses de ano, a começar de janeiro, vivemos a crua realidade de dias difíceis que só não atingem os privilegiados ricos e os que se beneficiam das mutretas que armaram para ganhar polpudos salários pagos por todos nós contribuintes.

São olvidados os conflitos mundiais e tudo de ruim que enfrentamos. Às favas os desencantos da vida. Ninguém fica atento que logo teremos de sofrer com os pagamentos das matrículas e aquisição de livros para os filhos; de prestar contas com a prefeitura em relação ao IPTU; com a Receita Federal para pagar um Imposto de Renda que, no caso dos menos afortunados, é imposto sobre míseros salários. Para resumir, dezembro faz esquecer os atropelos que tivemos, os desencontros nos vários países, as mazelas impostas pela falta de correção dos políticos; as muitas intervenções dúbias da Justiça.

Neste 2019, até deixamos de lado que o TCU liberou a aquisição de camarões, lagostas e vinhos finos na licitação do douto Supremo Tribunal Federação, no que diz respeito a banquetes. Até não nos lixamos com a exorbitante alta do preço da carne. Afinal, interessa neste mês é que tenhamos uma Ceia de Natal farta e um Reveillon daqueles. Estamos anestesiados. Depois….

As boas notícias estão no ar

Exceção à parte, sem piores consequências para o futuro, neste dezembro o turismo do Ceará vem recebendo boas notícias. Tudo indica que num futuro próximo o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe irá funcionar preenchendo a sua real finalidade. Está anunciado o leilão de concessão do Terminal, fato que abre perspectivas para que o local seja explorado devidamente pelo que for o vencedor.

Afinal, ele foi montado para ser a porta aberta de recepção dos milhares de turistas que veem ao Brasil nas temporadas anuais, como acontece na que estamos vivendo. Este ano, teremos chegando ao nosso Porto cerca de nove navios de cruzeiros, quando poderia ser muito mais, como ocorre nos portos do Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Pensamos que, no caso, a concessão à iniciativa privada será de muita valia.

Some-se ao leilão, outra boa notícia: o nosso Terminal Marítimo será ligado à Praia de Iracema por um bondinho elétrico, sem dúvida uma atração de porte que aumentará muito mais o prestígio do turismo da Capital. O Projeto foi anunciado pelo Governador Camilo Santana em reunião com a presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Pereira Chaves. Também, por falar em bondinho, é bom lembrar que em breve Barbalha e Juazeiro do Norte terão os seus elétricos em pleno funcionamento. O primeiro, fará a ligação entre o distrito de Caldas e Barbalha; o de Juazeiro do Norte conduzirá romeiros e turistas em geral da cidade até o Horto, onde pontifica a estátua de Padre Cícero.

Para encerrar as boas novas, está acertado que voltaremos no próximo ano a contar com voos regionais. A Passaredo e a Azul até março estarão com voos para alguma de nossas cidades do interior. Estas boas novas, tudo faz acreditar, não são sonhos de dezembro

Selo de qualidade

Na presença de empreendedores de todas as regiões do estado, o SEBRAE/CE promoveu, na última quinta-feira (12), a solenidade de entrega do Selo de Qualidade em Serviços às empresas do segmento de turismo que se destacaram em 2019 pela excelência no atendimento e na prestação de serviços.

Do total de 206 empresas inscritas na edição deste ano, 155 conseguiram obter a pontuação necessária, nos cerca de 200 itens avaliados durante o ciclo do Selo, para obter a certificação do SEBRAE. Destas, 109 obtiveram o Selo Ouro, por atingirem uma pontuação de mais 90% no total dos itens avaliados. Já 23 empresas, conquistaram o Selo Prata, por obterem um índice de avaliação entre 86 e 90%. E outras 23 ganharão o Selo Bronze, por terem ficado com uma pontuação entre 80 e 85% no total dos itens.Criado em 1996, o Selo tem o objetivo de estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados nas empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, bem como orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia.

FONTE: DIRETOR/EDITOR DO JORNAL ROTA DO SOL/CE
Jornalista José Carlos de Araújo-(Rg.149-1-37-52 DRT-CE)
E-mail: [email protected] – Fortaleza – Ceará