Home Sudeste São Paulo BID lança podcast Caminhos para o Turismo dedicado a discutir possibilidades para o setor

BID lança podcast Caminhos para o Turismo dedicado a discutir possibilidades para o setor

7 min read
0
120

SÃO PAULO/ SP – BRASIL -Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Turismo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lança a série de podcasts Caminhos para o Turismo, dedicada a explorar possibilidades e oportunidades de fortalecimento do setor de maneira sustentável num contexto de retomada da economia pós pandemia.

Dedicada a gestores públicos, empresários e profissionais do setor, a série conta com a participação de profissionais que estão pensando e construindo diferentes caminhos para um futuro mais sustentável e inclusivo para o setor no Brasil, que foi o mais afetado pela pandemia no ano passado. Após registrar a perda de cerca de 400 mil postos de trabalho no ano de 2020, o setor vem apresentando moderados sinais de recuperação em 2021.

“Nossas provocações aos convidados são guiadas por uma visão integrada, incluindo infraestrutura, e que enxerga o turismo em suas múltiplas faces, desde sustentabilidade e meio ambiente, tecnologias e inovação, até diversidade e inclusão, como um setor que contribui ativamente para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Denise Levy, especialista ambiental no BID.

Diferentes olhares

“Com essa série, queremos trazer diferentes olhares sobre o setor de turismo e suas variadas facetas, ajudando a trilhar caminhos para que seja de fato possível pensar em um futuro em que a sustentabilidade, diversidade e inclusão sejam pautas comuns nos destinos brasileiros”, complementa Juliana Bettini, especialista em turismo no BID.

Primeiro episódio

No primeiro episódio da série, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, Izabella Teixeira, Co-Presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU, Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio do Estado de São Paulo e professora e pesquisadora de Turismo na EACH – USP, e Morgan Doyle, representante do BID no Brasil apontam os temas mais urgentes para a sustentabilidade e desenvolvimento do setor.

“Ou você tem um claro investimento público ou um compromisso social das empresas, desconheço outra alternativa para situações de crise”, afirma Mariana Aldrigui.

“Há o aumento do interesse dos investimentos privados para impulsionar, se associar e realmente valorizar aqueles modelos sustentáveis. Essa conexão de investimento e sustentabilidade é muito positiva e sem dúvida uma frente de trabalho que queremos ajudar a impulsionar no Brasil,” completou Morgan Doyle.

Relação turismo e emprego é destaque

Os episódios já lançados trazem temas como a relação entre turismo e emprego, e modelos de turismo de base comunitária e de impacto social. A temporada vai abordar ainda mudança climática, inovação, turismo LGBTQIA+, educação, entre outros. Sempre com uma dupla de convidados, as conversas descontraídas buscam trazer diferentes luzes para aqueles que atuam neste setor múltiplo e complexo em um país de dimensões continentais.

A geração de empregos é um dos eixos fundamentais da Visão 2025 do Banco, o plano de apoio para a recuperação sustentável dos países da América Latina e do Caribe, que apresenta ainda a sustentabilidade como um elemento transversal a todo o trabalho do Banco nos próximos anos. O turismo é uma atividade capaz de incorporar estes e vários outros elementos centrais para a recuperação da economia pós pandemia.

Os episódios estão disponíveis na página www.caminhosparaoturismo.com.br e no canal do BID no Soundcloud.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Fonte:
[email protected]